F1 2019 - 5ª Etapa T1 - Bélgica - Resultados e Resumos

Nos embalos da Eau Rouge


Uma etapa com muitos pegas acirrados e erros fatais que culminaram em um novo vencedor depois das 4 primeiras etapas serem dominadas por duas equipes no posto mais alto do pódio.

Spa-Francorchamps é mesmo uma das pistas mais prazerosas de guiar na opinião da maioria dos pilotos. Nos longuínquos 7km de subidas e descidas, tivemos muitos pegas por todas as posições do grid.

Hegemonia quebrada da Renault e Alfa Romeo que vinham se alternando em vitórias com os pilotos Perigo e Malvo, que de quebra ainda figuraram no pódio de Spa, mostrando que realmente são os pilotos a serem batidos e que essa é a principal disputa dos holofotes para ver quem leva o caneco ao fim desta temporada.

Bertiworld enfim chegou na zona de pontuação e conseguiu marcar seus primeiros pontos no campeonato com uma vitória meio que na "sorte", soube manter o ritmo e a distância para os oponentes.

Bertiworld em concentração para o qualify

Quem figurou na zona de pontuação e pontuou bem foi NoGa com um excelente 4º lugar mostrando que a Ferrari esta viva no campeonato. Golpe Baixo depois de uma horrorosa aparição na Espanha, também fez corrida regular somando mais 10 pontos com o 5ª lugar.

O pessoal da Hass está contente com a volta de Greg. Depois da ausência na Espanha, Greg também somou mais alguns pontos com corrida regular, apesar de alguns sustos durante a corrida e largada em uma modesta 12ª posição, conseguiu se impor e segurar um 6º lugar.

Greg comentando sua preparação para a corrida

Stallone Cobra e seu possante rosa não ameaçaram muito, largando em 4º até esboçou um ataque na largada em cima de Golpe Baixo, mas tirou o pé na Eau Rouge, caiu algumas posições e viu Malvo e NoGa fungando o cangote, Stallone que de Cobra não tem nada, amoleceu as posições.

A Toro Rosso e a McLaren reconhecem os esforços de GalinhaGOD e Drew, mas os acertos dos carros que os pilotos estão mapeando não está trazendo bons resultados para somarem seus primeiros pontos. Contudo, todo o paddock esta torcendo para que esses bárbaros guerreiros evoluam sua tocada.

Equipe da Toro Rosso fazendo os últimos ajustes para a corrida

Aquela briguinha de Stallone Cobra e NoGa que vem se prometendo desde a primeira etapa na Áustria parece que vai virar conversa de comadre. Até esboçaram alguns insultos amorosos mas nada que fosse criar uma certa expectativa pela mídia.

O que mais estava assustando o rádio das equipes é que alguns pilotos estavam constantemente e insistentemente discutindo sobre "dildos", claro, não vamos descrever aqui porque não faz o menor sentido mencionar a vida dupla que alguns pilotos levam nas horas vagas.


Qualy

Vamos ao que interessa. O sol, ah o sol! enfim estava estralando a testa dos melindroso pilotos, e mesmo assim ainda estavam reclamando do reflexo que batia na vizeira na descida entre as curvas Pouhon e a Campus. Reclamam de chuva e reclaman de sol, melhor mesmo é enfiarem um pinico na cabeça e correr de carrinho de rolimã porque são pior que Saci de patinete.

O qualy começou com polêmica. Malvo apressadinho saiu pra formar a fila no pit lane e levou uma cutucada por trás do Giovinazzi. Malvo enfurecido olhou pelo retrovisor e viu Giovinazzi dando aquele sorrisinho maroto do tipo "nos vemos depois bonitão". Malvo se derreteu todo e assumiu as 5 posições de punição no grid de largada em favorecimento do seu novo afair parceiro de equipe. Com isso, Malvo que largaria na pole com um excelente tempo de 1:45,745 largou em 6º. Sendo assim, Perigo assumiu a ponta seguido de Bertiworld e Golpe Baixo.

                                          Malvo lamentando sua punição após o qualify

Stallone Cobra e NoGa que tem disputa particular estavam na segunda e terceira fila respectivamente. Stallone cravou 1:48,194 e NoGa 1:48,217. Embora a promessa de partir um ao outro no meio, ficou só para a corrida. Não menos deixaram de fazer suas provocações durante o qualy. Stallone até tentou atrapalhar a volta para que NoGa desse uma lambida no muro, porém a joaninha voadora estava atenta e evitou maiores contatos.

O time da Hass estava meio apagada nesse qualify. A dupla de Las Vegas que sempre incomodavam nos treinos, dessa vez foram bem apáticos. Enquanto Greg não conseguia fazer as pazes dom a Eau Rouge, seu companheiro fez somente 1 giro depois de arrebentar a fuça na retomada da La Source. Greg que largaria na 7ª posição, mas de tanto passar na Eau Rouge como uma reta, ocarionou vários cut track e foi punido em 5 posições, 12ª posição para o piloto do bigode fino.

Um erro inimaginável aconteceu com Drew e GalinhaGOD. Ambos foram para a pista com pneus de chuva. O radar metereológico das duas equipes estava focado mais ao norte na Holanda e nem se deram por conta que os pingos de "chuva" que caíram no pit lane era na verdade o Sr. Vince que estava lavando as vidraças do segundo andar do paddock. Os chefes de equipes mudaram a estratégia e mandaram os pilotos com composto de chuva, e eles confiantes foram assim mesmo. Drew fechou com o tempo de 2:06,932 e GalinhaGOD 2:16,565. Posições 19ª e 20ª respectivamente. Confira abaixo o grid e largada.


Race

Como toda noite que antece as corridas, sempre há muita movimentação no paddock, entrevistas, festas, jogos, brigas e dança das cadeiras. Como a rádio peão é mais rápida que a velocidade da luz, rumores rondam os corredores do paddock que NoGa está realizando um movimento para disputarem corridas de Rally e pretende levar uma boa fatia do grid para as competições de destruction derby. Contudo, Bertiworld que já deu a deixa para os pilotos que pretende realizar um mini campeonato de Classic, o que é extremamente difícil acontecer pois a geração que aqui formada nesse grid diz não ter culhão para segurar os clássicos devido a não ter nenhuma tecnologia embarcada.

Tempo bom para as 22 voltas de Spa

É claro, não podemos deixar de mencionar em um parágrafo que as noitadas dos pilotos são bem extensas. Stallone Cobra o rei do destilado garantia a festa do boteco aos fundos do seu box, enquanto Golpe Baixo reservava latinhas para levar no seu cockpit no dia seguinte. Perigo não muito menos deu sumiço na noite anterior e só apareceu com a cara inchada (o que já é normal) alguns minutos antes da race.

Antes da virada da sessão aquele silêncio na expectativa do clima (leia-se aqui sol ou chuva), até que soa aquele alívio entre os pilotos com o sol estampando os capacetes dos cabeça de gasolina. A correria aumenta. Piloto revendo estratégia, outros tomando mais um gole de cachaça, outro gritando do banheiro pra esperar, McLaren e Toro Rosso trocando compostos para pista seca, e tudo pronto para as 22 voltas de Spa.

Enfim tempo seco

Boa largada de Perigo trazendo Bertiworld na sua cola, dessa vez o piloto da RedBull conseguiu fazer uma boa largada, mas após a Eau Rouge, onde só se ouvia gritos histéricos dos pilotos pela força G vertical que ela proporciona, Golpe Baixo aproveitando o vácuo conseguiu passar Bertiworld e já estava na cola de Perigo, só que quando ele grita no rádio "é agora que eu me consagro", o piloto roda sozinho na Les Combes e viu a briga pela vitória escorregar pelos dedos.

Pilotos procuram melhor traçado para tangenciar na La Source

Malvo que também faz ótima largada pulando pra terceiro após passar Stallone Cobra, se envolveu em confusão e caiu para o fim do grid. Aliás, vários pilotos se envolveram em enroscos nessa primeira volta. A chiadeira era tanto no rádio que não se entendia quem estava onde, ou que estava acontecendo.

Primeira curva pilots conseguem sair ilesos após a largada

Algumas curvas mais adiante, mais precisamente na saída da Stavelot e entrada na Paul Frère, Perigo estampa a muro e vê o mundo ao contrário. Bertiworld que vinha a pouco mais de 1s de distância conseguiu desviar do piloto da Renault e desde então não perdeu mais a ponta.

Spa é uma pista fantástica e não permite erros, mas alguns pilotos passaram do ponto e foram verificar outras extensões aos arredores do circuito, especialmente GalinhaGOD que parou no retão da Kemmel Straight para comer um churrasquinho com a torcida, Drew passou em seguida e aí que GalinhaGOD se deu conta de voltar à corrida, afinal, seu principal adversário estava à sua frente.

Golpe Baixo segue se recuperando

Janela de pit stops aberta e nada de surpresas. Bertiworld manteve uma boa distância até sua parada para voltar à frente de Perigo. Este por sinal fez parada antecipada para ver se conseguia tirar a diferença na pista mas não foi o suficiente. Malvo que vinha escalando posições, mas há alguns quilômetros, não esboçou ameaça.

E nada de "arrânca cepo" entre NoGa e Stallone Cobra. A temperatura baixou entre os nervosinhos pilotos, parece que foi somente saliva jogado no ventilador à toa. Entretanto, ambos estavam fazendo uma boa corrida. NoGa e Stalone frequentavam a turma do top10, mas Stallone brigando freneticamente com Gasly e Hülkenberg entre a 8ª e 10ª posição.

Stallone em ação sem ação pra cima de NoGa

Golpe Baixo que vinha em recuperação estava em 6º, e depois de sua parada ganhou a posição de Greg, subindo para 5º lugar. Pit stop de Greg demorou um pouco além da conta ocasionou a perda da posição, travou a pistola do mecânico na hora da troca perdendo segundos preciosos.

Drew já estava indo para sua segunda parada, depois de fritar os pneus na primeira volta na Source, o composto ficou quadrado e prejudicou o desempenho do piloto da McLaren. O DeusGalizé, melhor, GalinhaGOD, modestamente vinha ganhando algumas posições após a primeira janela de pit até dar uma bicada no Russel fazendo que o piloto da Williams cometesse erro na troca de marchas quebrando assim sua caixa de câmbio, GalinhaGOD também perdeu algumas posições caindo para 19ª posição.

Drew segue na luta pra melhorar seu desempenho

No segundo stint de corrida, pouca movimentação no grid, com a maioria já disperso a briga mesmo estava entre o pelotão que estava fora da zona de pontuação de olho no 10º Hülkenberg, uma boa briga entre 11º Magnussen e 15º Stroll pra quem conseguia chegar no piloto da Renault.

GalinhaGOD também ainda não estreou bem no campeonato

Com 41min e 16seg de corrida, Bertiworld vence a primeira na temporada quebrando uma sequência da Renault e Alfa Romeo, marcando seus primeiros pontos, tirando o dedo das profundezas do zibúbis e tirando a equipe da incômoda posição da lanterna na tábua de construtores. Confira abaixo o resultado oficial após a 5ª etapa.



Pódio




Entrevista dos pilotos

Entrevista 3º colocado Malvo

Entrevista 2º colocado Perigo

Entrevista 1º colocado Bertiworld

A próxima parada é na terra dos tifosi. NoGa pintou o cabelo com as cores da bandeira da Itália e se diz incorporado pelo espírito ferrarista, o mesmo promete uma grande apresentação e a meta é levar o time ao pódio. Porém o mesmo esta tenso porque a máfia italiana esta de olho no piloto caso não cumpra a promessa.

Perigo e Malvo vem forte para esta etapa e prometem boa recuperação. Golpe Baixo que conseguiu arrecadar bons fundos com vendas de bugigangas, traz um novo pacote aerodinâmico para seu bólido e também está confiante para Monza.

Monza por ser uma pista de alta e poucas curvas, é esperado um melhor desempenho dos pilotos Drew e GalinhaGOD. Os dois já deram declaração que estão tomando suco de batata doce com gengibre pra ver se dão uma leve emagrecida e favoreça no peso do carro para ganhar alguns km a mais no giro final.

Resultados e resumos serão conferidos aqui neste canal com sua dose sarcástica e apimentada de comentários.

Até lá.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares