F1 2023 - 21ª Etapa T5/2024 - Brasil - Resultados e Resumos
VictorDarlan18 vence e é campeão da 5ª temporada!
Brasil foi o palco decisivo para a 21ª etapa do certame e VictorDarlan18 decidiu resolver o campeonato para não dar chances ao azar nessa reta final.
Com uma combinação mínima para garantir o caneco desta temporada, Darlan18 não quis administrar e correr com o regulamento debaixo do braço, foi para cima e garantiu diferença suficiente para zerar nas ultimas três etapas sem perder o titulo.
Com uma etapa de Sprint, garantir o máximo de pontos era primordial para compor a pontuação na tabela geral. As atenções estavam voltadas para VictorDarlan18, TheCover10 e thyaguinhoh que estavam brigando diretamente pelo titulo. Para o piloto da Haas, precisava no mínimo vencer a Sprint e chegar em 4º lugar na corrida, podendo Cover10 vencer as ultimas três etapas com a pontuação máxima, que chegariam na reta final empatados na pontuação, porem, Darlan18 ganharia no critério de desempate por quantidade de vitorias. Já para thyaguinhoh, dependeria de Darlan18 chegar em 7º, não vencer a Sprint e tirar 5 pontos de diferença para Cover10.
Mas na classificação quem saiu na frente e prometia colocar pimenta na disputa foi Golpe Baixo, cravou o melhor tempo e deixou Darlan18, Cover10 e thyaguinhoh na sequencia para brigarem. Fechando o top6 dos meliantes, ttv/Berti1k e ABerti80. Confira abaixo o grid de largada para a Sprint.
Na Sprint, VictorDarlan18 resolver logo tomar a ponta e abrir vantagem, TheCover10 não consegue bom rendimento e vai perdendo posições caindo para 5ª colocação. ABerti80 fez largada cautelosa e cai para 10ª posição, mas em disputa com Hulkenberg, o piloto leva a pior, roda e cai para ultimo.
Enquanto lá na frente as coisas pareciam tranquilas ate a volta 7, na tentativa de recuperar terreno, Berti80 ao abrir a volta 8 e tentar ultrapassar Tsunoda, colidem e o piloto da Williams vai direto no muro na reta principal, fim de Sprint para Berti80.
Safety Car é acionado e começa o tumulto. A corrida recomeça na volta 11 e mais um incidente, mas sem intervenção do SC. Berti1k vai com muita sede no S do Senna para ultrapassar thyaguinhoh e os dois batem, sem muitos danos aparentes, mas o suficiente para terminarem no final do grid.
Depois de 12 voltas, Darlan18 fatura os 8 pontos e larga na frente pelo titulo. Golpe Baixo e TheCover10 fecham o top3. Confira abaixo o resultado da Sprint Race.
Com o grid definido para a corrida com o resultado da Sprint, as 36 voltas foram de poucos embates. Destaque mesmo para os três que sofreram incidente na Sprint e largaram do fundo do grid. Thyaguinhoh e ttv/Berti1k fizeram uma rápida recuperação, escalando o pelotão de forma constante sem muitas dificuldades, o mesmo não aconteceu com Berti80, que sofreu com instabilidades de conexão logo no inicio e toda vez que subia posições, perdia na sequencia apos os lags de conectividade.
Com poucos movimentos e brigas durante a corrida, os pelotões se formaram em disputas isoladas no decorrer da metade para o final. Sem nenhum incidente mais critico, comportamento atípico desses pilotos, as posições sofreram poucas alterações, com exceção durante os pit stops, a corrida seguiu tranquilamente ate o seu final. Confira abaixo o resultado final.
Com 105 pontos de diferença para TheCover10 de um total de 86 em disputa nas ultimas etapas, VictorDarlan18 sagra-se campeão da 5ª temporada da Speed Racing Brasil Champ. Darlan18 começou a temporada sem conseguir alinhar seu carro na primeira etapa no Bahrain, de lá para cá, foram 11 vitorias, 1 segundo lugar, 1 terceiro lugar, 1 oitavo lugar e 5 abandonos. Dos 5 abandonos, 3 deles seus principais adversários souberam aproveitar, com isso, em uma ótima campanha e contando com o declínio principalmente de thyaguinhoh na reta final do certame, mesmo com a aproximação de TheCover10, VictorDarlan18 soube administrar e aproveitar bem os pontos na etapas em que esteve presente, tornando-se o segundo Rookie a ser campeão em sua temporada de estreia, conseguindo o mesmo feito de thyaguinhoh na temporada 3.
Muito se esperava do piloto da Mercedes na busca de seu bicampeonato para igualar ttv/Berti1k (como Perigo nas temporadas 1 e 2), porem, com vários problemas que o impediram de conseguir bons resultados e também algumas corridas desastrosas, culminaram na disputa do titulo. Ainda por cima, thyaguinhoh viu TheCover10 roubar sua vice-liderança no México. Uma temporada cheia de altos e baixos para o piloto, que agora, além de não ter mais chances de titulo, vê no seu retrovisor, Golpe Baixo e ttv/Berti1k com sede pelo seu terceiro posto.
O atual campeão Nogaroto, vulgo gabriel_nogaroto, fez uma temporada pífia. Com apresentações abaixo do esperado e com apenas uma vitória na temporada, na Áustria, Nogaroto não fez frente aos adversários e teve um desempenho fraco. Com 8 ausências, gabriel_nogaroto viu que não daria conta de combater as brigas acirradas e decidiu ficar do sofá assistindo, colocando em xeque sua capacidade de brigar por títulos, como assim o fez na temporada 4.
Quem acordou tarde para a realidade foram Golpe Baixo e ttv/Berti1k. O bicampeão Berti1k marcou presença no pódio em 5 oportunidades, mas sem uma vitória sequer. O piloto da Red Bull teve um começo difícil e pecou em algumas etapas pelo excesso de afobação, reagiu da metade do calendário em diante, mas ainda cometeu alguns deslizes e hoje briga para ficar no top5.
Golpe Baixo fez uma segunda metade ate o momento espetacular, marcando presença no pódio em 6 etapas das ultimas 8, incluindo uma vitória em Austin. O piloto da Alpine teve uma boa evolução no seu desempenho conquistando 5 segundos lugares, bem atípico da primeira metade, onde pontou em 4 etapas das 12 e esteve em apenas duas oportunidades no pódio. Golpe esta no encalço de thyaguinhoh e Cover10 e com grandes chances de ficar com o vice campeonato, caso mantenha a mesma regularidade nessas ultimas 3 etapas.
Não é de hoje que estamos destacando o desempenho de TheCover10. O piloto da Alfa Romeo fez ate o momento uma temporada equilibrada, com ótimos resultados, incluindo duas vitorias dos 9 pódios que esteve presente. O piloto somente não pontuou em 5 etapas, sendo duas delas por falta, nas demais, finalizou sempre na zona de pontuação, mostrando que daria trabalho mesmo em desvantagem de equipamento.
Já na briga de construtores tudo esta aberto para os 4 primeiros da tabela. Como temos 147 pontos possíveis para uma equipe, quem ficou de fora pela briga do titulo foi a Alpine, que precisava que Ocon tivesse chegado no mínimo em 8º lugar no Brasil. Com isso, a equipe da adeus ao titulo, mas tem chances de subir na tabela para pegar uma fatia maior do bolo.
Para Haas que agora reassume a liderança, a qual não liderava desde a Itália, abre 12 pontos para a Mercedes, 33 para Alfa Romeo e 79 para Red Bull. A Haas não tem tido muita sorte com o parceiro de Darlan18, já que Caruso apareceu somente na Austrália e de lá pra cá, não marcou mais presença no grid. Podemos dizer que Caruso foi o legitimo fufu formigante, comprou equipamento, fez inscrição, mas sem saber se daria conta de competir, ou seja, se precipitou.
Quem esta de olho nisso são as outras equipes que precisam que seus segundos pilotos façam bons resultados para escalar ate o topo. Lewis Hamilton, Sergio Perez e Valterri Bottas estão na 7ª, 8ª e 9ª posições respectivamente. O único entre eles que não subiu no pódio foi Perez, mas é o mais regular entre ambos. Para isso, os primeiros pilotos tem que rebolar para suprir essa deficiência, e isto parece que esta evidente nas ultimas etapas, sem contar que um possível atrito esta se formando depois do incidente entre Berti1k e thyaguinhoh na relargada da Sprint no Brasil. Confira abaixo a classificação atualizada apos Brasil.
A Speed Racing Brasil Champ parabeniza o mais novo campeão da categoria na liga, VictorDarlan18, que ira marcar presença ilustre no ranking geral de estatística de campeões da liga e piloto a ser batido nas próximas temporadas.
Nesta semana já embarcamos para a 22ª etapa no circuito virtual de Las Vegas no próximo dia 17/10. Brigas boas ainda estão em jogo, tanto pelo vice campeonato de pilotos, como no titulo de construtores. A etapa começa as 20h para a classificação e na sequencia, os 25 giros de pura adrenalina. Resultados e resumos podem ser conferidos aqui com aquela dose sarcástica de comentários.
Ate lá.

















Comentários
Enviar um comentário