Corujão Insone Séries T19/2018 - Copa Polo CBR - Resultados e Resumos - 6ª etapa - Final

É CAMPEÃO!
Em corrida extremamente competitiva e em uma pista de nível técnico difícil, a Speed pode comemorar o seu primeiro título no Corujão Insone Séries



O velho ditado não falha, "corridas são corridas!", e assim foi a tônica da última etapa disputada no difícil circuito Ring Knutstorp na Suécia da 19ª Temporada do Corujão Insone Séries.

Apenas 4 pontos separavam Ítalo de Berti na tabela de classificação e era fato que a disputa seria acirrada entre os dois. Depois de um suado 3º lugar na etapa anterior em Mantorp, Berti manteve a disputa pelo título nesta última etapa, para ser campeão, Berti precisava apenas chegar na frente de Ítalo, e não foi fácil - "A pressão é para ele (Ítalo), ele é o líder, e anda muito forte, os carros são equilibrados, mas tenho que segurá-lo de todas as formas" - comenta Berti horas antes da corrida.



E de fato não seria fácil não. Já nos treinos Ítalo mostrava o que se esperaria dele nesta etapa. O piloto da Laika estava com sangue nos olhos com tempo médio de aproximadamente 1s de diferença para Berti. Entre os dois sempre ele, o veloz Caio César, ingrediente que poderia azedar a corrida de ambos, uma vez que, matematicamente Caio tinha chances de título e dependia de sua vitória e de um tropeço de Ítalo e Berti.

Na classificação o que se via nos treinos se concretizou, Ítalo disparou na pole com um temporal colocando +700 pra cima de Caio o segundo e mais de +900 pra cima de Berti na terceira colocação. Em seguida veio Danião Alves da Barrabás na cola do piloto da Speed Team, Flávio Ribeiro e Claudio Almeida. Mediante esse cenário, Berti e equipe decidem mudar a estratégia para ser fator chave de decisão durante a corrida.

Na largada Ítalo dispara na frente seguido de Caio e Berti brigando pela segunda posição. Porém na volta 2 Ítalo erra traçado, sai da pista e perde a posição para Caio, ficando com Berti em sua cola. E a partir daí que começou a verdadeira disputa acirrada entre Berti e Ítalo, tanto que na volta 3 Berti consegue passar Ítalo em um dos pontos mais difíceis da pista.





Mas Ítalo não deixou fácil não e depois de 7 voltas, Ítalo retoma a posição de Berti que dá o troco na volta seguinte. Ítalo em boa manobra retoma a posição na volta 13, perdendo na volta seguinte novamente para Berti.

E nesse ponto a equipe toma a frente da estratégia mudada durante os treinos, com combustível para ainda mais umas duas voltas, a Speed chama Berti para o pit na volta 15. Normalmente o pit stop é demorado, levando em média 80s nesta temporada, tempos suficiente para Caio e Ítalo dar uma volta em Berti.

Berti sai do pit na volta 16 na mesma hora em que Ítalo (uma volta a frente) entra para sua parada, era a hora de acelerar forte. E foi o que Berti fez. No limite o tempo todo Berti consegue recuperar a volta atrás de Ítalo e na volta seguinte passa Ítalo que estava saindo do pit no mesmo instante, já na volta seguinte com a parada de Caio, consegue recuperar a volta atrás e assumir a liderança.



Foram várias disputas intensas com Ítalo nas voltas finais até que infelizmente na volta 21 em disputa no retão final, Berti deixou para frear em cima da curva e Ítalo foi no mesmo embalo, só que Ítalo não conseguiu segurar o carro e foi reto para o muro de pneus, fim de prova para o baiano da Laika. berti ainda saiu da pista mas conseguiu segurar o carro e evitar a batida, voltando lentamente a pista, mas ainda com grande vantagem para Caio, foi só administrar o minutos finais e assegurar a vitória e o título, o primeiro do piloto depois de 18 temporadas e algumas delas batendo na trave.

Agora é concentrar-se para 2019 para a 20ª temporada que vai começar na segunda quinzena de Janeiro. Mais fortes emoções estarão por vir.

Mais imagens da corrida:


Até lá.

Comentários

Mensagens populares