F1 2023 - 12ª Etapa T5/2024 - Grã-Bretanha - Resultados e Resumos

Chegamos no meio da Temporada!


Temporada chega em sua metade em mais uma vitória da Haas com VictorDarlan18, espantando a zica depois da Áustria.

VictorDarlan18 não deu chances para seus adversários e tirou o gosto amargo da derrota na Áustria com uma boa apresentação no 75º Grande Premio da Inglaterra. Depois de ver seu chopp virar agua na etapa anterior, Darlan se preparou bem durante a semana para chegar com grande apetite pela vitória em terras inglesas. Fez a pole position e não teve muito trabalho para disparar na ponta e seguir tranquilamente para mais uma vitória, a 7ª na temporada, e aumentar a diferença para o segundo colocado do certame, que era de 40 pontos, agora passa a ser 55 pontos, uma boa folga para administrar a segunda metade do campeonato.

Darlan se recupera da Áustria e vence em Silverstone. (Imagem: grandepremio.com.br)

Com as ausências de ABerti80 e ttv/Berti1k, tivemos apenas 5 pilotos no grid, um numero abaixo da media, mas dentro do regulamento. Quem aproveitou bem a ausência principal de ttv/Berti1k foram TheCover10 e gabriel_nogaroto, ambos lutam pelo top3 do certame.

Quem levou a melhor foi Cover10, que garantiu um ótimo segundo lugar depois de largar da 5ª colocação, trazendo Nogaroto em terceiro. Agora Berti1k, Cover10 e Nogaroto estão separados por apenas 16 pontos na luta pelo top3. Berti1k perdeu a 4ª posição para Cover10. Ainda que estão com praticamente o dobro de pontos em relação a Darlan18 pelo titulo em comparação com thyaguinhoh que esta a 55 pontos da ponta, a briga ainda esta em aberto pelo caneco, pois basta que Darlan ou thyaguinhoh zerem em alguma etapa para a diferença cair drasticamente.

TheCover10 no pódio novamente, volta a briga pelo top3. (Imagem: grandepremio.com.br)

Por falar em thyaguinhoh, este precisava manter a diferença conquistada na Áustria para não ver Darlan se distanciar muito, mas pelo visto, Darlan esta vendo os adversários cada vez mais longe no retrovisor. A Mercedes não compilou uma boa estratégia e viu ainda thyaguinhoh receber punição e perder a 4ª posição para Golpe Baixo no final da corrida. Largando de 2º, esperava-se um embate mais ferrenho por parte do piloto do time britânico, mas acabou sucumbindo em algumas disputas desnecessárias e amargando ficar fora do pódio.

Thyaguinhoh deixou escapar chances de reduzir a vantagem para Darlan. (Imagem: grandepremio.com.br)

A Alpine parece ter reencontrado o rumo com Golpe Baixo. Pontuando em três das ultimas quatro etapas, Golpe largou e chegou na mesma posição, fazendo corrida centrada em evitar erros e novos enroscos, ainda de quebra garantiu sua terceira hot lap no campeonato, mas desta vez levando o ponto, já que as outras o piloto ficou fora do top10. Com isso, Golpe Baixo reduziu em 10 pontos a diferença para ttv/Berti1k na briga pelo top5, uma vez que são os 5 primeiros ao final do campeonato que são premiados.

Golpe Baixo mostrou que não é só leão de treino. (Imagem: grandepremio.com.br)

Confira abaixo o resultado da etapa e a classificação oficial pós Silverstone.




Muitos pontos ainda estão em jogo e tudo ainda esta em aberto. Apesar de uma boa folga na liderança, VictorDarlan18 não pode se dar o luxo de relaxar, pois seus adversários estão a um passo de encostar na briga pelo topo, basta algum deslize sem pontuar que a diferença aperta. Contudo, Darlan esta focado na segunda metade e promete dar trabalho nas pistas. Com 55 pontos de vantagem para thyaguinhoh e 102 para Nogaroto, basta administrar bem as etapas e também contar com erros dos oponentes para garantir ainda mais o caminho do titulo.

Por mais que thyaguinhoh vê Nogaroto e TheCover10 chegando perto, ainda tem uma considerável folga para ambos. A 48 pontos de ambos, o piloto da Mercedes não pode dormir no ponto e dar vacilo nas próximas etapas, já que mantem a regularidade, também precisa brigar pela vitória para colocar pressão nos seus principais oponentes.

A briga boa do campeonato estra entre o 3º e o 5º colocado, gabriel_nogaroto, TheCover10 e ttv/Berti1k respectivamente. Separados por apenas 16 pontos, teremos previsão de bons embates na próximas etapas. O bicampeão Berti1k que esta a 13 etapas sem vencer, ou seja, desde Portugal na temporada passada, precisa reencontrar o caminho da vitória para colocar de vez lenha nessa fogueira e fazer os outros se coçarem para correr atras do prejuízo. Já o atual campeão Nogaroto, que reencontrou a vitória na Áustria, que antes estava em 5º lugar ate esta vitória, pulou de vez para o top3 deixando ainda mais apertada essa disputa.

Embate entre Nogaroto, Cover10 e Berti1k vai ser no detalhe. (Imagem: f1-fansite.com)

TheCover10 que estava absoluto em 3º lugar desde Miami, viu Noga assumir o terceiro posto e aumentando mais ainda disputa. Com 134 pontos contra 135 de Nogaroto e 119 de Berti1k, basta que a Alfa Romeo mantenha as boas estratégias e a configuração de seu carro para manter o piloto em boas condições de pontos. Cover10 vem fazendo uma excelente temporada, mas ainda há muito o que se fazer, pois um deslize será o suficiente para deixar escapar as chances de caneco.

Apesar de estar a 56 pontos da Red Bull de Berti1k, Golpe Baixo não se deu por vencido e vem mostrando sua regularidade de treino, agora nas corridas. O leão de treino como vem sendo chamado, esta deixando de mostrar as habilidades apenas no treinos livres e no qualify, nas ultimas quatro etapas, com exceção da Espanha depois de um incidente, Golpe garantiu bons pontos o que o levou a reviver novamente as chances de um top5 dentro do bolo da premiação. Motivado, vai tirar uma boa folga para reorganizar a cabeça e focar mais em estabilidade de corridas e fugir de vez dos problemas em pista.

Golpe já de olho no top5 para brigar por uma fatia do bolo. (Imagem: f1world.it)

A Williams fecha a primeira metade ainda com olhares de desconfiança para ABerti80. Pontuando em apenas três etapas, ABerti80 esta longe de bater a meta estabelecida pela equipe mediante os critérios exigidos pelos patrocinadores. Berti80 tem a dura missão de levar o ruim carro da Williams aos pontos em 10 etapas no mínimo e, com 12 etapas restantes, o seu assento para próxima temporada depende muito desses resultados.

Muito ainda se espera da presença inédita de Drew, Jedaa e Caruso, já que foram contratados com status de peso por suas equipes, ambos não fizeram ainda por merecer o assento e deixando a frustração evidente nas arquibancadas por seus ilustres públicos fanáticos. No paddock os rumores para esses três pilotos já estão rotulados como amarelões, mesmo com algumas declarações na imprensa por parte de algum deles em que justificam problemas técnicos e/ou particulares, os mesmos já não convencem mais os meios de comunicação da categoria. O que já se sabe, é que as equipes já estão com essas cadeiras em aberto a negociações para outros pilotos para a próxima temporada.

Paddock faz alusão ao desenho animado "Coragem, o Cão Covarde" ao trio ausente da temporada. (Imagem: HBO)

Já no certame de Construtores, a Haas chegou de vez na briga. Liderando por 9 etapas, a Mercedes deixou a Haas encostar depois de Silverstone. Começaram esta ultima etapa com 8 pontos de diferença e acabou com 1 ponto após a corrida. O que ainda salvou a Mercedes de fechar a primeira metade na frente foi o sexto lugar de Hamilton, já que para os lados do time americano, não se pode muito contar com Hulkenberg, que raramente chega na zona de pontuação, deixando claramente visível os resultados de Darlan levando o time nas costas.

Haas busca liderar também na tabua de construtores já a partir da Hungria. (Imagem: formula1.com)

Depois dessa briga pela ponta dos Construtores, outra disputa no meio da tabela é somente entre Ferrari e Red Bull pelo 4º lugar, onde o time dos energéticos leva vantagem de 7 pontos, e a outra briga é entre Williams e Aston Martin pelo 8º lugar, com 2 pontos de vantagem para o time do Grove.

Os pilotos voltam a pista no dia 18 de julho para o travado circuito virtual de Hungaroring, marcando a abertura da segunda metade da temporada e com prováveis upgrades das equipes, em busca de melhores resultados e maiores chances de titulo. Muita briga ainda esta para acontecer, apesar de alguns enroscos em pista, ainda não temos nenhuma rivalidade ferrenha extra pista, apesar de gostarmos de um pouco de caos, tiro, facada e bomba dentro e fora das pistas, o campeonato esta sendo muito competitivo e de muito respeito pelos pilotos.

Mercedes tem sua hegemonia na tabela de construtores ameaçada. (Imagem: motorsport.uol.com.br)

Nos encontraremos no próximo dia 18/07 as 20h. Resultados e resumos podem ser acompanhados aqui, com aquela dose sarcástica e apimentada de comentários.

Ate lá.

Comentários

Mensagens populares