F1 2022 - 12ª Etapa T4/2023 - Cingapura - Resultados e Resumos

Nogaroto e Ferrari são campeões da 4ª Temporada!

Em uma final tensa com varias reviravoltas, a Ferrari colocou Nogaroto no seleto grupo de campeões da liga e de quebra leva o campeonato de construtores.

Tinha tudo para dar errado para qualquer piloto em Cingapura. Os nervos dos dois postulantes ao titulo, Nogaroto e Perigo, estavam a flor da pele. A briga pelo terceiro posto também estava tensa entre Thyaguinho e Malvo.

Separados por apenas 5 pontos, Perigo e Nogaroto foram para o tudo ou nada e a classificação era primordial para se livrar dos enroscos e armadilhas de Cingapura. Entre Thyaguinhoh e Malvo, que estavam separados por 19 pontos também estava acirrada a briga pelo terceiro e de quebra ainda tinham Bottas e Alonso envolvidos com chances claras.

Para Golpe Baixo, Greg e Bertiworld, restava apenas terminar a temporada com chave de ouro, fazendo uma boa corrida e garantir mais alguns pontinhos para a equipe melhorar sua fatia no bolo ao final da temporada. Podemos dizer que para alguns terminou bem, para outros nem tanto.

Toda tensão envolvida já deu sinais desde a abertura da sessão de qualify. Primeiro ouve abertura do qualy de dia, como assim de dia? Cingapura não se realiza corridas de dia. Depois de muito murmurinhos, resolveu-se reiniciar. Nesta sessão, Nogaroto havia feito a pole position.

Qualify de dia em Cingapura não colou.

Na nova abertura de qualy, depois de muita discussão, agora com o horário correto, foi reaberto novo qualy e para surpresa de todos, com chuva. Novamente, muita choradeira, alguns chegaram a falar que lá não chove, como assim não chove? Ai os especialistas de plantão resolveram opinar e votar para reiniciar novamente. Depois de muita discussão, prato quebrado, panela voado, criança chorando, tiro, bomba e bate boca, foi resolvido reiniciar. Perigo era o pole nesta vez, e de forma justa, resolveram abrir novamente para equilibrar o tapetão de protestos.

Com chuva também não agradou aos pilotos.

Agora na terceira vez, tudo certo, tudo dentro da normalidade, exceto pelo Golpe que na hora do qualy, o jogo fecha do nada, para manter seu histórico de outros caso que já aconteceram. Nesta ultima. Nogaroto faz a pole e Perigo em segundo, seguido por um impressionante Greg em terceiro. Noga sai na frente pela briga do titulo.

Na luta pelo terceiro posto do certame, Malvo larga bem e pula na frente de Thyaguinhoh, 6º e 8º respectivamente. Bertiworld larga de 19º, o mesmo já havia mencionado que não faria volta rápida para não sair no miolo e interferir na briga direta do campeonato, e Golpe Baixo, em ultimo depois dos problemas de instabilidade do jogo durante o qualy. Tudo certo para a corrida, confira abaixo a classificação oficial.

Largada tumultuada. Não se esperava menos que isso. Tsunoda toma a posição de Greg e pula no meio de Perigo e Nogaroto, forçando o ferrarista ir pra fora da pista, mas retorna mesmo assim na primeira posição, Perigo na cola. Mais para trás Perez se enrosca com Thyaguinhoh e arrasta o piloto da Alpine por alguns metros antes da curva 4.

Na curva 4 Perigo ao tangenciar é acertado por Tsunoda e a partir dai ocasiona um tumulto generalizado. Perigo vê o mundo ao contrario e é acertado varias vezes por quem vinha em alta logo atras. Teve momento que o carro chegou a catapultar com o impacto.

Por um milagre, Perigo apenas danificou parcialmente a asa dianteira o que permitiu ainda continuar na pista sem necessidade de reparos, porem, Cingapura é uma pista que exige muito dowforce e isso prejudicou um pouco a escalada de Perigo. Veja como foi a largada abaixo na câmera fixada em Thyaguinhoh. 

Muito tumulto nessa largada. Créditos do vídeo: Thyaguinhoh

Nogaroto segue firme na ponta enquanto Perigo teve que remar todo o grid e torcer por um tropeço de Nogaroto para aumentar as chances de titulo. Na segunda volta, outro reboliço, agora na curva da ponte, meia dúzia de carro envolvido do meio do grid para trás, entre eles estava Golpe Baixo que não teve sorte. Bertiworld escapou ileso e pulou de 17º para 10º, Perigo também aproveitou e pulou de 18º para 13º. Golpe Baixo abandona depois dessa e sai resmungando de todo mundo.

Final melancólico para Golpe Baixo.

Na 8ª volta novo tumulto. Greg se embola com Perez, Ricciardo e Leclerc. Pior para Greg que abandonou. Neste momento, Nogaroto segue firme isolado na ponta, Malvo em 4º, Bertiworld em 7º, Perigo 9º e Thyaguinhoh em 15º. A briga pelo 3º estava todo a favor de Malvo.

Corrida travada e o trenzinho da alegria continua. Os bots estavam dificultando ao máximo as ultrapassagens e Cingapura por si só, já não é fácil. Dois terços da corrida concluídos e com as paradas de pit já concluídas, tivemos algumas movimentações nas posições. Perigo segue suando para subir o grid e aparece em 7º, enquanto Nogaroto segue absoluto na ponta administrando.

Greg tinha esperanças de fazer sua melhor corrida na temporada, mas durou apenas 8 voltas.

Bertiworld com muita briga ressurge em 9º depois de sair do pit e por ali fica por um bom tempo em 12º, consegue escalar mais algumas posições. Entre os dois que estão na luta pelo caneco de bronze, Malvo continua na vantagem em 5º, enquanto Thyaguinhoh segue em 13º. Nogaroto também faz sua parada, mas é superado por Tsunoda e volta em segundo.

Malvo vinha em tocada forte para abrir vantagem em Thyaguinhoh.

Malvo faz uma parada tardia, na 20ª volta, e sai em 7º. A parada do time da Alfa não foi lá aquelas coisas e Malvo sai xingando todo mundo. Já começa a ver Thyaguinhoh no seu retrovisor, que já desponta em 9º depois de Bertiworld errar o traçado, acertar o muro e ter que fazer novo pit stop. Alonso que estava em 3º, abandona na volta 23 e facilita um pouco mais a vida dos meliantes que estão brigando pelo top 3.

Bertiworld bem que tentou, mas ultima apresentação não foi como esperado.

As esperanças de Thyaguinhoh começam a ser reais depois que Malvo saiu do seu pit, com muita agressividade para tentar escalar, acabou danificando asa dianteira e perdeu rendimento, tanto que a 5 voltas do fim, Malvo se encontra na 7ª posição e lutando para se manter na pista. Neste momento, Thyaguinhoh aumenta sua vantagem sobre Malvo na pontuação.

Thyaguinho acelera forte para conquistar o terceiro posto no certame.

Volta 27 depois de ficar por 7 voltas atras de Gasly, Perigo vai para o tudo ou nada e mergulha dentro da curva 7, na Nicoll, conseguindo assim a 4ª posição e a +19s de Nogaroto que se ocupava a 2ª posição. Porem, com +3s de punição, Perigo precisava superar Norris que estava a +2s e abrir mais de 3s para não perder a terceira colocação. Estava difícil a missão do piloto da Red Bull, porque neste resultado, ainda favorecia o piloto da Ferrari, que levava boa vantagem e andando com o regulamento debaixo do braço.

Missão difícil para o piloto da Red Bull conquistar o tri.

Assim como foi na Hungria, também foi em Cingapura. Tsunoda teve mais uma chance de vencer e quebrou na ultima volta, e Norris que estava bem a frente de Perigo, também quebra e deixa assim os dois que brigam pelo titulo, nas mesmas posições de largada. Nogaroto leva vantagem de +12 s para Perigo e só administra ate o fim da corrida. O piloto da Ferrari faz tocada segura para garantir os pontos necessários para o título, e Perigo, torcendo para uma quebra de Nogaroto, esta que neste momento, seria a sua única chance do tri-campeonato.

Ultimas curvas com Nogaroto em 1º, Perigo em 2º com um agravante de abrir +3s para Gasly, Thyaguinhoh em 5º e Malvo em 7º. Por fim, Nogaroto vence, Perigo não consegue superar a penalização por 0,012 de Gasly, fica com o 3º lugar, consagrando assim o primeiro titulo de Nogaroto na liga. Na luta pelo terceiro, Thyaguinhoh leva a melhor no final e chega em 5º, seguido por Malvo em 6º. Bertiworld fecha o grid e m 12º, sendo ele, o ultimo, pois apenas 12 dos 20 pilotos finalizaram a corrida.

Vitória e titulo. Muita festa da Ferrari.

Confira abaixo o resultado final.


Finalizado o campeonato, em que podemos ver que foi um excelente campeonato, muito disputado e com decisão na ultima etapa para o top3, a administração da liga considera que foi a melhor temporada ate o momento. Confira abaixo a classificação final.

Temporada espetacular, com apenas 5 pontos de vantagem, Nogaroto leva o caneco e coloca seu nome no hall da fama da liga. O campeão da 3ª temporada, Thyaguinhoh, que foi muito irregular nesta temporada, chega em 3º. Perigo que vinha em crescente ao longo das etapas, teve alguns revés que culminaram na luta pelo seu terceiro titulo. Malvo ainda suspirou na ultima etapa, foi inconsistente ao longo do campeonato e voltou para brigar com Thyaguinhoh.

Golpe Baixo com muitos problemas de instabilidade não saiu do miolo. Despontou na briga pelo terceiro posto ate a metade do campeonato, mas depois da China quando chegou em 3º, teve bom resultado somente na penúltima, em Portugal, quando chegou em 2º lugar.

Na Williams com Bertiworld, teve falta de investimento do patrocinador e não conseguiu correr mais depois da etapa de abertura no Canada. Conseguiu uma sobrevida nas ultimas 4 etapas a partir da Arábia, porem, não sobreviveu duas voltas na Arábia, não conseguiu verba para Hungria, fez sua melhor corrida em Portugal chegando na 4ª posição depois de largar de ultimo. Final, um lastimável 13º lugar no certame.

A Mercedes também não foi bem com Greg, com algumas ausências também, Greg andou a maior parte do calendário fora da zona de pontuação. Conseguiu um 9º lugar apenas em Portugal, somando assim seus únicos 2 pontos ao longo da temporada.

Stallone Cobra, Jedaa e Drew, foram apenas figurantes na tabela de classificação. Cobra ainda animou algumas etapas, mas também não chegou a pontuar. Jedaa depois de duas etapas e dois últimos lugares, viu que não era pra ele esse esporte pelo grau de dificuldade e abandonou, o piloto da McLaren achou que era Mario Kart. Já Drew e suas desculpas de falta de incentivo de equipamentos já não cola mais, todos no paddock acreditam que o alvará foi negado para esta temporada.

Mesmo com todos esses imprevistos, a administração da Speed Racing Brasil Champ agradece a todos os envolvidos e conta com todos para a próxima temporada em 2024. O staff da liga já esta trabalhando em renovações de regras e premiações, bem como de calendário e pré temporada. Novos pilotos estão na fila de espera e tende a ser uma temporada mais disputada ainda como foi a T4, mas com o mesmo objetivo de sempre, prezar pelo respeito dentro e fora das pistas, o proposito e diversão e amizade com aquelas choradeiras e reclamações que sempre acontecem. 

A 5ª temporada já esta no aquecimento, confira o vídeo promocional

Um ate breve e nos vemos em 2024 com aquela dose sarcástica e apimentada de comentários nas matérias.

Ate lá.

Comentários

  1. Parabéns Adm pela organização top de sempre!
    Vamos para a próxima temporada, até lá!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares