F1 2019 - 1ª Etapa T1 - Áustria - Resultados e Resumos

SOL, CHUVA E MUITA CONFUSÃO!


Aaahh Áustria da bela Viena e de seus belos Alpes, não faltou emoções na primeira etapa da liga SPEED Racing Brasil CHAMP de F1 2019, os combatentes que alinharam no grid para as 36 voltas proporcionaram um grande espetáculo ao público presente. Público que por sinal, lotou o circuito e fez grande festa.

Depois de uma semana intensa de treinos e provocações entre os pilotos no paddock, o que era esperado realmente se cumpriu. Tivemos desde grandes disputas, boas ultrapassagens, estratégias mirabolantes e muito àznovolante (pra quem entendeu).

Paddock movimentado na Áustria.

Primeira etapa meus senhores, uma pequena pitada do que está por vir ao longo das onze estapas subsequentes. O pessoal não veio para brincadeira, tivemos pilotos amassando a lataria já na classificação, outros perdidos no além e mais alguns desclassificados sem saber o porque e soltando o verbo (mimimi na verdade).

Qualify

E o cartão de visita na Áustria foi ela, que todo mundo gosta e torce para que sempre apareça, para a alegria dos pilotos a chuva apareceu para encher o pinico, para não dizer encher os ouvidos com tanta reclamação. Buscar o melhor tempo nessas condições era primordial para começar bem o campeonato, em vista que as previsões para a corrida eram instáveis, então todos quebraram a cabeça pela melhor estratégia, literalmente, dizem que o incidente do piloto da Renault no qualify, Perigo, escorregou o pé no acelerador enquanto olhava para as meninas no paddock não prestou atenção na bandeira amarela e acertou em cheio o piloto da Toro Rosso GalinhaGOD que havia rodado naquele ponto.

NoGa em sua Ferrari no treino classificatório.

Motivo pelo qual Perigo se distraiu e acertou em cheio Galinha GOD.

Enquanto alguns buscavam a melhor colocação no grid, para outros se manter na pista era um milagre, quem pode nos falar é o novato nas pistas, o piloto da McLaren Drew - "Na minha primeira volta do qualify me distraí com uma placa de publicidade de linguíças austríacas, e fui reto pra caixa de brita. Dali em diante só pensava nessas linguíças e não consegui mais me concentrar em uma volta boa" - foi o argumento que Drew relatou no cercado de entrevistas após o qualify, justificando sua idas e vindas pra fora da pista.

As primeiras voltas do qualify os pilotos foram para entender as condições da pista. Boa briga pela pole position entre Perigo da Renault e Malvo da Alfa Romeo. O piloto da Renault se encaminhava para cravar sua melhor volta, quando encontrou GalinhaGOD atravessado no meio da pista, não deu tempo de desviar e acertou o piloto da Toro Rosso em cheio, danificando consideravelmente seu carro e de brinde levou uma punição de 5s caindo de 1º lugar para 4º no grid, deixando cair no colo de Malvo a pole position. GalinhaGOD perdeu algumas penas e teve que fazer uma volta completa pelo circuito lentamente para não agravar as avarias provocadas pelo incidente com Perigo. Conseguiu levar o carro a tempo dos mecânicos dar umas marteladas na lataria e voltar para cravar o 18º lugar.

Golpe Baixo veio remando com sua canoa, digo, com seu bólido da Mercedes na ponta dos dedos, ameaçou em alguns momentos os ponteiros, mas no final conseguiu um razoável 17º lugar -"Vínhamos bem nos treinos, mas essa chuva realmente nos pegou de surpresa no qualify e fui cauteloso, na verdade, a noite anterior demos uma festinha no box da equipe e acordei dentro do cockipt. Não sei como, mas me travou a biela na corcunda" - argumenta o sonolento piloto da Mercedes.

Quem fez um inesperado 4º lugar no grid foi o piloto da Red Bull Bertiworld, que foi beneficiado depois das punições de Perigo e Greg e alinhou no grid em 2º. Apesar de sua lerdeza perante os oponentes, procurou manter a linha ideal sem perder o carro para garantir um lugar mais à frente no grid contando com a dificuldade dos pilotos na chuva. A celebridade Stallone Cobra da Racing Point, GalinhaGOD da Toro Rosso, Greg da Hass e NoGa da Ferrari, estavam brigando por cada  centímetro na pista (e fora dela também). Trocaram algumas farpas, mas no final do qualify foram vistos juntos sentados tomando e dividindo um sorvetinho em uma barraca de venda do lado de fora do circuito. Alguns fãs reagiram nas redes sociais com vários comentários que essa era a imagem do dia, que no mínimo, suspeita.

Confira abaixo como ficou o grid de largada

1º - Malvo
2º - Bertiworld
3º - Valteri Bottas
4º - Perigo
5º - Nico Hülkenberg
6º - Greg
7º - Pierre Gasly
8º - Kevin Magnussen
9º - Carlos Sainz
10º - Charles Leclerc
11º - Alexander Albon
12º - Lance Stroll
13º - George Russell
14º - Antonio Giovinazzi
15º - Robert Kubica
16º - NoGa
17º - Golpe Baixo
18º - GalinhaGOD
19º - Drew 
20º - Stallone Cobra

Race

Dia seguinte e sol no alinhamento do grid, apesar de algumas nuvens rondando o circuito e os radares de metereologia apontando um tempo instável durante a corrida, não foram motivos para abalar as equipes que neste momento estavam revisando suas estratégias. Luzes apagadas e Malvo conseguiu manter a ponta com Perigo que largou muito bem no seu vácuo, trazendo Greg, Bottas e Sainz. Bertiworld largou mal (normal), caindo de 2º para 6º lugar, mas depois da primeira curva conseguiu recuperar mais duas posições subindo para 4ª posição.
Golpe Baixo fez uma excelente largada pulando para a 7ª posição, enquanto isso NoGa e Stallone Cobra trocaram tinta e o prejuízo maior foi para o piloto da Racing Point que saiu da pista. No rádio Stallone soltou o berro -"This a f*** you, he is a very dirt".

Malvo consegue manter a ponta após largada para as 36 voltas do GP da Áustria.

Drew mesclou sua corrida entre rally e F1, apesar dos esforços para o piloto ficar em linha reta, de vez em quando dava uma passeada pelos limites extremos da pista (ainda estava com as linguíças austríacas na cabeça). Golpe Baixo, agora em terceiro, seguia na caça de Malvo e Perigo que cada vez mais se distanciavam, Bertiworld e Greg brigavam com os bots para escalar um pouco mais o pelotão.

Estava difícil para Drew controlar sua McLaren.

Tudo dentro da normalidade até a primeira janela de pits, a briga maior estava pela liderança entre Malvo e Perigo que mantia uma vantagem para o piloto da Renault de um pouco mais de 2s. Enquanto os pilotos se preparavam para realizar o primeiro pit stop, Bertiworld resolveu dar uma estacionada para conversar com a galera da arquibancada (problemas na comunicação com o servidor online) e perdeu algumas voltas caindo para a 17ª colocação.

Bertiworld momentos antes de perder sua conexão.

Pela 15ª volta, Malvo não comunicou a equipe da sua entrada no pit e quando chegou para sua troca de pneus os mecânicos estavam sentados em volta de uma mesa jogando truco e tomando uma boa cachaça vendida na região, rumores dizem que uma fonte interna da equipe esta revendendo as bebidas para as outras equipes com o intuito de prejudicar o pit stop dos oponentes. Com isso, o piloto da Alfa Romeo perdeu muito tempo e Perigo que não tinha nada haver com isso, saiu na frente ganhando a posição e a liderança da etapa.

Mecânicos perdidos no momento do pit stop de Malvo.

Quem se apressou foi Perigo em seu pit e liderança garantida.

Perigo ainda com os pneus frios, foi logo alcançado pelo piloto da Mercedes Golpe Baixo na segunda posição e em estratégia diferente, ao tentar ultrapassá-lo na Rindt se atrapalha e acerta a traseira (ui) de Perigo e vai parar na pista de rolagem da entrada do pit, forçando assim sua parada. Malvo depois da lambança nos pits, inclusive aproveitando para tomar uma gole da cachaça, acendeu o sangue nos olhos e foi à caça de Perigo, que não demorou muito e logo alcançou e fizeram uma acirrada disputa, até que Malvo sente os efeitos da bebida, vê "dois" Perigos na sua frente, não sabe qual atacar e acaba saindo da pista dando uma passeada pela grama, dando um fôlego para o piloto da Renault.

Acelerando forte Golpe Baixo não teve muita sorte na disputa com Perigo.

Já na metade da corrida ela aparece de novo, a chuva vem para dar aquela correria no pit lane e provocar uma bagunça na pista. Enquanto os mecânicos que estavam já dormindo dentro dos boxes com a corrida monótona, foram despertos com a gritaria estérica dos chefes de equipe para se prepararem para as trocas de pneus. Já os pilotos ficavam na indecisão em qual melhor momento entrar para realizar o pit. Deu ruim para o piloto da Ferrari, NoGa, que parou uma 8x no pit para colocar o pneu intermediário e os mecânicos só colocavam o médio. NoGa em sua defesa argumentou que a chuva atrapalhava sua visão no momento de mudar o tipo de pneu no comando do volante antes de entrar no pit -"Com a viseira embaçada, eu não conseguia exergar o tipo de pneu e fui pela tentativa e erro. Errei apenas 8x até acertar o composto" - comenta o confuso piloto da Ferrari. Quem acertou na estratégia e troca de pneus foram Perigo, Malvo, Stallone Cobra e Bertiworld (esse último já alguns anos luz de voltas atrás do grid). Com a troca ideal, conseguiram levar até o final da corrida. Demais pilotos no grid incluindo os bots, pararam mais de 4x até acertar o composto.

Greg acelera forte para acompanhar o ritmo dos ponteiros.

A essa altura os comissários e fiscais de prova já não sabiam mais o que fazer de tanta lambança que estava acontecendo, largaram mão de aplicar punições e foram pro bar beber cerveja e assistir de lá o restante da corrida. Segundo o lendário ex-piloto dinamarquês Tom Kristensen comissário de prova, eram tantos absurdos acontecendo dentro da pista que muitos pilotos poderiam ter a licença para pilotar suspensa já após a primeira etapa -"Desativamos os danos, os safety car e as regras rígidas de bandeiras para termos boas disputas, mas nem assim ajuda, nunca vi tamanha bagunça que fizeram, e isso que é só a primeira." - comenta abismado Kristensen.

Galinha GOD não quis nem saber dos comissários e acelera forte.

A chuva começou a apertar, e nem os guarda-chuvas já davam conta de conter a água, já tinha mecânico fazendo barquinho de papel e disputando corrida na faixa de água que se formou no pit lane. Greg em via rádio perguntava para sua equipe se os demais pilotos já haviam trocado para pneus de chuva pesada. Alguns chefes de equipes até incentivaram para que eles trocassem em troca de informações, mas não foi necessário porque o piloto da Hass se deu conta que dava pra continuar e soltou -"Vou com esse composto mesmo, não me interrompam seus inúteis, deixem que me viro aqui sozinho" - esbravejou o piloto para seu engenheiro. O intitulado piloto de Mario Kart, GalinhaGOD, que também era piloto de primeira viagem no F1, comprou vários terrenos ao arredores da pista, mas até que demonstrou certa evolução na condução do bólido.

Stallone Cobra é perseguido de perto por Alexander Albon.

Já na reta final, lá na ponta nada se alterava, Perigo vinha em tocada constante só administrando a vantagem para Malvo de um pouco mais de 13s, que levava 50s de vantagem para o terceiro Golpe Baixo. Enquanto isso, Drew ainda brigava com o carro, e sua McLaren no final já não estava mais laranja, e sim colorida de tanto esfolar os muros, passear na grama, brita, bater com os bots. -"Eu havia repassado uma dica de ajuste de condução para ele, para pelo menos ficar linear dentro do traçado, mas acho que deve ter esquecido"- comenta Bertiworld.

Após 36 voltas de pura emoção, alguns pilotos já cansados e reclamando que as joanetes dos dedos estavam doendo, conclui-se a primeira etapa da SPEED RB CHAMP. Perigo comemora sua vitória suada após longo combate com Malvo, que depois de muito bafo de cachaça, assegurou o segundo posto e ainda levou pra casa +1 ponto extra pela hot lap e em terceiro Golpe Baixo que teve seus altos e baixos (trocadilho hein!), formaram o pódio desta etapa. Stallone Cobra pianinho fez o dever de casa, o carro da penélope charmosa chegou em um ótimo 4º lugar. Greg da equipe do tio Sam, que era o mais indeciso durante toda a etapa, levou botada do Bottas, chega pra lá do Gasly, empurra daqui do Leclerc, fez uma boa recuperação e honrou um 5º lugar.

Depois vem um hiato de 10 posições formada por bots da galera que estava mais perdida que amendoim em boca de banguelo. Bertiworld que ficou sem conexão chegou em 17º, seguido por NoGa, GalinhaGOD e Drew respectivamente para fechar o pelotão dos fundos. Tiago, vulgo Gaiteiro, não compareceu à etapa, segundo a imprensa local, Gaiteiro não chegou à uma acordo para pagar o preço do frete para trazer todo o equipamento até a Áustria, com isso lhe custou a participação, mas segundo o mesmo, promete em Interlagos deixar os adversários no chinelo.

Confira abaixo o resultado final



Classificação atualizada pós Áustria




Pódio


Após essa suada disputa, Perigo, Malvo e Golpe Baixo estavam tranquilamente em um restaurante degustando um saboroso prato típico da região, o macarrão spätzle e o apfelstrudel, um tipo de torta de maçã com massa folhada. Parece que as intrigas foram deixado de lado.

Próxima etapa será no circuito virtual de Interlagos - Brasil no dia 01/10 as 21h. Etapa que promete ainda mais emoções. Será que a chuva vai dar as caras novamente? Interlagos tem histórico de climas instáveis. A rivalidade entre NoGa e Stallone Cobra vai permanecer somente dentro das pistas? Já andaram mostrando a língua um para o outro após esta etapa pelo paddock. Perigo e Malvo são os pilotos a serem batidos? Golpe Baixo e Greg são a terceira e quarta força do grid? Essas questões e demais acontecimentos poderão ser conferidos aqui com os resultados e resumos da próxima etapa.

Até lá.

Entrevista com os três primeiros colocados
3º Colocado Golpe Baixo (áudio 0:46)
2º Colocado Malvo (áudio 2:04)
1º Colocado Perigo (áudio 1:32)

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares