BrazucasGP4VR - Rússia

Speed no pódio novamente.
Berti marca presença no pódio, e disputa pelo caneco aperta.


Novo circuito, velho vencedor. Tutti leva mais uma, a terceira seguida nessa reta final do certame e é o novo líder da temporada 2014 agora a 9 pontos do vice-líder Fábio Netto da Racenet, em uma etapa onde a estratégia foi determinante.

Tutti não se intimidou com o novo traçado e deixou o azar para os outros pilotos, manteve uma tocada sem erros, e consolidou sua terceira vitória. Mas quem pensou que a vida foi fácil para o piloto da RTR se engana, a liderança veio apenas após o pit de seu maior adversário na corrida, Jordhy Khostha da Jaffdff1. Tutti contou com uma pequena dose de sorte após o pit onde o líder naquele momento era Jordhy, o piloto brasiliense rodou e perdeu muito tempo para retornar a pista, caindo no colo a liderança para Tutti manter a ponta até o fim da corrida.

Quem deu um pouco de pressão nas voltas iniciais era o atual líder do campeonato, Fábio Netto, mas o dia não era do atual campeão, aos poucos Fábio perdeu ritmo e foi se distanciando dos líderes, permitindo a aproximação de Berti da RHR (Speed), trazendo junto Igor da IBF1 e Flávio Ribeiro também da RHR, onde proporcionaram ao público fortes emoções em várias trocas de posições ao longo da corrida. Pode se dizer que foi o ponto mais alto da etapa, com quatro pilotos brigando pelo pódio.

Já o outro piloto da RTR Jony Ridel, pouco pode fazer, até esboçou um ataque forte na largada subindo para segundo colocado, mas logo caiu para quarto colocado até que na volta 3 rodou e bateu, deixando precocemente a corrida.

Mesmo com o péssimo resultado de Ridel, a RTR sagrou-se campeã, não sendo mais possível ser alcançada pela RHR. A briga agora fica pelo vice-campeonato.

A Speed teve um bom desempenho chegando a mais um pódio com Berti, o quarto nas últimas cinco corridas, abre boa vantagem para o 5º colocado Ridel e mantém a esperança de chegar entre os três primeiros nessa reta final.

A Corrida

Na largada parecia que o atual campeão voltaria com tudo nessa etapa, pulando na frente Fábio Netto fez uma ótima arrancada, trazendo com ele Jony Ridel, e em terceiro praticamente dividindo curva a 18 milésimos, Jordhy Khostha. Uma ótima arrancada de Flávio Ribeiro pulando para quarto, trazendo na sua cola a 79 milésimos o outro piloto da RHR Anderson Berti em quinto, Tutti em sexto e Igor em sétimo.

Largada para as 28 voltas de Sochi

Mas Jordhy não deixou barato e já abocanhou a primeira posição ao fechar a volta 1 e fazendo a volta mais rápida com 1:40.039, trazendo com ele Tutti e Fábio em terceiro. Quem fechou bem a primeira volta foi Igor, deixando os dois pilotos da RHR para trás, pulando para a quinta posição. Após as duas primeiras voltas a classificação era a seguinte: 1º Jordhy Khostha, 2º Tutti Pessoa, 3º Fábio Netto, 4º Jony Ridel, 5º Igor Bottas, 6º Flávio Ribeiro e em 7º Anderson Berti.

Após a volta 3 com o abandono de Ridel, Igor, Flávio e Berti ganham uma posição, enquanto os três primeiros começam a se distanciar. Nas 4 primeiras voltas Jordhy era dono das melhores marcas registradas abrindo assim um pouco mais de 2s para Tutti segundo colocado e pouco mais de 3s para Fabio o terceiro.

Na volta 5 Berti ganha a posição de Igor e começa a encostar em Fábio, mas trazendo Igor e Flávio no encalço. As posições a essa altura estavam: 1º Jordhy Khostha, 2º Tutti Pessoa, 3º Fábio Netto, 4º Anderson Berti, 5º Igor Bottas e em 6º Flávio Ribeiro. Essa classificação permaneceu até a volta 11, já que na volta 12 Berti consegue fazer a volta mais rápida e tomar a posição de Fábio, pulando para terceiro.

Berti não teve vida fácil.

Na volta 13 começa a janela de pit, onde o primeiro a entrar é Flávio Ribeiro da RHR. Na volta 14 foi a vez de Tutti e Igor entrarem. Tutti voltou pra pista em 4º e Igor conseguiu ainda voltar a frente de Flávio. Volta 15 é a vez do líder Jordhy entrar no pit com uma vantagem de 13s para Berti em segundo, que também entra no pit e Fábio também aproveita o embalo. Com isso Tutti ganha novamente a segunda posição de Berti, mas ainda Jordhy sai a frente de Tutti a 6s de vantagem e Fábio consegue manter sua posição à frente de Igor.

Volta 16 Igor tem um enrosco, perde o bico e se obriga a entrar novamente no pit, perdendo a quinta posição para Flávio. E foi exatamente nesta volta que a corrida praticamente se define. Na volta após o pit, Jordhy erra, sai da pista fechando a volta com o tempo de 2:00.240 contra 1:38.461 de Tutti sacramentando a liderança do piloto da RTR. As posições ao final dessa volta: 1º Tutti Pessoa, 2º Jordhy Khostha, 3º Anderson Berti, 4º Fábio Netto, 5º Flávio Ribeiro e 6º Igor Bottas. Essas posições se mantiveram até a volta 19, quando Igor bateu feio e abandonou. Já na volta 21 foi a vez de Flávio se desconcentrar e bater, mais um abandono para suas estatísticas.

Volta 24 a vantagem de Tutti para Jordhy era de 0:09.683 e já esboçava administrar a corrida. Fábio ainda deu mais um susto no público, estava a menos de 5s para Berti e esboçava reação pelo pódio, mas veio a colidir com um retardatário, perdeu a asa dianteira, conseguiu voltar ao pit, mas retornou a 35s de Berti, desistindo do ataque e dando um alívio para o piloto da RHR.


Após 28 voltas da etapa Russa, Tutti Pessoa vence com 47m06.346s de prova, seguido por Jordhy com 47m18.482s, Berti em terceiro com 47m37.223s e Fábio em quarto com 48m09.010s. Flávio, Igor e Ridel não completaram.

Resultado final:


Confira como ficou a classificação após a etapa da Rússia:

Próxima etapa será no GP dos EUA no circuito virtual de Austin. Por equipes já está definido, mas por piloto ainda a briga está longe de se definir.

Até lá.

Comentários

Mensagens populares