LigaCBR.com - FMaster - 1ª Etapa - GP de Ímola

Dobradinha na estreia.
Speed Team faz bonito e faz ótima estreia na Fórmula Master.

Com as três primeiras colocações ocupadas pela Speed Team depois do classificatório, a expectativa do time era de ótimos resultados, sendo que foi quase 100% dos pilotos pontuando. Dos 5 pilotos que alinharam, 4 pontuaram pela equipe. O único revés foi do pole Ítalo Almeida, que no resultado final foi desclassificado.

Após a classificação os pilotos da Speed conseguiram as seguintes posições:

Pole - Ítalo Almeida
2º - Manylson Ribeiro
3º - Alexandre Ramos
6º - Flávio Ribeiro
9º - Welber Rocha

A corrida

Na largada Ítalo tracionou mal e foi ultrapassado pelos companheiros Manylson, Ramos e Rafael Camilo da equipe MIG, caindo para a 4ª colocação depois também de ter errado o ponto de freada em uma curva. Manylson manteve a concentração e largou bem, pulando para a 1ª colocação mantendo a linha de dentro para abrir a visibilidade de quem vinha atrás, e não permitir que os erros de freada ou tentativas kamikaze de ultrapassagem de um ou outro piloto o prejudicassem.

Flávio também largou bem e conseguiu a 4ª colocação com a patinada de Cláudio Araújo da VTM. Welber perde a 9ª colocação para Vianna mas já na segunda volta se recupera e pula para 7º. Enquanto isso lá na frente Ramos vai segurando os ataques de Ítalo e Camilo pela 2ª colocação e vê Manylson abrir vantagem mesmo sofrendo alguma pressão nas primeiras voltas até o pelotão se dissipar, conseguiu segurar o ímpeto dos oponentes e ao mesmo tempo já conversava com a equipe pelo rádio sobre a estratégia.

No meio do pelotão Flávio tomava distância de Cláudio que deixara para trás nas primeiras voltas, mas não conseguia se aproximar do pelotão da frente, trazendo com ele Claúdio, Welber e Vianna. Ítalo que vinha em grande recuperação na volta 4 toma a 3ª colocação de Camilo, mas na sequência foi atingido pelo próprio Camilo na traseira, perdeu o controle do carro e bateu em cheio no muro. Fim de corrida para o piloto. Até esse momento já era o terceiro abandono da corrida.

As estratégias de pit começavam a se desenhar, logo os pilotos já estavam mostrando as cartas. Ramos foi mais agressivo, no primeiro pit apenas colocou combustível, mas a regra exigia a troca de pneus, então o mesmo teve que fazer novo pit perdendo a 2ª colocação para Camilo na volta 11. Flávio planejou dois pit stop, após o primeiro manteve sua 4ª colocação com boa vantagem para Cláudio. Welber parou e perdeu a posição para Vianna, mas Vianna abandonou já na volta seguinte e Welber recuperou 6ª colocação. Lá na frente Manylson estava tranquilo, foi o último a entrar no pit, com isso, conseguiu larga vantagem, pois o ritmo era constante.

O fim da corrida parecia que estava desenhado, mas ainda tínhamos surpresas. Flávio com sua segunda parada no pit, não contava que Cláudio, seu principal adversário nesta etapa, não fizera uma segunda parada, enganando totalmente a estratégia de Flávio, com isso, ganhou a posição do piloto da Speed deixando a 5ª colocação para Flávio. Para fechar a dobradinha, Ramos tirou uma vantagem de 12 segundos de Camilo e recuperou na penúltima volta a 2ª colocação e sacramentar a dobradinha da Speed, a primeira nesta temporada. Flávio impôs ritmo forte para tentar chegar no Cláudio, mas não conseguiu, ficou pouco mais de 8 segundo atrás e fechou na 5ª colocação. Welber que vinha mais atrás sem ameaças, fechou na 6ª colocação. De quebra ficamos na liderança de ponta a ponta com Manylson Ribeiro, fez todas as voltas na casa dos 1:40 confirmando sua regularidade, e a melhor volta da corrida em 1:39, o que ainda o garantiu dupla bonificação, levando todos pontos possíveis da etapa ao cruzar a linha de chegada em 1º.

- "Agora é tentar repetir o desempenho na próxima e trazer mais alegrias para equipe." - comenta feliz Manylson.

- "Mesmo nas voltas finais, tirando a diferença não deu, cheguei na quinta colocação, mas feliz pela boa corrida, já que nos treinos meus tempos era ali brigando com o Cláudio entre a quarta e sexta posições! Valeu bora pra próxima." - declara Flávio Ribeiro após árdua luta.

- "Dava pra terminar a corrida com apenas um pit stop. Acabei me vendo obrigado a fazer duas paradas, mas consegui recuperar a segunda colocação nas voltas finais." - comenta satisfeito Alexandre Ramos

- "Fiquei um pouco chateado pelo ocorrido, mas espero dar a volta por cima e recuperar os pontos perdidos." - comenta o desapontado Ítalo Almeida.

- "Fiz o dever de casa. Trouxe pontos para a equipe, o que é muito importante para o quadro geral." - comenta Welber Rocha.

Acompanhe abaixo o resultado final:


A próxima etapa será no dia 26/01 no short track virtual de Norisring, pista onde a estratégia também deverá ser muito bem planejada, além do traçado que promete muita competitividade em que os carros sempre estarão muitos próximos.

Até lá.

Imagens da etapa:

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares