Confraria do AV - Resumo da temporada 2017

DESEMPENHO LONGE DO ESPERADO!
Dupla não obteve bons resultados na temporada e frustra os torcedores.


Um campeonato que prometia ser um diferencial, com novos pilotos, novas equipes, mudança sutis nas regras, e muito equilíbrio. Mas ao longo da temporada, o que se viu foi muitos abandonos, muitas ausências e falta de comprometimento de alguns pilotos, deixando o cenário um pouco desolado e empobrecido. De fato, o game é um pouco complicado para acertar suas configurações, mas não era fator determinante para o descompromisso de algumas equipes.

Mesmo assim tivemos boas disputas, tanto na ponta como no meio do pelotão, tivemos também boas surpresas, com vitórias inesperadas e vários incidentes que decidiram algumas etapas. Por fim, a decisão foi como o esperado, o campeão somente saiu na última etapa, trazendo ainda mais imprevisibilidade e emoção.

Para  a Speed Team, um desempenho aquém do esperado, foi assim a tônica durante as sete etapas da temporada 2017 da liga Confraria do AV. Com apenas 37 pontos marcados pelos dois pilotos, a Speed Team amargou um sétimo lugar na tabela geral de construtores, deixando escapar o maior bolo da grana.

Entre os pilotos, Pedro Pessoa Tutti foi o que mais se destacou, marcando 33 pontos em dois pódios, a destacar na estréia, onde perdeu a vitória por uma penalização de corte de caminho, ficando a 302 milésimos do vencedor. Notável que a contratação foi certeira, não fosse pela quantidade de ausências e problemas técnicos que o piloto obteve, minando suas chances de título. Tutti terminou a temporada na décima posição.

Já o piloto Anderson Berti apenas figurou na temporada. Não conseguia um bom acerto do carro e pouco ameaçou o pelotão dos pontos. Única atuação mais considerável foi na última etapa em Interlagos, com um oitavo lugar, arrancou seus únicos quatro pontos. Uma temporada realmente para esquecer. Berti terminou a temporada na décima quinta posição. A seguir, um resumo de cada etapa.

1ª Etapa - GP da Itália - Monza
Melhor apresentação da Speed. Tutti vinha liderando até a volta 25, quando cometeu um erro e ocasionou corte de pista, foi penalizado com 2s no tempo total da corrida. Perdeu a posição para o alemão Ralf Shumacher, ficando a apenas 302 milésimos. Fechando o pódio, Rubens Barrichello. Berti abandou na volta 21, ficando com 15º lugar.

Tutti quase arrancou a vitória.


2ª Etapa - GP da Grã Bretanha - Silverstone
Fora dos pontos. Nesta, foi a vez de Tutti abandonar na volta 21 coincidentemente. Berti fecha no 13º lugar. Pódio composto por Gedivaldo Souza da Sauber Petronas/Laika BM, seguido de Juan Pablo Montoya e Heiz Harald Frentzen.

Tutti abandonando a etapa a poucas voltas do fim.


3ª Etapa - GP da Bélgica - Spafrancorchamps
Uma surpresa agradável no pódio. Enrique Bernoldi da Arrows Asiatech, aproveitou os imprevistos durante a corrida, e abocanhou a vitória, deixando para trás a dupla da McLaren, Mika Hakkinen e David Coulthard respectivamente. O pesadelo de Tutti estava começando, desta vez, sequer conseguiu largar. Ao alinhar o carro no grid, antes mesmo da largada oficial, fumaceou o carro e rapidamente os fiscais de pista entraram em ação para apagar o incêndio de sua Benetton. Tutti pegou as malas e foi para o hotel sem dar entrevistas muito frustrado. Já para o piloto catarinense Berti, rodou na largada e caiu para último, veio se recuperando e estacionou na 12ª posição.

Berti sofreu pra recuperar depois da rodada na largada.


4ª Etapa - GP de Monte Carlo - Mônaco
Sem verba pra esta etapa depois do incidente de Tutti e das saídas de pista de Berti em Spa, a Speed Team não tinha recuperado o prejuízo para recuperar o carro de Tutti e os componentes do carro de Berti, resolveu ir direto para Suzuka no Japão. Michael Shumacher que largara na pole, se enroscou na largada e ficou para trás, no mesmo bolo ficou Montoya, Barrichello e a dupla da Mclaren. Com os grandes de fora, Enrique Bernoldi novamente fez história e venceu mais uma. Aliás, um GP bem atípico. Fechando o pódio, a imprevisível dupla da Prost Acer com Tomas Enge e Heinz Harald Frentzen respectivamente.

Bernoldi foi a surpresa da etapa ao vence-la.


5ª Etapa - GP do Japão - Suzuka
Com o orçamento restabelecido e um novo pacote, a Speed Team voltou a figurar no pódio com Tutti. Uma boa briga se manteve durante toda a etapa entre o piloto da Speed e Gedivaldo Souza da Sauber/Laika. Os dois pilotos trocavam constantemente de posição entre o primeiro e segundo posto, o que de fato decidiu em favor de Gedivaldo, foi uma errada feia de pista de Tutti na volta 16, na ansiedade de chegar no piloto da Sauber, que culminou em mais uma penalização por corte de traçado. Esse erro ajudou a David Coulthard ultrapassar o piloto da Speed nos pit stops. Berti mais uma vez não conseguiu completar a corrida, e parou com o motor estourado na amaldiçoada volta 21, ficando pelo caminho na 12ª posição.

Tutti larga bem em Suzuka para brigar pela vitória.


6ª Etapa - GP da Austrália - Meulborne
Desta vez não teve para os pequenos. Michael Shumacher dominou a etapa fechando a 10s a frente de Mika Hakkinen e 16s do terceiro colocado, Ralf Shumacher. A bruxa como sempre, instalou residência na Speed. Novamente o motor do carro de Tutti explodiu na volta de apresentação, uma decepção para todos nos boxes e as câmeras todas voltadas para o CEO da Renault, a fornecedora dos motores. Para Berti, nada mudou. Na disputa pela 8ª posição na volta 12, até o momento era sua melhor apresentação, se enroscou com Jos Verstappen e proporcionou um acidente cinematográfico digno de Hollywood. Para Jos, apenas um bico quebrado, fechando assim na fatídica 13ª posição, sempre chegando perto do pelotão de pontos, mas sem sucesso.

Berti e seu salto duplo twist carpado.


7ª Etapa - GP do Brasil - Interlagos
Destaque para o atual campeão Jordhy Khostha, que ao longo da temporada, sofreu com sua Minardi Criciúma, e finalmente marcou seus 18 e únicos pontos, com um belo segundo lugar. O vencedor da etapa foi novamente Gedivaldo Souza, sua terceira na temporada e com a combinação de resultados, sagrou-se campeão de 2017. Em terceiro, fechando o pódio, Michael Shumacher. Nesta etapa, assim como Jordhy, foi a redenção de Berti ao marcar seus únicos míseros 4 pontos. Depois de muito brigar com o carro, e levar duas penalizações por corte de traçado nas voltas 23 e 28 na ânsia de chegar no sétimo colocado, fechou a etapa na 8ª posição, o que garantiu uma verbinha a mais para 2018, já que seu companheiro Tutti, resolver tirar férias antecipadas, não compareceu ao circuito. O mesmo, mais tarde durante a etapa, fez comunicado pelas redes sociais que rescindiu o contrato com a Speed Team, depois de uma temporada pífia da equipe, e de sua má escolha da fornecedora de motores e de todo o pacote.

Berti desta vez larga bem, e finalmente termina nos pontos.


Após as sete etapas, o ótimo piloto de Indaial/SC Gedivaldo Souza, levantou o caneco merecidamente, a apenas 3 pontos à frente de Michael Shumacher e 16 pontos de Rubens Barrichello. A surpresa Enrique Bernoldi que vinha liderando o certame até a quinta etapa, despencou na tabela após dois resultados ruins seguidos, um décimo lugar em Meulbourne e um décimo primeiro em Interlagos, minando suas chances de levantar o caneco. Confira na classificação final abaixo.


Nas equipes, tivemos uma disputa bem apertada entre Ferrari, BMW Williams e a McLaren Mercedes. Destaque para a regularidade da Ferrari, que levou o caneco de construtores a apenas 31 pontos à frente da Williams. Mas como se pode ver na tabela, a disputa ficou apertada entre as seis primeiras equipes, que em certos momentos, a liderança foi ocupada por mais de uma equipe. Veja abaixo como ficou a classificação final.


Para a temporada de 2018, ainda está sendo levantado vários assuntos para o regulamento e o modo de disputa. Os pilotos estão se reunindo mensalmente no fórum da liga para opinar e dar suas sugestões de melhorias em prol da competitividade. Ainda estamos sem informações de data e regulamento oficial, portanto, o campeonato de 2018 ainda está em pausa, mas há que tudo indica, uma nova temporada deve seguir os moldes da temporada real, e o que temos até o momento de informações é a volta da classificação uma semana antes da etapa oficial, e o calendário seguir o oficial, parque fechado para a relação do câmbio e o nível de ACE para PRO.

Vamos ficar na espera, a pré-temporada poderá surgir em meados de fevereiro. Enquanto a temporada não começa, vamos concentrar em novos reforços e uma nova fusão.

Até breve.

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