F1 2019 - 6ª Etapa T1 - Itália - Resultados e Resumos
Sintonizados na Parabólica!
Chegamos a metade do campeonato meus amigos. Regados de pizza, vinho e
muitas punições, a 6ª etapa da SPEED RB CHAMP trouxe boas emoções e grandes
disputas no veloz circuito de Monza.
Enquanto os fervorosos tifosi estavam anciosos por uma boa atuação de NoGa
correndo em casa, Stallone Cobra e Bertiworld deram show em bela disputa
pela vitória.
Novamente e infelizmente ficamos sem a presença dos bravos pilotos Drew e GalinhaGOD, empobrecendo um pouco o grid. Drew a que tudo indica, depois de um dia desfilando a bota no meio do mato, esteve sob ordens da esposa quando chegou em casa e não pode alinhar seu bólido, enquanto GalinhaGOD nem sinal de vida, más línguas falam que o piloto da Toro Rosso esteva em uma sessão de Pilates para reabilitar sua essência de piloto.
Malvo e Perigo repetiram o feito de Spa, as barbeiragens resultaram em contratempos logo no início e ficaram de fora da briga pela ponta boa parte da corrida. Reagiram no fim, mas não foi o suficiente.
Golpe Baixo depois de desentender com alguns adversários, não conseguiu
negociar algumas ultrapassagens e foi convidado a sair da pista, obrigando o
piloto a fazer corrida de recuperação.
Ponto baixo da etapa ficou por conta do piloto Greg da Haas. Em meio a
disputa pela zona de pontuação, Greg olhou pra fora da janela de seu recinto
e viu a empresa de energia desligando seu relógio de energia. Greg até tentou argumentar que o pagamento estava em dia, tentou até uma
propina, mas não foi possível.
NoGa fez o dever de casa, ou seja, levar alguns pontinhos já que seu
companheiro Leclerc, sequer pontuou. O piloto da casa até flertou com o
pódio, mas alguns erros em pista tiraram a esperança dos tifosi.
O que podemos ver nessa primeira metade do campeonato é a evolução de alguns pilotos e o estreitamento na disputa por pontos. Destaque para Bertiworld que ganhou sua segunda consecutiva e vem em boa evolução -"Está certo que contei novamente com erros de meus adversários, e não tinha carro para vencer, mas sim, tinha carro para pódio." - comenta o piloto da Red Bull que teve um horrível começo de campeonato sem pontuar em nenhuma das 4 primeiras etapas.
Números demonstram também que Stallone Cobra vem cada vez mais se aproximando dos ponteiros, mostrando uma boa consistência nas classificações e acerca do top5. Greg e Golpe Baixo que iniciaram muito bem o campeonato, tiveram um leve declínio na últimas etapas. Os pilotos alegam que não estão conseguindo manter a estabilidade em disputas por posições e estão desfilando aos arredores da pista tornando difícil a recuperação.
Golpe Baixo até figurou no pódio com dois terceiros lugares logo nas duas
primeiras etapas, porém depois a disputa interna na equipe com Bottas o
deixou mais desestabiizado.
Os dois pilotos que começaram dominando o campeonato, Perigo e Malvo continuam sendo os principais postulantes ao título. Mesmo com as últimas barbeiragens em Spa e Monza, mantiveram a conscistência na zona de pontuação e continuam nas cabeças da tabela de classificação.
E ainda continuamos na torcida por um melhor resultado de GalinhaGOD e Drew. Os pilotos da Toro Rosso e McLaren respectivamente, estão perdendo feio para seus parceiros de equipe em Qualify e Race. Sabemos que quando chegamos à metade do campeonato, as conversas e boatos da dança das cadeiras se iniciam.
Muita especulação para quem vai continuar o contrato na próxima temporada
ou de quem vai assistir as corridas no sofá de casa. GalinhaGOD e Drew estão no radar das polêmicas e no
entanto são o assunto do momento se realmente haverá renovação de contrato
ou acordo entre bota e traseiro. Para os especialistas, única solução para mantê-los, é um aporte financeiro de peso para comprar o
assento.
Expectativas criadas para dois pilotos que estão tentando se adequar tecnicamente em infraestrutura para alinhar no grid. Alexis e Gaiteiro estão de olho nessas vagas caso não haja renovação -"Ah, sabemos que os resultados atuais deles (Drew e GalinhaGOD) não vem agradando suas equipes, eu estou aqui, pronto, só alguns detalhes técnicos e financeiro que pretendo trazer para compor uma das vagas." - comenta Alexis.
Gaiteiro promete trazer o patrocínio das linguíças Spitzner um bom acordo
financeiro para comprar algum dos assentos e a que tudo indica é que ambas
as equipes estão realmente precisando de dinheiro injetado para desenvolvimento do carro da próxima temporada.
Não temos nenhum dado estatístico de Alexis
e Gaiteiro em pista, então sabemos que, o alinhamento no grid se dará por
conta de patrocínio, deixando aquela dúvida se terão competência para disputar a próxima temporada -"Meu medo é que os dois sejam que nem o Pastor Maldonado."- comenta Jean Todt, presidente da FIA.
Qualify
Monza é uma pista de alta onde os pilotos mantém sua aceleração máxima por mais da metada da volta, e é quebrado o ritmo por trechos bem complicados. Se engana quem pode entrar com o pé embaixo na Variante Ascari, ali muitos dos pilotos tiveram suas voltas arruinadas, bem como na Prima Variante, onde em média a redução brusca da velocidade de 350km/h para pouco menos de 100km/h. E nessa pegada que os pilotos foram para os 30min de classificação em busca do melhor giro.
E o bando de mimizentos até que fez bonito. Os 7 postulantes aos quebra
quebra marcaram os 7 primeiros giros com destaque para Perigo e Malvo que
forma os únicos que fizeram o tempo na casa dos 1:21.
Depois, Bertiworld, Stallone Cobra e Golpe Baixo muito próximos na casa de
1:22 e fechando o top7 Greg e NoGa na casa dos 1:23. NoGa fazendo mais de
1seg para Gasly o oitavo, demonstrava que os pilotos estavam muito bem afiados para deixar os bots no chinelo. Confira abaixo o
resultado do Qualify.
Race
Tudo pronto para os pilotos percorrerem 5.793m das 27 voltas de Monza totalizando 156.411km, osso duro para essa gambazada superar, mas nada tirou o sono do público que lotou o circuito e pode presenciar ótimos pegas. Antes mesmo dos carros alinharem no grid, um corre corre intenso no box da Ferrari. Perceberam um vazamento de óleo na caixa de câmbio do piloto NoGa e correram contra o tempo para deixar tudo em ordem e colocar o carro no grid de largada. NoGa até tinha sugerido comprar bananas verdes para colocar no lugar do óleo, pois a banana resulta em uma oleosidade que pode ajudar, lógico, não foi aceito pelos mecânicos essa burrice.
Corre corre nos boxes de NoGa
Largada frenética, cada um procurando melhor espaço para a primeira
tomada na primeira variante. Malvo larga bem com Perigo na cola trazendo
Bertiworld com Stallone no retrovisor. NoGa também larga bem e contorna em
6º na primeira variante. Golpe Baixo engasga o câmbio e patina na largada
caindo algumas posições. Greg larga mais comedido e mantém sua
posição.
Porém, logo na tangência da primeira variante, Malvo passa do ponto de
frenagem e passa reto trazendo Perigo no embalo que ainda consegue segurar
o carro mas mesmo assim corta caminho. Bertiworld e Stallone Cobra
aproveitam e conseguem ganhar a posição de Malvo e seguem na caça de Perigo.
Enquanto isso lá na meiúca, NoGa, Golpe Baixo e Greg seguem batendo roda
com os bots.
Depois de se dispersarem na Di Lesmo, Perigo atacou demais a Variante
Ascari e roda bem na frente de Bertiworld, que desvia tirando tinta e
colocando o carro na grama, consegue assumir a liderança. Perigo alega que
os pneus sofreram descompressão. Stallone Cobra segue a longa distância. NoGa em
quarto traz Greg na cola com mais adiante Golpe Baixo depois de morder a
língua ao mastigar errado o chiclet, se engasga e perde mais algumas
posições. Malvo vem escalando posições com Perigo remando tudo de volta.
O que mais aparecia na tela dos comissários era solicitação de punição de corte de
pista. Foi um show de pilantragem e o principal trecho era a Variante
Ascari. A maioria dos pilotos ultrapassavam os limites de pista
tentando ganhar tempo, porém não estavam impunes dos olhos dos comissários. Antes
fosse somente isso, teve piloto que por barbeiragem não consegue segurar
ponto de frenagem em disputa de posição, ocasionando colisão e tomando
punição.
Um verdadeiro show de horrores. Tirando isso, até a primeira perna de
parada nos boxes, Bertiworld já abria mais de 30s para o segundo coloca
Stallone Cobra que também trazia a curta distância, Perigo em grande
recuperação.
Movimentação intensa nos boxes para a primeira janela de paradas. Time do
piloto Greg deu até migué no time de Golpe Baixo que em momento que os
dois estavam em disputa pela zona de pontuação, fez com que Golpe Baixo
entrasse primeiro no pit, com isso Greg ganha a posição. Porém na volta seguinte
foi a vez de Greg parar, mas o mesmo não conseguiu abrir a vantagem
necessária e ainda por cima, teve corte de energia por falta de pagamento
e teve que encostar o carro na garagem. Fim de prova para Greg.
Lá na frente as posições pouco se alteraram depois da janela de pit. Quem
vinha confiante era NoGa que chegou a figurar um pódio por alguns
intantes, mas não conseguiu manter o ritmo. Malvo que pouco apareceu, na
reta final já dava indícios que estava querendo briga pela ponta. Perigo vinha na cola
de Stallone de olho em Bertiworld, e o acúmulo de punições por cut track
aumentavam para Perigo e Stallone.
Faltando 10 voltas para o fim, em uma vacilada de Bertiworld na criminosa
Variant Ascari, perde o controle e sai da pista, perdendo toda sua
vantagem de mais de 20s. Stallone que vinha em seguida conseguiu ganhar a
posição.
Daí pra frente Bertiworld foi em busca da recuperação, mantendo pouco
mais de 3s para Perigo e 1s atrás de Stallone. A vantagem de Bertiworld é
que Stallone já com pneus bem gastos não conseguia abrir vantagem,
portanto, encostou rapidamente.
Foram 4 voltas de troca de posições pela liderança entre Stallone e
Bertiworld, desde andar side by side na veloz Parabólica até disputa
apertada na Ascari. Foi um pega que levantou a torcida que estava já
conformada com o resultado até aquele momento. Com essa troca intensa pela liderança,
Perigo que vinha em terceiro só observava de camarote torcendo por um
enrosco de Stallone e Bertiworld.
Essa disputa também fez com que Malvo se aproximasse. O piloto da Alfa
Romeo que bateu lata com Golpe Baixo e NoGa, já abria boa vantagem e
seguia na cola de Perigo. Por fim, em um ataque de Stallone sem
precendentes, foi afoito demais e acabou errando na segunda variante, levando com ele
também Perigo. Um refresco para Bertiworld que já estava com o bigode
suado. Perigo encostou em Stallone e em disputa por posição na primeira
variante, Stallone provoca novo cut track e mais punições por tempo para os dois,
que foi o suficiente para Malvo que vinha em quinto, ganhar posições e
abocanhar o segundo posto.
Golpe Baixo que mais remou a corrida inteira, fez grande pega com seu
companheiro Bottas. Mas como o finlandês estava com 2 voltas a menos de
pneus, sobrou mais borracha pra queimar e manter a vantagem. NoGa a essa
altura já fazia tchauzinho para a torcida. O piloto da Ferrari tinha boa vantagem para
Bottas e foi só manter o ritmo sem sacrificar muito os pneus. No resumo
das punições que formaram o pódio, Perigo bateu o recorde com +14s no
tempo final de prova, seguido por NoGa com +10s e Stallone +6s.
Segunda vitória seguida de Bertiworld, trazendo Malvo em segundo depois
das punições de Stallone e Perigo, e fechando o pódio, Stallone subiu em
terceiro para tomar seu primeiro espumante Cidra. Perigo ainda conseguiu
chegar em quarto marcando importantes pontos pela briga direta com Malvo. NoGa chega me
quinto, um bom resultado para a alegria dos fanáticos italianos com Golpe
Baixo em sétimo lugar.
Resultado oficial GP da Itália
Pódio
Entrevistas
Entrevita 3º colocado: Stallone Cobra
Entrevista 2º colocado: Malvo
Entrevista 1º colocado: Bertiworld
Com a primeira metade do campeonato finalizada, temos 3 vencedores que
venceram duas vezes cada, porém Perigo e Malvo mais regulares que
Bertiworld, que apesar de vencer as últimas duas, foi muito irregular nas
primeiras quatro etapas.
Enquanto Greg entrava na fila da Celesc para deixar em dia sua dívida,
Golpe Baixo tenta entender com o time o ruim desempenho na etapa para
tentar um melhor resultado na próxima. NoGa vai correndo para o seu
motorhome e abre sua espumante Gotas de Cristal para comemorar bons pontos. Stallone Cobra foi visto
saindo com sua garrafa com mais alguns amigos e não foi encontrado até o
fechamento desta matéria, esperamos que esteja tudo bem com ele para a
próxima etapa.
Campeonato segue muito acirrado em posições isoladas. Malvo leva 1 ponto
de vantagem para Perigo na luta pelo título. Golpe Baixo está a 8 pontos a
frente de Bertiworld que leva 1 ponto para Bottas que também está 8 pontos
na frente de Stallone Cobra. Boa disputa também está no miolo para o top10 entre o 7º
e o 10º, e o combatente Greg está nesse bolo.
Confira abaixo a classificação oficial após Itália
Próxima parada agora é no fácil circuito de Mônaco. Um traçado molezinha
para esses calejados pilotos que conseguem andar de olhos vendados nessa
pista. Mônaco será um divisor de águas, pois um circuito misto de alta
intensidade iniciando a segunda metade do campeonato, pode ser decisivo para o
restante do campeonato. Quem pontuar bem aqui, pode levar grande vantagem
para as próximas etapas. Mônaco será disputado no próximo dia 05/11/2020 a
partir das 9h15min.
Resultados e resumos serão conferidos aqui neste canal com sua dose
sarcástica e apimentada de comentários.
Parabéns guri... Baita matéria 👏🏻👏🏻👏🏻
ResponderEliminar