F1 2019 - 4ª Etapa T1 - Espanha - Resultados e Resumos

Resquícios do Canadá


Mal saímos do Canadá e a chuva cruzou o oceado e nos acompanhou até a Espanha para as 33 voltas da 4ª etapa da SPEED RB CHAMP. Parece premeditado, mas o mesmo cenário aconteceu e em maior intensidade.

Etapa conturbada! Não faltou confusão. O que estava previsto, aconteceu o imprevisto. Para o púbico que esperava muitas disputas, presenciou muita barbeiragem e poucos pegas.

Uma semana sem muitos assuntos no paddock da SPEED RB CHAMP. Os pilotos estavam mais comedidos, depois da etapa anterior, tinha piloto que ainda estava com o macacão no varal secando depois do temporal.

Enquanto Perigo e Malvo discutiam em um bar nas proximidades sobre como melhorar o cheater já pensando em uma provável chuva, Golpe Baixo tentava vender equipamentos de pilotagem (volante) de segunda linha e demais bugigangas para angariar fundos e comprar peças sobressalentes que faltaram depois da etapa anterior.

Golpe Baixo e sua bancada de venda levantando fundos para equipe

Na surdina da noite o piloto da cor lavanda, ou melhor, Racing Point, é visto tentando achar o rumo do seu motor home. Comentários após a etapa anterior é que Stallone Cobra ficou meio desacreditado no seu potencial e resolveu entrar pra vida alcoólica, mas ainda diz que vai cumprir o contrato e que seu único objetivo ainda é se encontrar em condições sóbrias na pista com NoGa.

Stallone com seu único motivo na competição.

Dos pilotos que não compareceram, Greg (Hass) e GalinhaGOD (Toro Rosso) foram vistos juntos saindo de uma casa de banhos termais ao sul da Catalunha. Os boatos que correm no paddock é de uma possível união na próxima temporada para formar uma nova dupla.

Bertiworld depois da péssima corrida no Canadá, onde perdeu o rumo de casa inúmeras vezes, esperava se recuperar na Catalunha, vinha bem nos treinos, mas seu histórico de corridas ruins vem aumentando seu currículo.

Já o piloto de Woking, Drew, começou a ter mais consistência e apresentou boa evolução, ao menos nesta etapa, conseguiu terminar uma corrida completa sem muitos erros e fazendo até uma razoável volta na casa dos 1min40s, pouco mais de 2s para o penúltimo colocado.

Carro de Drew em ajustes antes do qualify

Agora os tifosi estão p#$%@* com NoGa. Depois de lhes dar esperanças no qualify, o piloto ferrarista amarelou e não conseguiu honrar um lugar mais alto para os fanáticos italianos. NoGa não conseguiu puxar o arreio do cavalinho e perdeu o controle da corrida. Com estratégia diferenciada para tentar recuperar o prejuízo, não conseguiu espantar o fantasma da etapa anterior em que a sua estratégia não deu certo.

Tifosis em delírio na torcida por NoGa

QUALIFY

Coloca mais água nesse feijão que ta chegando mais gente. Foi o comentário de NoGa depois de fazer um ótimo 4º lugar na classificação e estufar o peito na coletiva de imprensa pós qualify, mesmo quase ficando sem combustível em uma das voltas.

Quem não pode dizer o mesmo foi Golpe Baixo, como o nome já diz, quando estava em volta lenta após marcar o 2º melhor tempo, atrapalhou seu companheiro de equipe, Bottas, arremessando uma latinha de cerveja vazia que estava no seu cockpit contra Bottas. Os comissários analisaram e entenderam que por se tratar de uma latinha da Glacial, não merecia passar impune, perda de 5 posições no grid de largada. Outro piloto punido foi Stallone Cobra, que em volta de retorno ao pit, errou a entrada e voltou contra mão, bizarrice do jovem piloto.

Malvo cravou o melhor tempo, enquanto seu arquirival Perigo resolveu ir dar uma cochilada depois de zerar uma panela de arroz branco e 1 litro de groselha no almoço, perdeu a hora do qualify e quando acordou já tinha acabado sem tempo para dar uma volta lançada.

Malvo em volta rápida que garantiu mais uma pole

Drew mesmo com um tempo muito alto, se houvesse a regra dos 106% o piloto da McLaren não largaria, conseguiu sua melhor classificação em 16º lugar. Com Greg e GalinhaGOD de fora, confira como ficou a classificação final.

Golpe Baixo fez 1:22,375 mas foi punido. Destaque para Stallone Cobra e sua desclassificação.


RACE

Parece perseguição, mas ela está aí pra lavar a alma, literalmente, dos pilotos e deixar todo mundo revoltado. Das 4 etapas até o momento, 3 foram abaixo de chuva. E desta vez veio com força. Um temporal assolou o início da corrida. Enquanto alguns ficavam resmungando, outros estavam ascendendo vela, outros recalculando estratégia, enxugando o cockpit, e por aí vai. Pior ainda para Bertiworld que ajustou setup para tempo seco.

Largada boa de Malvo que manteve a tranquilidade e seguiu firme na ponta. Bertiworld que completava a primeira fila patinou e caiu para o meio do pelotão. NoGa que estava todo empolgado em largar nas cabeça, saiu como um alucinado.
Enquanto lá no fundão, era uma briga de empurra empurra pra conseguir se manter na pista.

Malvo não é ameaçado nas primeiras voltas

Perigo que largou em 18º veio escalando o pelotão e rapidamente já estava no top10 mirando Malvo. Golpe Baixo que perdeu posições no qualy, procurou garantir espaço para recuperar os ponteiros.

Drew ficou assistindo lá do fundão pra ver se sobrava uma beirada de posição. Em momento em que Golpe Baixo tira pano de chão pra limpar o retrovisor, se desconcentra e Russell toca ele por trás, jogando pra fora da pista. Cai para o fim do pelotão e tem que recomeçar tudo de volta.

Golpe Baixo se atrapalha tentando enxugar o retrovisor

Na volta 10 Perigo já está em 2º na caça de Malvo, enquanto Bertiworld briga para manter o carro na pista, NoGa e Golpe Baixo trocam farpas no miolo. Pior para o piloto ferrarista, que é convidado a dar um passeio na brita. Drew até o momento já era retardatário, mas já com boa evolução, conseguindo acompanhar um pouco mais de perto Stroll e Giovinazzi.

Perigo na caça de Malvo

Primeira janela de pit aberta e também estava aberta as estratégias. Nesse momento a chuva já tinha dado uma acalmanda. Quem deu o pulo do gato foi Malvo, que ficou uma volta a mais e rapidamente colocou pneus intermediários contando com a redução da chuva.

Deu certo! Perigo não se atentou e acabou mantendo pneus de chuva. A chuva mantém a densidade, mas quem não mantém a densidade e perde a paciência é Bertiworld que logo na volta após o pitstop vai visitar a brita e fica atolado. Fim de prova para o piloto.

Bertiworld abandona após seu pit stop

Golpe Baixo e NoGa sem muito brilho até essa metade, basicamente estavam em uma montanha russa, sobe e desce de posições, bate e roda, reclama e xinga, psicológio afetado dos combatentes. Drew se ve em uma enrrascada quando fica em meio ao pelotão dos ponteiros e dos concorrentes a posições. Hora tem que deixar passar, hora de atacar posição, sai da pista. Dia difícil para o piloto de Woking.

Drew vem em contante evolução, mas ainda há muito o que melhorar

Na reta final da corrida, começa o embate entre Malvo e Perigo pela liderança. Perigo começa a tirar a diferença, mas na ansiedade, comete alguns erros e deixa Malvo abrir boa vantagem, que foi o suficiente para fazer mais um pit stop e colocar composto de pista seca, nessa altura a chuva já tinha praticamente parado e a pista secando.

NoGa de tanta briga no meio do pelotão, já estava sem pneus, era constantemente chamado para novo pit stop. O já cansado NoGa estava que nem a cor do carro dele mandando o engenheiro para aquele lugar, ignorando as ordens da equipe.

NoGa estressadinho com o engenheiro

Quem teve pouco brilho e estava além das suas apresentações nas duas primeiras etapas, foi Stallone Cobra. O time da Racing Point não conseguiu o melhor equilíbrio do carro para este fim de semana e o piloto pouco pode fazer para ameaçar a zona de pontuação.

Stallone Cobra em ação apagada

Nas ultimas voltas já com o pelotão disperso e sem muitos pegas, foi uma disputa pela hot lap. Uma hora era Golpe, hora Perigo, mas por fim Malvo consegue a hot lap com boa vantagem e consolida mais 1 ponto para conta.

Fim de prova! Malvo sem muitos sustos vence a segunda seguida, embolando o campeonato com os mesmos pontos de Perigo. Perigo vem em segundo e fechando o pódio, Bottas. Golpe Baixo faz corrida atípica e chega na sua pior posição até o momento, 13º. NoGa vem na sequência em 14º enquanto Drew chega na sua melhor posição, 17º.

Confira abaixo o resultado oficial


Após a 4ª etapa, temos Perigo e Malvo empatados com 88 pontos. Como o critério de desempate é a quantidade de vitórias, segundos lugares, terceiros lugares e assim sucessivamente, e até mesmo em hot laps (2 para cada), ambos estao empatados em todos os critérios. Item a ser discutido ainda com os pilotos para incluir novo critério se assim permanecer. Uma boa disputa entre o piloto da Renault e da Alfa Romeo que se desenhará ao longo do campeonato.

Cena corriqueira da Alfa Romeo, Renault e Mercedes no pódio

Golpe Baixo vem em terceiro à 46 pontos dos líderes. Mais adiante aparece Stallone Cobra com 24 pontos na 7ª posição, 4 pontos à frente de Greg da Hass. NoGa mantém seu 1 pontinho conquistado no GP do Brasil aparece na 16ª posição. Já Bertiworld que vem bem nos treinos e na classificação, não estreou ainda no campeonato, se junta aos roda presa do GalinhaGOD e Drew, com zero pontos, ocupando a 18ª, 19ª e 20ª posição respectivamente.

Pódio




Áudio dos pilotos

Entrevista 3º colocado - Bottas

Entrevista 2º colocado - Perigo

Entrevista 1º colocado - Malvo


Confira abaixo a classificação oficial após 4 etapas.



Próximo encontro é na próxima quinta-feira (22) no circuito virtual de SpaFrancorchamps, um desafio e tanto, pois é a pista mais temida pela Eau Rouge, e se ainda tiver clima instável para chuva, será um desespero total. Vamos ver se a hegemonia de Malvo e Perigo se mantém, se Bertiworld consegue manter os bons resultados dos treinos, Golpe Baixo e Greg para entrar no bolo dos ponteiros, NoGa coloca o fim do jejum dos tifosi e Drew com GalinhaGOD tiram o pé do freio.

Resultados e resumos serão conferidos aqui neste canal com sua dose sarcástica e apimentada de comentários.

Até lá

Comentários

Mensagens populares