F1 2019 - 6ª Etapa T1 - Itália - Resultados e Resumos

Sintonizados na Parabólica!

Chegamos a metade do campeonato meus amigos. Regados de pizza, vinho e muitas punições, a 6ª etapa da SPEED RB CHAMP trouxe boas emoções e grandes disputas no veloz circuito de Monza.

Enquanto os fervorosos tifosi estavam anciosos por uma boa atuação de NoGa correndo em casa, Stallone Cobra e Bertiworld deram show em bela disputa pela vitória.

Novamente e infelizmente ficamos sem a presença dos bravos pilotos Drew e GalinhaGOD, empobrecendo um pouco o grid. Drew a que tudo indica, depois de um dia desfilando a bota no meio do mato, esteve sob ordens da esposa quando chegou em casa e não pode alinhar seu bólido, enquanto GalinhaGOD nem sinal de vida, más línguas falam que o piloto da Toro Rosso esteva em uma sessão de Pilates para reabilitar sua essência de piloto.

GalinhaGOD se recuperando com sessões de pilates.

Malvo e Perigo repetiram o feito de Spa, as barbeiragens resultaram em contratempos logo no início e ficaram de fora da briga pela ponta boa parte da corrida. Reagiram no fim, mas não foi o suficiente.

Golpe Baixo depois de desentender com alguns adversários, não conseguiu negociar algumas ultrapassagens e foi convidado a sair da pista, obrigando o piloto a fazer corrida de recuperação.

Ponto baixo da etapa ficou por conta do piloto Greg da Haas. Em meio a disputa pela zona de pontuação, Greg olhou pra fora da janela de seu recinto e viu a empresa de energia desligando seu relógio de energia. Greg até tentou argumentar que o pagamento estava em dia, tentou até uma propina, mas não foi possível.

Greg abandona GP da Itália

NoGa fez o dever de casa, ou seja, levar alguns pontinhos já que seu companheiro Leclerc, sequer pontuou. O piloto da casa até flertou com o pódio, mas alguns erros em pista tiraram a esperança dos tifosi.

O que podemos ver nessa primeira metade do campeonato é a evolução de alguns pilotos e o estreitamento na disputa por pontos. Destaque para Bertiworld que ganhou sua segunda consecutiva e vem em boa evolução -"Está certo que contei novamente com erros de meus adversários, e não tinha carro para vencer, mas sim, tinha carro para pódio." - comenta o piloto da Red Bull que teve um horrível começo de campeonato sem pontuar em nenhuma das 4 primeiras etapas.

Números demonstram também que Stallone Cobra vem cada vez mais se aproximando dos ponteiros, mostrando uma boa consistência nas classificações e acerca do top5. Greg e Golpe Baixo que iniciaram muito bem o campeonato, tiveram um leve declínio na últimas etapas. Os pilotos alegam que não estão conseguindo manter a estabilidade em disputas por posições e estão desfilando aos arredores da pista tornando difícil a recuperação.

Stallone Cobra mostra evolução.

Golpe Baixo até figurou no pódio com dois terceiros lugares logo nas duas primeiras etapas, porém depois a disputa interna na equipe com Bottas o deixou mais desestabiizado.

Os dois pilotos que começaram dominando o campeonato, Perigo e Malvo continuam sendo os principais postulantes ao título. Mesmo com as últimas barbeiragens em Spa e Monza, mantiveram a conscistência na zona de pontuação e continuam nas cabeças da tabela de classificação.

E ainda continuamos na torcida por um melhor resultado de GalinhaGOD e Drew. Os pilotos da Toro Rosso e McLaren respectivamente, estão perdendo feio para seus parceiros de equipe em Qualify e Race. Sabemos que quando chegamos à metade do campeonato, as conversas e boatos da dança das cadeiras se iniciam. 

Muita especulação para quem vai continuar o contrato na próxima temporada ou de quem vai assistir as corridas no sofá de casa. GalinhaGOD e Drew estão no radar das polêmicas e no entanto são o assunto do momento se realmente haverá renovação de contrato ou acordo entre bota e traseiro. Para os especialistas, única solução para mantê-los, é um aporte financeiro de peso para comprar o assento.

Expectativas criadas para dois pilotos que estão tentando se adequar tecnicamente em infraestrutura para alinhar no grid. Alexis e Gaiteiro estão de olho nessas vagas caso não haja renovação -"Ah, sabemos que os resultados atuais deles (Drew e GalinhaGOD) não vem agradando suas equipes, eu estou aqui, pronto, só alguns detalhes técnicos e financeiro que pretendo trazer para compor uma das vagas." - comenta Alexis.

Gaiteiro promete trazer o patrocínio das linguíças Spitzner um bom acordo financeiro para comprar algum dos assentos e a que tudo indica é que ambas as equipes estão realmente precisando de dinheiro injetado para desenvolvimento do carro da próxima temporada.

Não temos nenhum dado estatístico de Alexis e Gaiteiro em pista, então sabemos que, o alinhamento no grid se dará por conta de patrocínio, deixando aquela dúvida se terão competência para disputar a próxima temporada -"Meu medo é que os dois sejam que nem o Pastor Maldonado."- comenta Jean Todt, presidente da FIA.

Alexis e Gaiteiro conversam sobre possibilidades de cockpit

Qualify

Monza é uma pista de alta onde os pilotos mantém sua aceleração máxima por mais da metada da volta, e é quebrado o ritmo por trechos bem complicados. Se engana quem pode entrar com o pé embaixo na Variante Ascari, ali muitos dos pilotos tiveram suas voltas arruinadas, bem como na Prima Variante, onde em média a redução brusca da velocidade de 350km/h para pouco menos de 100km/h. E nessa pegada que os pilotos foram para os 30min de classificação em busca do melhor giro.

E o bando de mimizentos até que fez bonito. Os 7 postulantes aos quebra quebra marcaram os 7 primeiros giros com destaque para Perigo e Malvo que forma os únicos que fizeram o tempo na casa dos 1:21.

Depois, Bertiworld, Stallone Cobra e Golpe Baixo muito próximos na casa de 1:22 e fechando o top7 Greg e NoGa na casa dos 1:23. NoGa fazendo mais de 1seg para Gasly o oitavo, demonstrava que os pilotos estavam muito bem afiados para deixar os bots no chinelo. Confira abaixo o resultado do Qualify.


Race

Tudo pronto para os pilotos percorrerem 5.793m das 27 voltas de Monza totalizando 156.411km, osso duro para essa gambazada superar, mas nada tirou o sono do público que lotou o circuito e pode presenciar ótimos pegas. Antes mesmo dos carros alinharem no grid, um corre corre intenso no box da Ferrari. Perceberam um vazamento de óleo na caixa de câmbio do piloto NoGa e correram contra o tempo para deixar tudo em ordem e colocar o carro no grid de largada. NoGa até tinha sugerido comprar bananas verdes para colocar no lugar do óleo, pois a banana resulta em uma oleosidade que pode ajudar, lógico, não foi aceito pelos mecânicos essa burrice.

Corre corre nos boxes de NoGa

O tempo estava favorável, calorão fervendo a careca do Stallone, Perigo lambia um sorvete, Golpe Baixo chamando o cara do espetinho na torcida, Bertiworld chocando a cerveja no copo, Malvo flertando com seu companheiro Giovinazzi e 
Greg de óculos escuros tomando um sal de fruta depois de vomitar 18 vezes da bebedeira na noite anterior.

Largada frenética, cada um procurando melhor espaço para a primeira tomada na primeira variante. Malvo larga bem com Perigo na cola trazendo Bertiworld com Stallone no retrovisor. NoGa também larga bem e contorna em 6º na primeira variante. Golpe Baixo engasga o câmbio e patina na largada caindo algumas posições. Greg larga mais comedido e mantém sua posição.

Largada para o GP da Itália

Porém, logo na tangência da primeira variante, Malvo passa do ponto de frenagem e passa reto trazendo Perigo no embalo que ainda consegue segurar o carro mas mesmo assim corta caminho. Bertiworld e Stallone Cobra aproveitam e conseguem ganhar a posição de Malvo e seguem na caça de Perigo. Enquanto isso lá na meiúca, NoGa, Golpe Baixo e Greg seguem batendo roda com os bots.

Depois de se dispersarem na Di Lesmo, Perigo atacou demais a Variante Ascari e roda bem na frente de Bertiworld, que desvia tirando tinta e colocando o carro na grama, consegue assumir a liderança. Perigo alega que os pneus sofreram descompressão. Stallone Cobra segue a longa distância. NoGa em quarto traz Greg na cola com mais adiante Golpe Baixo depois de morder a língua ao mastigar errado o chiclet, se engasga e perde mais algumas posições. Malvo vem escalando posições com Perigo remando tudo de volta.

Pilotos se espremem na primeira variante

O que mais aparecia na tela dos comissários era solicitação de punição de corte de pista. Foi um show de pilantragem e o principal trecho era a Variante Ascari. A maioria dos pilotos ultrapassavam os limites de pista tentando ganhar tempo, porém não estavam impunes dos olhos dos comissários. Antes fosse somente isso, teve piloto que por barbeiragem não consegue segurar ponto de frenagem em disputa de posição, ocasionando colisão e tomando punição.

Um verdadeiro show de horrores. Tirando isso, até a primeira perna de parada nos boxes, Bertiworld já abria mais de 30s para o segundo coloca Stallone Cobra que também trazia a curta distância, Perigo em grande recuperação.

Cortes de caminho foi o que mais aconteceu nesta etapa

Movimentação intensa nos boxes para a primeira janela de paradas. Time do piloto Greg deu até migué no time de Golpe Baixo que em momento que os dois estavam em disputa pela zona de pontuação, fez com que Golpe Baixo entrasse primeiro no pit, com isso Greg ganha a posição. Porém na volta seguinte foi a vez de Greg parar, mas o mesmo não conseguiu abrir a vantagem necessária e ainda por cima, teve corte de energia por falta de pagamento e teve que encostar o carro na garagem. Fim de prova para Greg.

Carro de Greg recolhido para os boxes

Lá na frente as posições pouco se alteraram depois da janela de pit. Quem vinha confiante era NoGa que chegou a figurar um pódio por alguns intantes, mas não conseguiu manter o ritmo. Malvo que pouco apareceu, na reta final já dava indícios que estava querendo briga pela ponta. Perigo vinha na cola de Stallone de olho em Bertiworld, e o acúmulo de punições por cut track aumentavam para Perigo e Stallone.

NoGa segue na luta por bons resultados

Faltando 10 voltas para o fim, em uma vacilada de Bertiworld na criminosa Variant Ascari, perde o controle e sai da pista, perdendo toda sua vantagem de mais de 20s. Stallone que vinha em seguida conseguiu ganhar a posição.

Daí pra frente Bertiworld foi em busca da recuperação, mantendo pouco mais de 3s para Perigo e 1s atrás de Stallone. A vantagem de Bertiworld é que Stallone já com pneus bem gastos não conseguia abrir vantagem, portanto, encostou rapidamente.

Momento em que Bertiworld escapa na Ascari

Foram 4 voltas de troca de posições pela liderança entre Stallone e Bertiworld, desde andar side by side na veloz Parabólica até disputa apertada na Ascari. Foi um pega que levantou a torcida que estava já conformada com o resultado até aquele momento. Com essa troca intensa pela liderança, Perigo que vinha em terceiro só observava de camarote torcendo por um enrosco de Stallone e Bertiworld.

Essa disputa também fez com que Malvo se aproximasse. O piloto da Alfa Romeo que bateu lata com Golpe Baixo e NoGa, já abria boa vantagem e seguia na cola de Perigo. Por fim, em um ataque de Stallone sem precendentes, foi afoito demais e acabou errando na segunda variante, levando com ele também Perigo. Um refresco para Bertiworld que já estava com o bigode suado. Perigo encostou em Stallone e em disputa por posição na primeira variante, Stallone provoca novo cut track e mais punições por tempo para os dois, que foi o suficiente para Malvo que vinha em quinto, ganhar posições e abocanhar o segundo posto.

Pega intenso entre Stallone Cobra e Bertiworld

Golpe Baixo que mais remou a corrida inteira, fez grande pega com seu companheiro Bottas. Mas como o finlandês estava com 2 voltas a menos de pneus, sobrou mais borracha pra queimar e manter a vantagem. NoGa a essa altura já fazia tchauzinho para a torcida. O piloto da Ferrari tinha boa vantagem para Bottas e foi só manter o ritmo sem sacrificar muito os pneus. No resumo das punições que formaram o pódio, Perigo bateu o recorde com +14s no tempo final de prova, seguido por NoGa com +10s e Stallone +6s.

Segunda vitória seguida de Bertiworld, trazendo Malvo em segundo depois das punições de Stallone e Perigo, e fechando o pódio, Stallone subiu em terceiro para tomar seu primeiro espumante Cidra. Perigo ainda conseguiu chegar em quarto marcando importantes pontos pela briga direta com Malvo. NoGa chega me quinto, um bom resultado para a alegria dos fanáticos italianos com Golpe Baixo em sétimo lugar.

Resultado oficial GP da Itália


Pódio



Entrevistas

Entrevita 3º colocado: Stallone Cobra

Entrevista 2º colocado: Malvo

Entrevista 1º colocado: Bertiworld

Com a primeira metade do campeonato finalizada, temos 3 vencedores que venceram duas vezes cada, porém Perigo e Malvo mais regulares que Bertiworld, que apesar de vencer as últimas duas, foi muito irregular nas primeiras quatro etapas.

Enquanto Greg entrava na fila da Celesc para deixar em dia sua dívida, Golpe Baixo tenta entender com o time o ruim desempenho na etapa para tentar um melhor resultado na próxima. NoGa vai correndo para o seu motorhome e abre sua espumante Gotas de Cristal para comemorar bons pontos. Stallone Cobra foi visto saindo com sua garrafa com mais alguns amigos e não foi encontrado até o fechamento desta matéria, esperamos que esteja tudo bem com ele para a próxima etapa.

Campeonato segue muito acirrado em posições isoladas. Malvo leva 1 ponto de vantagem para Perigo na luta pelo título. Golpe Baixo está a 8 pontos a frente de Bertiworld que leva 1 ponto para Bottas que também está 8 pontos na frente de Stallone Cobra. Boa disputa também está no miolo para o top10 entre o 7º e o 10º, e o combatente Greg está nesse bolo.

Confira abaixo a classificação oficial após Itália



Próxima parada agora é no fácil circuito de Mônaco. Um traçado molezinha para esses calejados pilotos que conseguem andar de olhos vendados nessa pista. Mônaco será um divisor de águas, pois um circuito misto de alta intensidade iniciando a segunda metade do campeonato, pode ser decisivo para o restante do campeonato. Quem pontuar bem aqui, pode levar grande vantagem para as próximas etapas. Mônaco será disputado no próximo dia 05/11/2020 a partir das 9h15min.

Resultados e resumos serão conferidos aqui neste canal com sua dose sarcástica e apimentada de comentários.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares