Speed soma pontos importantes na 2ª etapa da BrazucasGP4

De ponta a ponta, Gedivaldo fatura o GP da Malásia.


A classificação

Tudo estava a crer que a briga era entre Caranti e Gedivaldo. O argentino levou a melhor na pista, mas cometeu novamente erros bobos e voltou a ser desclassificado tendo que largar em último. O piloto da Speed estourou o prazo para repassar à FIA Brazucas os dados do carro após o qualy. Quem agradeceu foi Gedivaldo, herdando o primeiro posto.

Muito equilíbrio na briga pelas outras posições com Marcelo e Wagner ambos da ProDrive, briga interna somente nas pistas, por fim Wagner também foi desclassificado por irregularidades. Tutti e Fábio travaram duelo antigo, mostrando a rivalidade das equipes desde a criação da liga.

Jordhy e Welber herdaram posições e vão largar em ótimas posições, 5º e 6º respectivamente, devido as penalizações de Jony e Flávio também por irregularidades. Pior para o piloto da RTR que largaria na primeira fila.

A corrida

Gedivaldo Souza voltou a mostrar por que é um dos fortes candidatos ao título. O catarinense levou o carro da Jaffdff1 à vitória em uma corrida caótica na Malásia. O triunfo de Souza não se trata de sorte, mas de ter talento para aproveitar as oportunidades que apareceram.

Mas os mesmos aplausos precisam ir para Tutti Pessoa. O paulista chegou ao segundo lugar com a RTR e quase saiu de Sepang com a vitória, porque o ritmo dele era igual ao de Gedivaldo. No final, decidiu segurar e garantir o segundo lugar à pedido da equipe. Mas a atuação dele demonstra por que também é um dos favoritos ao título em 2012.

Fábio Netto, que havia largado em quarto lugar, completou o pódio. O piloto da Racenet teve problemas nos pit stops, que dificultaram a vida dele na Malásia. Mesmo assim, ele segue colado nos líderes do campeonato.
Largada cautelosa dos pilotos da Brazucas.

Uma prévia da corrida difícil que se desenhava aconteceu logo na primeira volta. Embora Gedivaldo Souza e Marcelo Loureiro tenham mantido a ponta, os incidentes da largada mostraram que a situação da pista estava complicada.

Sem trégua da chuva, o safety car entrou na pista e a corrida foi interrompida na nona volta. Quando a chuva acalmou de novo, foi retomada atrás do safety car novamente. Foi então que Anderson Berti, na tentativa de se distanciar de um CC, acabou forçando demais e rodando em seguida foi acertado pelo mesmo CC quebrando sua roda direita traseira, fim de prova para o catarinense da Speed Team.

Com a estratégia de largar com pneus de chuva, Edvaldo Medeiros chegou a colocar a Maserati entre os primeiros. Porém, o pernambucano caiu para o final do grid depois de se envolver em um acidente com um CC acabando com o nono posto.

Quem também adotou boa estratégia foi Jordhy Khostha. O piloto da Jaffdff1 não colocou pneus de chuva, manteve-se rápido e ficou em sétimo quando a corrida foi interrompida. Com isso o piloto acabou fechando com uma volta a menos que os líderes.

A Zebra Renault Team foi quem mais perdeu com a chuva de Sepang. Flávio Ribeiro perdeu várias posições na troca para os pneus intermediários depois de uma parada demorada, e Welber lutava contra o carro que estava mal equilibrado na chuva.

Enquanto isso, Jony Ridel lutava contra Loureiro tentando se recuperar na corrida depois de ser punido com dez posições no grid pela troca de câmbio. E , em situação mais crítica, Jorge Caranti sofria para ganhar a posição de Jordhy Khostha, que perdeu lugares depois de rodar.

No mesmo momento, Flávio Ribeiro fazia uma recuperação fantástica depois de ter sido prejudicado no pit. Ele ultrapassou vários CC's em grande tocada. No final, o piloto da Zebra viu todo esforço ir por água abaixo, o que não esperava era que a equipe fez modificações no seu setup, o que o deixaria irregular perante o campeonato, e sendo desclassificado, perdendo assim preciosos pontos neste início de campeonato.
A chuva foi um dos principais adversário dos pilotos.

Pista seca

Quando a pista começou a secar, a Jaffdff1 de Gedivaldo era o carro mais rápido e o catarinense aumentava cada vez mais a diferença para Tutti na briga pela vitória em Sepang.

A menos de vinte voltas para o final, os pilotos começaram a colocar os pneus slick nos carros. Welber Rocha foi o primeiro a fazer a troca e rapidamente passou a andar mais rápido do que os demais.

Na frente, Gedivaldo parou antes do que Tutti e conseguiu aliviar a pressão do piloto paulista ao aumentar ainda mais a vantagem sobre a RTR – de um para dez segundos. No entanto, o ritmo da RTR começou a melhorar. Tutti encostou de novo e perseguiu Gedivaldo até escapar da pista e, partir dali, segurar o ritmo e “levar o carro para casa”.

Fábio Netto fez corrida discreta, depois de ganhar a terceira posição, abriu boa vantagem para Jony e manteve-se tranquilo para fechar o pódio.
Veja abaixo como ficou a ordem de chegada:
O campeonato

Com a vitória em Sepang, Gedivaldo assume a liderança com 47 pontos. O catarinense tem dois pontos de vantagem sobre Jorge e Jony que estão empatados, e está quatro pontos à frente de Fábio. Quem está na cola com cinco pontos atrás de Gedivaldo é Marcelo que manteve boa regularidade com um 3º e um 5º lugares até aqui. Briga boa pela ponta.

No pelotão intermediário a briga também está boa onde apenas cinco pontos separam o 6º do 9º lugar. No fim da tabela a briga ferve com Flávio e Edvaldo, separados por apenas três pontos.

A surpresa positiva é Edvaldo. O piloto da Maserati aparece com 16 pontos depois de não correr na abertura em Meulbourne. Já a decepção é Wagner Souza. O mineiro anunciou a saída do campeonato por problemas particulares.

No mundial de construtores, a tabela demonstra o equilíbrio. O time de Jordhy e Souza tem 82 pontos contra os mesmos 82 da RTR e 78 da Speed. Em seguida vem ProDrive com 58, Zebra com 51, Racenet com 43 e Maserati em sua primeira corrida com 16.

A próxima etapa será agora na China onde as equipes ja estão nos primeiros testes para a classificação no fim de semana. A novidade é a fusão das equipes com as montadoras oficiais da F1, herdando os bólidos e agregando mais realidade ao campeonato.

Acompanhe as próximas notícias direto da China em breve.

Direto da Malásia: Gazeta Brazucas

Comentários

Mensagens populares