F1 2019 - 3ª Etapa T1 - Canadá - Resultados e Resumos

 Aguaceiro! De novo!


Bom meus senhores, como sabemos, a chuva é sempre uma probabilidade de dar as caras, mas ultimamente tem tirado o sono dos combatentes da SPEED RB CHAMP. Novamente, e desta vez, na corrida, ela surgiu sorrateira para deixar todos os pilotos indignados. Muitas, mas muitas reclamações antes, durante e depois da corrida, tomaram conta do rádio paddock.

Nesta etapa tivemos de tudo. Para a cidade do hóquei até que o público teve um bom divertimento com o bando de gaivota, desde boas brigas no qualify, surpresas lá na frente, carro dando voadora, pilotos se estrepando na pista, lama no pitlane, pit stop lerdo, briga no paddock, entre outros tantos eventos, foram a tônica no Canadá.

Evento lotado no Paddock mas interrompido pelos meliantes.

Qualify

Tudo normal para os 18min de qualify para a 3ª etapa no Canadá. Dia lindo com sol escaldante. Antes mesmo do sinal verde de liberação para a pista, já se formava uma fila para a tomada de tempo, pessoal mesmo não queria perder tempo. Malvo, Perigo e Golpe Baixo encaixotados um atrás do outro puxaram a fila, seguido de Greg, GalinhaGOD e Noga. Enquanto Berti esperava o melhor momento para entrar na pista, Drew foi visitar o Museu Redpath e ficou encantado com as artes ali expostas e quase perdeu a hora da sua melhor volta.

Como todos sabem, Montreal é uma pista digamos "apertada" em alguns pontos, por se tratar de um circuito de rua, teve muito piloto disputando cada espaço entre grama, guard-rail e roda com roda. O momento certo para sair e realizar o melhor giro com pista livre e emborrachada é crucial para uma melhor posição no grid. Enquanto a velha disputa entre os ponteiros Malvo e Perigo estava quase certa como nas duas primeiras etapas, Bertiworld deu o pulo do gato na última volta e cravou o segundo tempo -"Soube esperar o melhor momento de entrar na pista, e consegui uma volta limpa sem trânsito." - comenta Bertiworld.

Momento em que Bertiworld sai para marcar seu giro.

Aquela briga que já vem desde a primeira etapa entre NoGa e Stallone Cobra não pode ser presenciada no Canadá. A maioria do público veio mesmo era pra ver se ia sair porrada ao melhor estilo Nascar entre o piloto da Ferrari e o da Racing Point, mas parece que o piloto do carrinho cor de rosa, amarelou, arregou, encolheu o zibubis e não compareceu sem dar nenhuma justificativa para seus fãs masculinos. E como a regra é clara, o bot corre no lugar do ausente, mas não pontua. Então NoGa ao melhor estilo dick vigarista procurou mirar os demais participantes e partiu pra cima como um alucinado, o que não adiantou muito e acabou fechando sua volta na 11ª posição.

Dupla da Ferrari em busca do melhor tempo no qualy.

O time da estátua da liberdade estava empolgada para cravar a pole, Greg dizia pelo rádio que ia fechar a tampa do grid, porém foi atrapalhado por Bertiworld que estava lento na pista bem no trecho entre a 5ª e 7ª curva. O piloto da RedBull sem comunicação via rádio não prestou a atenção no circuitmap e não recebeu nenhuma sinalização de bandeira azul, ficou de boa fazendo tchauzinho para as meninas na arquibancada e acabou por atrapalhar a incrível volta que o piloto da Hass iria cravar, derrubando assim Greg para a 5ª posição.

A McLaren está realmente revendo o contrato de Drew. Pelo que tudo indica, ficou caro a cláusula no contrato que paga ao piloto 1 pacote de jujuba com meio kilo de banana e água tônica por corrida. Ao que tudo indica, o desempenho de Drew está sendo questionado e entendido se irão habilitar o modo Full JobAid, pra quem não conhece o termo, é um passo a passo de como desempenhar corretamente o trabalho, ou seja, melhor deixar o carro andar sozinho com todas as ajudas do que deixar os fornecedores de peças ricos com tantos estragos por cada corrida. O piloto reconhece que precisa melhorar e está disposto a ficar sem o pacote de jujuba e a tônica por corrida, mas não abre mão da banana. Drew fechou o qualify na 20ª posição.

Drew sofrendo para sair das últimas posições.

Para o time do bezerro, melhor, Toro  Rosso, GalinhaGOD é um misto de alegria e frustração. Em sua classificação o piloto arranca bons tempos em setores isolados, mas não consegue fechar uma volta limpa sem visitar o barranco.

Nesta última etapa, em determinado momento os mecânicos chegaram delirar com a volta de GalinhaGOD, mas quando realmente ia fazer uma volta limpa, escorregava na casca de banana (provavelmente de Drew) e saía da pista para frustração do time. GalinhaGOD fechou na 19ª posição.

Na Mercedes o piloto Golpe Baixo não conseguiu fazer uma boa volta e ficou na 3ª fila. Toda volta que Golpe abria era atrapalhado por algum carro lento em pista ou pegava trânsito, sendo assim, não conseguiu levar seu bólido um pouco mais à frente para acirrar ainda mais a briga e cumprir a promessa da etapa anterior no Brasil de brigar pela vitória em que chegou a liderar o início da corrida mas acabou se atrapalhando sozinho.

Golpe Baixo desde o pitlane já enfrentava trânsito.

Confira abaixo como ficou o grid de largada

1º - Malvo
2º - Bertiworld
3º - Perigo
4º - Bottas
5º - Greg
6º - Golpe Baixo
7º - Stallone Cobra
8º - Sainz
9º - Albon
10º - Kubica
11º - NoGa
12º - Hulkenberg
13º - Gasly
14º - Leclerc
15º - Russell
16º - Giovinazzi
17º - Stroll
18º - Magnussen
19º - GalinhaGOD
20º - Drew

Malvo comemora sua primeira pole position na temporada

Race

Na noite anterior à corrida no Paddock Club em evento beneficiente que Perigo estava promovendo ao lançar seu livro "Meu cheater, minha vitória" com o intuito de arrecadar fundos para a instituição beneficiente acabou em confusão. Golpe Baixo e NoGa que estavam disputando uma partida de poker começaram a apontar de ladrão um ao outro e tiveram que ser convidados a se retirar do recinto.

Com isso, o evento teve que ser finalizado com antecedência. A FIA multou os dois pilotos em trabalho voluntário após a corrida para trabalhar em uma feira de verduras local fantasiados de abobrinha e couve-flor ajudando os idosos a carregarem as sacolas de compras até seus veículos.

Baderneiros tiveram que ser contidos e retirados do Paddock

Como mencionado no início desta matéria, a chuva realmente não deu trégua nesta etapa, marcando presença em todas as 35 voltas para o desespero de todo o grid. Quando virou a sessão, foi um sentimento de indignação. Tinha piloto querendo abandonar já mesmo antes de largar, segundo os chefes de equipe, no rádio era uma avalanche de palavrão -"É tanto empenho em treinos e testes que na hora vira pra chuva, é tenso!" - comenta Binotto chefe da Ferrari.

A chuva sempre vem pra dar aquela pitada a mais na imprevisibilidade de como pode se desenrolar a corrida. Ao mesmo tempo que sem noção alguma de estratégia para os pilotos que tem que se virar como pode dentro da pista para se manterem vivos.

Mattia Binotto comenta o mal desempenho dos seus pilotos

Na largada Malvo consegue manter a ponta, mesmo dando uma leve escapada do traçado, enquanto Perigo ameaça a posição de Berti que consegue também segurar o piloto da Renault. Golpe Baixo largou bem passando Greg vem no encalço de Perigo e consegue tomar a 3ª colocação. Aí vem o mais inusitado momento da corrida, Berti se prepara para atacar Malvo na curva 5, faz a tangência próxima ao muro e do nada o carro voa, simplesmente inexplicável o incidente -"Deve ter sido um bug do jogo ou um warp, de repente eu estava de cabeça pra baixo." - lamenta o piloto da RedBull.

Bertiworld em corrida pra esquecer

Como o restante do pelotão não tem nada haver com isso, segue o baile de bate bate procurando o melhor espaço pra escapar das encrencas. Greg que vai se batendo com os bots e mantém a 6ª posição herdada depois de ser ultrapassado por Golpe.

NoGa vem lutando com a grama e o limpador da viseira que ele comprou no Paraguai que fica acoplado no capacete e não parava de reclamar "nao consigo ver nada, não consigo ver nada", parece que não deu muito certo e travou na primeira limpada, perdeu algumas posições mas ficou vivo.

GalinhaGOD ficou só no modo espectador esperando a turma da frente arrumar confusão para poder ganhar algumas posições, no fim ele também arrumou confusão e por pouco não ficou atolado na lama que se formou depois da curva 7. Drew, veio logo em seguida com seu rodo, digo, modo seguro de pilotagem, apesar dos vários incentivos da torcida local pelo pouca telha, o piloto da McLaren estava realmente inseguro e tirou bastante o pé do acelerador e colou no freio.

GalinhaGOD vem passeando pela pista

Passado o susto da primeira volta, e depois de a turma do deixa disso se afastar um pouco, a briga corriqueira lá na frente se mantia entre Malvo e Perigo com Golpe olhando a distância e torcendo para algum enrosco acontecer e sobrar uma beirada. Bertiworld que depois de ver o mundo de ponta cabeça, retomava algumas posições, mas como saberia que não teria vida fácil, entre escapadas e portadas, era um vai e vem entre a última colocação e a 16ª colocação.

Greg que vinha bem na corrida, foi jogado pra fora em momento que estava escalando pelotão para alcançar os ponteiros. Foi fazer companhia para a turma do fundão com NoGa, GalinhaGOD, Bertiworld e um pouco mais para trás, Drew.

Greg em ação no pit stop tentando recuperar o prejuízo

Até este momento as posições pareciam mais uma sanfona do que uma disputa acirrada por posições, quando os pilotos encostavam para realizar os ataques, ou alguém rodava, ou saía do traçado, perdendo assim contato com o oponente à frente. Quem pode falar isso com propriedade é NoGa e Bertiworld. O piloto da Ferrari estava entre os pontos e em bom ritmo quando rodou em disputa por posição e caiu para lá do Deus me livre. Já Bertiworld não conseguia se manter na pista, quando pegava trânsito, na ânsia de ganhar posição colocava de lado e era rodado pelos bots.

Time da Ferrari quebra a cabeça depois de NoGa cair para o fundo do pelotão

Durante as paradas no pit, sem muitas surpresas. Com algumas trocas de posições durante o entra e sai, houve pouca mudança relevante. Porém, no pit da RedBull a equipe se atrapalhou e quando tiraram o cobertor de aquecimento se deram por conta que eram pneus médios e não intermediários, com isso Bertiworld perdeu uma semana em seu pitstop. Definitavamente etapa para ser esquecida pelo time do boi manco.

Enquanto os pilotos brigavam na pista, houve invasão da torcida próximo a saída do pitlane, ali formou se aquela leve "laminha", e com pedaços de papelão ficaram na disputa de corrida se jogando na grama/lama até que se formou um tumulto para conter os invasores sem acionar o safety car. Drew passou lentamente olhando para essa turma e fez sinal para esperarem que na volta seguinte ele ia entrar na brincadeira também.

Dito e feito. Logo em seguida, Drew devido a sua lentidão dentro da pista, foi convidado para encostar o bólido e dar um pouco de descanso para os bandeirinhas pararem de acionar a bandeira azul. Mais algumas voltas e foi a vez de GalinhaGOD ser retirado da corrida. O piloto encostou, desceu do carro para analisar um barulho estranho que estava saindo do motor, só que demorou tanto, porque foi pegar o manual dentro do porta luvas e até ele entender o que estava acontecendo, a comissão da corrida deu black flag para o piloto do boizinho manso.

Drew envolvido com a turma da lama

E dá-lhe água. A chuva não aliviou e deixou todos os pilotos cansados ao final das 35 voltas, que teve vitória suada do piloto da Alfa Romeo Malvo, seguido de perto por Perigo e Sainz. Confira abaixo o resultado final.


Pódio



AUDIO DOS PILOTOS

3º colocado: Sainz

2º colocado: Perigo (em total estado de embriagez e sem saber o que estava falando após tomar toda a champagne em festa no paddock)

1º colocado: Malvo


Com 3 etapas até aqui, entre as equipes vemos um domínio da Renault, Mercedes e Alfa Romeo, sendo Mercedes e Alfa mais próximos. E lá pela meíuca, vem uma boa disputa entre as Racing Point, Hass e McLaren. Pelos pilotos, Perigo leva 8 pontos de vantagem para Malvo, disputa que já se desenha para este campeonato que provavelmente será o principal atrativo.

A 20 pontos atrás de Malvo vem Golpe Baixo que quer entrar de vez nessa briga mas não levou muita sorte nas últimas duas corridas. Para Greg e Stallone Cobra que foram regulares com dois quartos e quintos lugares respectivamente na Áustria e Brasil, desta vez não pontuaram. E nos trancos e barrancos, tropeçando nos dedos, NoGa com 1 mísero pontinho somado e Bertiworld, GalinhaGOD e Drew que sequer chegaram perto dos pontos, ainda não deram as caras no campeonato.

Confira abaixo a classificação atualizada após 3 etapas


Próxima parada será no circuito da Catalunha na Espanha no dia 15/10. As equipes já deslocaram seus equipamentos para Montmeló e os testes já começaram. Vamos ver quem sobrevive à curva Elf depois da largada, e quem consegue entrar de pé embaixo entre a Wurth e a Campsa sem visitar a brita. Todos os resultados e resumos aqui no blog.

Até lá.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares