rFactor Brasil - 1ª Etapa - Pocono


Estréia difícil para Speed Team

Nesta última quarta-feira (06) aconteceu a 1ª etapa da liga rFactor Brasil na categoria Nascar Sprint Cup para as 70 voltas (ou 90min.) do circuito virtual de Pocono. Com um grid mais experiente, a expectativa era de boa apresentação dos pilotos.

Tudo aparentava bem para a Speed Team, durante os treinos Anderson Berti e Márcio Bucci predominavam nas primeiras colocações, a estratégia estava afinada, quando nos últimos minutos antes do qualify o carro de Berti começa a apresentar alguns problemas mecânicos e teve que ir para a garagem.

Carro de Berti durante os treinos

Na classificação, somente Márcio Bucci levou seu carro para a pista, enquanto os mecânicos lutavam contra o tempo para deixar pronto o carro de Berti, a classificação ja estava perdida. A classificação foi apertada até os últimos minutos o piloto da Escuderia Sul Brasil liderava com o tempo de 52.866 quando o piloto Murilo Augusto da equipe Brahmeiros baixou o tempo para 52.799 ficando com o 1º posto. Confira abaixo como ficou a classificação para o grid de largada.

1º - Murilo Augusto - Brahmeiros - 52.799
2º - Luis Almeida - Escuderia Sul Brasil - 52.866
3º - Rafael Hubie - Brahmeiros - 52.881
4º - Romar Arns - Escuderia Sul Brasil - 53.018
5º - Daniel Fonseca - Brahmeiros - 53.023
6º - Ellery Souza - Escuderia Sul Brasil - 53.242
7º - Giovanni Machado - Escuderia Sul Brasil - 53.252
8º - André Policastro - Raptors - 53.275
9º - Igor Medeiros - Escuderia Sul Brasil - 53.354
10º - Antonio Vieira - TonySpeed Motorsports - 53.372
11º - Márcio Bucci - Speed Racing Brasil Team - 53.433
12º - Wagner Bittencourt - Turtles Racing - 53.736
13º - Fernando Gomes - Brahmeiros - 53.950
14º - Tadeu Costa - Raptors - 54.052
15º - Almir Júnior - Speed Morredores - sem tempo
16º - Childerico Robson - Turtles Racing - sem tempo
17º - Anderson Berti - Speed Racing Brasil Team - sem tempo
18º - Natália Perez - Escuderia Sul Brasil - sem tempo
19º - Rafael Ferreira - Brahmeiros - sem tempo

Bucci faz o 11º tempo na classificação

Tudo pronto para a corrida. Carro de Berti pronto, Bucci consegue um bom 11º no grid ficando perto do pelotão da frente. A largada ocorre tudo tranquilo sem nenhum incidente, largada cautelosa, e todos os pilotos procurando o melhor espaço para achar a melhor linha do traçado.

Alinhamento para a largada das 70 voltas

Na volta 10 Berti que tinha pulado de 17º para 8º em um ritmo muito forte, sente que o carro esta perdendo rendimento, avisa a equipe pelo rádio pra se preparar, manteve-se por mais uma volta, mas o carro apresenta falhas no motor e Berti tem de recolher o carro para a garagem, mas não desiste, deixa o mecânicos trabalharem para tentar retorno à pista.

Berti estava em tocada forte antes de seu carro perder rendimento.

Berti recolhe o carro para o pit para resolver os problemas.

A 4 voltas depois de Berti encostar o carro, ocorre a primeira bandeira amarela na volta 16, neste momento Márcio Bucci se encontra em 11º mantendo a economia do equipamento, sendo que a pista apresenta um desgate imenso no pneu dianteiro direito. Todos os pilotos vão para o pit, Bucci retorna em 11º.

Bucci entra no pit para nova estratégia.

A relargada acontece sem maiores problemas, alguns pelotões se formam, e na volta 40 a poucos instantes de acontecer a primeira parada em green, acontece a segunda bandeira amarela onde o piloto Giovanni Machado da ESB dá um leve toque em Murilo Augusto que roda e vai contra o muro. Bucci se encontrava na 12ª posição mantendo seu ritmo.

Giovanni toca em Murilo que perde o controle do carro.

Novamente todos vão para o pit, Bucci consegue manter sua posição. Na volta 46 enfim Berti consegue retornar à pista, já sem chances alguma de vitória, pois sua posição era de 34 voltas atrás do líder ocupando a 19ª posição, a intenção do piloto era de terminar a corrida e tentar ganhar mais algumas posições, já que naquele momento Igor Medeiros e Natália Perez ambos da Escuderia Sul Brasil já tinham abandonado a corrida.

Momento de tensão para a equipe. Com pneus muito gastos, Márcio Bucci que ocupava a 13ª posição na volta 55, perde a tangência da curva 2 e bate de leve no muro, o suficiente para perder o controle do carro e ser jogado para fora da pista, dando um passeio pela grama danificando seu carro, era a terceira bandeira amarela da etapa. Nesta Márcio Bucci teve que perder muito tempo para concertar o carro no pit, jogando fora toda a estratégia construída pelo piloto durante a corrida. Berti se encontrava na 18ª posição.


Sequência da batida de Bucci na curva 2. Terceira bandeira amarela.

Momentos finais da corrida onde os pilotos arriscam ultrapassagens mais forçadas e manobras mais arriscadas e na volta 61 acontece a quarta bandeira amarela, desta vez Berti foi a vítima, sendo atingido pelo piloto André Policastro na curva 1, onde Berti estava na sua tangência e na redução para contornar a curva, Policastro não aliviou e deu um toque em Berti que rodou, foi pro muro e na volta com o carro apagado, não conseguiu segurar e bateu também Fernando Gomes da Brahmeiros que no momento era o 16º.


Quarta bandeira amerela ocasionado por André Poliastro, prejudicou Berti.

Com isso a afobação de alguns pilotos foi notável nessas últimas voltas, tanto que já em seguida na volta 68 novamente Giovanni Machado o 8º colocado, causa a quinta bandeira amarela. O piloto da ESB não segura o carro e da um toque na traseira do carro de Daniel Fonseca 7º colocado que perde o controle do carro, toca na grama e atravessa na pista. Com isso nosso destemido piloto Márcio Bucci levou a pior novamente.

Sem chances de reação, Bucci que vinha reagindo já era o 9º colocado, quando se deu por conta já estava em cima de Daniel Fonseca atravessado na pista, acerta em cheio o meio do carro, formando um Big One com vários outros carros sendo envolvidos em seguida. Bucci estourou um pneu, e avariou muito o carro, perdendo ainda mais tempo no pit, deu por fim o top10 do piloto da Speed Team.


Toque de Giovanni Machado em Daniel Fonseca ocasiona um Big One.

Com isso a corrida que ja estava nas suas últimas voltas, acontece a primeira prorrogação, e como não era surpresa, na relargada na volta 72 ocorre a sexta e última bandeira amarela. O piloto da Turtles Racing Wagner Bittencourt que estava em 10º, dá uma portada em Almir Júnior da Speed Morredores, perde o controle, atravassea na pista e leva uma pancada do piloto da ESB Luis Almeida o 11º colocado que voa contra o muro e a grade de proteção. Os pilotos da Speed Team saem ilesos desse incidente, passando muito perto da confusão.


O prejudicado da vez foi Luis Almeida que voa contra a grade de proteção

Neste momento a corrida já estava estourando o tempo limite. Como eram 70 voltas, e caso a corrida não terminasse por voltas, seria dentro dos 90 minutos. Todos os pilotos seguiram atrás do safety car até cruzar a linha de chegada e teve como vencedor o piloto da ESB Ellery Souza que ganhou a posição de líder na última relargada. Confira abaixo como ficou o resultado final.

1º - Ellery Souza - Escuderia Sul Brasil
2º - Romar Arns - Escuderia Sul Brasil
3º - Antonio Vieira - TonySpeed Motorsports
4º - Tadeu Costa - Raptors
5º - Rafael Hubie - Brahmeiros
6º - Murilo Augusto - Brahmeiros
7º - Giovanni Machado - Escuderia Sul Brasil
8º - Childerico Robson - Turtles Racing
9º - Almir Júnior - Speed Morredores
10º - Daniel Fonseca - Brahmeiros
11º - Rafael Ferreira - Brahmeiros
12º - Luis Almeida - Escuderia Sul Brasil
13º - Márcio Bucci - Speed Racing Brasil Team
14º - Wagner Bittencourt - Turtles Racing
15º - Fernando Gomes - Brahmeiros
16º - André Policastro - Raptors
17º - Anderson Berti - Speed Racing Brasil Team
18º - Igor Medeiros - Escuderia Sul Brasil
19º - Natália Perez - Escuderia Sul Brasil

Para a Speed foram momentos de altos e baixos. Com uma boa largada de Berti pulando de 17º para 8º e Bucci mantendo-se perto do top10 praticamente durante toda a etapa, o que decepcionou foi o carro de Berti com problemas, a rodada de Bucci na volta 55 e os dois acidentes que envolveram os pilotos da Speed.

Acompanhe abaixo os melhores momentos da etapa, vídeo produzido pela equipe com apoio da Limão Design.



A equipe já embarcou para Sonoma no circuito virtual misto de Infineon que acontece no dia 20/06, um desafio ainda maior para os pilotos. Na próxima semana Anderson Berti e Márcio Bucci vão para a pista para os primeiros treinos e definição da estratégia. A etapa terá transmissão ao vivo a partir das 22:20h através do canalAV.tv, todos os detalhes desta etapa será postado aqui no BLOG SPEED TEAM.

Até lá.

Comentários

  1. Muito bom o video e a reportagem! Nessa etapa vcs tiveram azar mas na próxima com certeza tudo será melhor. Abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares