F1 2019 - 1ª Etapa T2 - Spa Francorchamps - Resultados e Resumos

Equilíbrio na largada!

Atual campeão Perigo da Renault confirma o favoritismo e larga na frente na busca pelo bi campeonato.

Spa Francorchamps não é para os fracos, e nem para os fortes também, afinal, essa pistinha gosta de fazer vítimas. E foram muitos como era de se esperar, pois todo os combatentes largando de P13 para trás, a encrenca estava armada. Com a nova regra de não realizar o qualify, os 8 pilotos largaram no fim do grid para encarar muitos pegas e enroscos.

E mal começou o murmúrio no paddock, as provocações foram intensas. Bertiworld e Stallone Cobra passaram no dia, horas antes da corrida, se acusando e incentivando a discórdia. Enquanto isso, Drew passava o migué com o pagamento da inscrição, Noga chamando todo mundo de caloteiro, Malvo jogando lenha na fogueira, Golpe Baixo mais observava do que falava (dizem que estava trabalhando, mas duvidamos muito), Greg como sempre bêbado, toda vez estava perdido na conversa e Perigo apaziguando os lados.

Confira abaixo o grid de largada

Largada e Deus nos salve!!! Se espremiam os 20 pilotos na La Source, ou quase todos, metade se esparramou pra fora e a outra metade tentava se achar pra subir a Eau Rouge e entre mortos e feridos, ninguém ficou pra contar história.

Perigo e Stallone se estranharam logo no começo trazendo Malvo junto na encrenca, Perigo e Malvo levaram a pior e foram pra fora na La Source, Bertiworld vinha logo atrás só observando e torcendo para um pior enrosco. Mas Perigo e Malvo se recuperaram e seguiram adiante no encalço de Stallone.

Pilotos procuram um melhor espaço pra tangenciar a La Source

Greg, avança para o miolo trazendo Golpe Baixo e Drew, este último que conseguiu se manter na bagunça mas logo foi sendo superado pelos rivais.

Depois da primeira volta bastante tumultuada, o grid foi divido em dois blocos, com pequenos embates ao longo do circuito. Bertiworld que vinha escalando vagarosamente o pelotão, roda sozinho (como sempre) e cai para o fim do grid. 

Surpresa mesmo na Racing Point, Stallone vai para o box com problemas elétricos. O piloto alega que as informações no painel do volante apagaram, mas o carro ainda estava em funcionamento. Segundos depois de encostar no pit, Stallone sai do cockpit e da lugar ao piloto reserva Nick Yelloly, segundo informações da equipe, Stallone sentiu uma imensa dor de barriga e saiu correndo as pressas para o banheiro. No paddock o comentário é que as reações adversar são em função de uma vacina contra a calvície que o piloto tomou horas antes da corrida.

Stallone leva seu bólido rapidamente até os boxes pouco depois da largada.

Perigo que na marra vai ganhando posições, joga alguns pilotos pra fora da pista e vai escalando, enquanto isso os fiscais de prova nada fazem, mutreta nessa etapa, dizem que horas antes da corrida, o chefe de equipe da Renault estava em reunião com os comissários de prova em uma longa e descontraída conversa no restaurante do paddock. Nada suspeito.

Noga se colocou bem e estava entre os ponteiros brigando nas cabeças, feliz da vida vinha em uma boa tocada na quarta posição, porém, em disputa de posição, perde o ponto de frenagem e sai da pista, caindo para o fim do pelotão frontal. Corrida de recuperação para o piloto ferrarista.

Noga tem bom início de corrida.

Drew agora lá no fim do grid, vem brigando com Stroll e Russell, enquanto Golpe é abalroado por Bertiworld que de novo roda sozinho, jogando o piloto para fora na Pouhon, rapidamente o piloto da Mercedes liga o modo teletransporte e volta para a pista, enquanto Bertiworld com seu sistema de teletransporte desabilitado, volta lentamente tentando bater em mais algum piloto, Red Bull no fim do grid e mais 3 segundo de punição.

Briga boa entre Stallone Cobra e Pierre Gasly pela 10ª colocação, Malvo vai no encalço de Perigo escalando o pelotão, mas roda também em momento de desatenção e cai algumas posições, agora em 13º. Greg que vive uma montanha russa na etapa, subindo e perdendo posições constantemente, é supreendido por quem? Sim, Bertiworld que pela terceira vez roda sozinho, o piloto da Red Bull em momento de buscar o prejuízo, ataca muito forte a zebra interna da Paul Frère, bate na barreira de pneus e fica atravessado na pista. Aguarda alguns segundos para voltar com segurança, mas Greg vem em alta e não consegue evitar a batida.

Momento crítico, os dois pilotos saem dos carros, o público lota aos arredores, conversam, analisam o estrago, fazem o boletim de ocorrência, tomam um aguardente para firmar o pulso (Greg sempre tem dentro do cockpit uma reserva) e voltam para a corrida. Tudo certo com os pilotos.

Greg tenta recuperação depois do enrosco com Bertiworld.

Depois da janela de pit stop quase concluída pelos pilotos, a corrida da uma "amornada". Noga mudo no rádio fica atônito na busca pelo pódio na caça de seu companheiro de equipe, Vettel. Perigo já líder, abre larga vantagem para Kimi que traz no encalço Vettel que traz Noga. Briga boa pela 2ª colocação.

Gasly, Sainz e Golpe Baixo fazem outro ótimo pega na briga pela 6ª colocação. Golpe que depois do enrosco com Bertiworld, consegue boa recuperação na corrida, brigando pelos pontos. Neste momento, Kubica e Magnussen fora de combate. Malvo vai tentando chegar nos pontos, vem tirando cada vez mais a diferença para Hülkenberg, mas também trazendo no seu encalço Alexander Albon.

Malvo em busca de melhor posição viu Kimi de longe.

Já no fim, enquanto Perigo já abre mais de 40s para Räikkönen e se encaminha para sua primeira vitória na temporada, lá no final do grid sem chances de mais nada, isolados Greg, Bertiworld e Drew, vem só para completar a tabela em 16º, 17º e 18º respectivamente. Para Drew uma boa estréia, apesar de ficar atrás do seu companheiro de equipe, não ficou em último como foi sua estréia na temporada passada e levou apenas uma volta dos rivais, um caso inédito para o piloto.

Drew largando no miolo fez boa corrida nas primeiras voltas.

Golpe Baixo consegue superar Sainz e Gasly e fecha a etapa em uma ótima 6ª colocação depois de todos os enroscos. Noga em manobra excepcional na última volta, consegue pegar pódio na 3ª colocação, superando seu parceiro de equipe. Um ótimo início de campeonato para a Ferrari.

Na Racing Point, Nick Yelloly salva alguns pontinhos para a equipe depois de problemas iniciais na corrida com uma pane elétrica, um nono lugar foi de bom tamanho. Malvo não consegue chegar no Hülkenberg e fica em 11º ficando fora da zona de pontuação, um desempenho bem abaixo do que era esperado pelo piloto conforme entrevistas dadas no cercadinho para a imprensa, o piloto da Alfa prometeu brigar pela vitória, mas ficou no meio do caminho e viu seu parceiro chegar no pódio.

Dupla da Mercedes prejudicada na primeira etapa. Golpe Baixo salva pontos.

Um ótimo início de temporada, os pilotos e equipes aprovaram o novo método de não realizar o qualify para largar no fim do grid e proporcionar mais disputas. A torcida que lotou o autódromo, pode presenciar bons pegas pelo menos no primeiro stint da corrida. Perigo, mantém o favoritismo e mostra porque continua o piloto a ser batido, sem erros, conseguiu conduzir sem maiores sustos até a ponta da tabela.

Perigo, Kimi e Noga fizeram o primeiro pódio da temporada.

Confira abaixo o resultado final da corrida


Perigo comemora muito no rádio com a equipe a primeira vitória da temporada.

Nas equipes, muito equilíbrio. Com Renault e Ferrari empatadas e trazendo a Alfa Romeo um pouco mais atrás, a promessa de um campeonato mais acirrado por equipes é esperada, e isso foi confirmado com um top 10 bem equilibrado, com Ferrari, Toro Rosso e Renault com seus dois pilotos pontuando.

Confira abaixo a classificação oficial


A próxima etapa será no próximo dia 19/08 no circuito virtual de Monza no GP da itália. Os pilotos já estão em testes, procurando o melhor acerto e estratégia de corrida.

Resultados e resumos serão conferidos aqui neste canal com sua dose sarcástica e apimentada de comentários.

Até lá.

Comemoração do pódio.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares