F1 2019 - 7ª Etapa T2 - Áustria - Resultados e Resumos

E já temos o Campeão!

Piloto Perigo da Renault domina a etapa em A1 Ring, vence, abre 81 pontos de vantagem para o segundo, não dá mais chances de briga pelo campeonato nas últimas três etapas e se consagra bi-campeão da SPEED RB CHAMP. A briga porém fica boa e totalmente aberta pelo top3.

Em corrida de domínio da Renault com Perigo, as disputas ficaram no miolo do grid com bons pegas, acidentes e corridas de recuperação. Com ausência apenas do piloto Drew da McLaren que teve que comparecer em aula de reciclagem de direção defensiva e ofensiva, tivemos piloto cortando caminho para entrar em boxes, piloto retornando à pista sem olhar no retrovisor, trapalhada na largada e estratégias furadas. O clima da corrida foi bem mais frio que nos treinos, e a ameaça de chuva foi uma presença constante no início da prova, mas após a 10ª volta o sol apareceu para acalmar a tensão dos pilotos.

Chega de conversa fiada e vamos as resenhas dos pilotos, começando pelo turista Bertiworld. Pois é, depois de fazer um ótimo P3 em Silverstone, Bertiworld voltou a rotina. Apesar de levar dois "chega pra lá", o primeiro do piloto da Ferrari Nogaroto que depois de escapar na Würth Kurve, volta a pista sem cuidado e abalrroa Bertiworld fazendo-o rodar. Piloto da Red Bull retoma a pista e na sequência, antes de fechar a volta, encontra Golpe Baixo retornando à pista para encontrar o caminho do pit e o contato é inevitável. Bertiworld acerta no meio o piloto da Mercedes e despenca para o fim do grid. Daí em diante é tentativa de recuperação, mudança na estratégia, mas nada resolve o fraco desempenho do piloto dos energéticos.

Dupla da Red Bull não teve sorte nesta etapa

Golpe Baixo se enroscou com todo mundo na pista nesta etapa, depois de várias colisões durante a corrida que lhe proporcionou só +11s de punição, faz boa corrida de recuperação. Antes, boa largada e vai escalando o pelotão com rapidez. Faz boas disputas no miolo com Stallone, Greg e Perigo. Ainda no início, Golpe recuperou terreno em cima de Russell e ainda ganhou a de Nogaroto, que foi parar na brita após um toque com Sainz. O incidente foi colocado sob investigação. Enquanto isso, Hulkenberg já abria 2s para a disputa pela segunda posição. Depois do pit, Golpe Baixo vem com pneus duros com objetivo de brigar pela vitória, mas viu o desempenho do carro diminuir. Até esboçou umas voltas rápidas mas não foi o suficiente para brigar por um pódio. Por fim, após muita briga, fechou em 5º lugar, porém com a punição caiu para 7º mas, contando com a desclassificação do bot de Drew, subiu mais uma posição.

Golpe Baixo entrou em modo carrinho de choque

O caminho da Haas foi um pouco mais árduo, contando com alguma sorte, mas ainda fez ótima corrida com Greg. Depois de Magnussen abandonar, que a Haas considera como primeiro piloto, já que Greg quase não comparece por dependências alcoólicas, presenciou ótima recuperação do piloto etílico. Greg que vinha 2s5 atrás do companheiro de equipe, enquanto Gasly completava o top5, descolado de uma briga pela sexta posição que envolvia Kvyat, Stroll, Kimi, Russell e o bot Drew, venceu a disputa de forma consistente para chegar no top5 (contando com a punição de Golpe) depois de largar de último. Prêmio HillClimb para o piloto da Haas. Um bom desempenho que rendeu comentários pelo paddock após a corrida de que a sua luta contra o alcoolismo vem trazendo bons resultados -"Ele esta melhorando, trocou o álcool pelo trico e passou a mascar chiclet, então, mantém as mãos e a boca ocupada"- comenta feliz Günther Steiner.

Greg salvou pontos importantes para a Haas

Stallone Cobra até que estava comportado nesta etapa. Pouco se ouviu o piloto rosa no rádio, concentração máxima para tentar beliscar um pódio, não estava fácil, por fim chegou perto. O pantera cor de rosa e o tifosi Nogaroto tiveram uma disputa mais intensa pela terceira posição, trazendo no encalço Golpe Baixo que veio dando um toque em Greg logo na sequência no mesmo local onde ele foi parar na brita durante a briga com Malvo. A turma da Racing Point já comemorava os dois pilotos no top10 para fazer bons pontos na briga por construtores, mas viu Stroll errar nas voltas finais com pneus já gastos e cair para 18ª colocação. Coube a Stallone liderar a equipe para garantir alguns pontos e ainda sonhar com o vice campeonato por pilotos e continuar a briga por equipes. Stallone que teve apenas um enrosco (milagre) nessa etapa notado pelos comissários, contra o Kubica, largando de 16º chegou em 4º.

Sem grande contratempos, Stallone tratou de garantir pontos

Nogaroto e Malvo foram os que mais ficaram próximos ao final da etapa. Ambos arruinaram a corrida dos dois pilotos da Red Bull. Malvo que no início na corrida jogou Albon pra fora da pista e Nogaroto que se enroscou com Kubica e depois Russell, retornou a pista e acertou Bertiworld da Red Bull. Todas as notificações foram apenas anotadas pelos comissários que nada fizeram. Prejuízo para uns, livramento para outros. Malvo que parou antes de Perigo trazendo Noga na cola, deixaram a briga pela ponta escapar, já que Perigo conseguiu abrir uma larga vantagem.

Nogaroto saiu ileso dos enroscos para garantir o pódio

Com problemas na traseira do carro devido a vários toques, Nogaroto passou a perder rendimento, permitindo a aproximação de Stallone, que recebeu a orientação para apertar o pedal direito. Enquanto isso, Perigo já abria 20s para os rivais. No entanto, esperávamos um embate pela segunda colocação mas Malvo manteve uma boa distância para Nogaroto que até esboçou alguns ataques mas não foram suficientes para bater roda. Malvo fechou a corrida com pouco mais de 2s para Nogaroto que trouxe Stallone a 1s7 de diferença.

Malvo esboçou uma vitória, mas quase perdeu o segundo lugar

Tranquilo na liderança, a Renault trouxe Perigo para os boxes a 20 voltas do fim para colocar um novo jogo de pneus. Perigo voltou 25s segundos a frente de Malvo. Mesmo com uma mensagem no rádio que deixou dúvidas sobre a condição de seus pneus nas voltas finais, Perigo cruzou a linha de chegada em primeiro, completando mais um passeio no Renault. Novamente, tivemos vários avisos de limites da pista excedidos por parte do piloto do time francês, ato que já é de costume de Perigo, desta vez foi agraciado com +3s de punição, mas como a vantagem era grande, sequer foi ameaçado perder a vitória. Se contar todos os cortes de caminho que Perigo já cometeu, teria punição até a última etapa no Brasil.

Perigo absoluto na Áustria

Com o tempo de 42min35seg, Perigo completa as 36 voltas para se sagrar campeão da segunda edição da SPEED RB CHAMP. Com o retrospecto de 5 vitórias, 1 segundo e 1 terceiro lugares, somando 3 voltas rápidas, restando 3 etapas para o fim da temporada, Perigo somou 161 pontos abrindo 81 para o segundo agora Nogaroto, quando no máximo está em jogo ainda 78 pontos, não tem mais como ser alcançado, podendo até zerar todas as últimas etapas que ainda fica 3 pontos à frente do segundo colocado. Uma regularidade excelente que comprova que ainda é o time e o piloto a ser batido nas próximas edições.

Muita festa do time francês com Perigo. A noite não iria ter fim para comemorar.

Confira abaixo o resultado oficial da Áustria

Golpe Baixo e Nogaroto deixaram escapar a chance de levar a briga pelo título para o Japão, palco da 8ª etapa do certame. Assim como Nogaroto teve um resultado zerado na Grã Bretanha e viu Golpe Baixo tomar a vice liderança, desta vez foi a vez de Nogaroto reassumir o segundo posto depois de subir no pódio e ver Golpe chegar em 6º.

Malvo que com o ótimo segundo lugar, passou Stallone e seu companheiro Kimi que até então era o 4º na tabela. Um salto na tabela também foi de Greg. Com seus rivais tendo resultados ruins, Kvyat, Gasly, Sainz, Bertiworld e Magnussen zerados, Greg pulou de 14º para 9º e entra na briga pelo top3. Iremos presenciar boas disputas pelo bolo do top3 nessa reta final do campeonato. São 78 pontos em jogo e a disputa esta totalmente aberta.

Confira abaixo a classificação oficial dos pilotos após Áustria

Já por equipes, novamente troca-troca entre Mercedes e Alfa Romeo. Alfa que estava antes a 2 pontos em terceiro atrás da Mercedes, reassume a segunda colocação ficando com os mesmos 2 pontos a frente da Mercedes. Já para a líder Renault, a margem de 37 pontos de vantagem para a Mercedes antes, agora aumentou para 49 pontos de diferença para a Alfa Romeo. No entanto, a briga esta totalmente aberta pelo título de Construtores.

Renault, Alfa Romeo, Mercedes, Ferrari e Racing Point brigam diretamente pelo título. Toro Rosso e Haas correm por fora contando com o azar dos rivais, porém tem que mostrar resultados consistentes para entra na briga, já que uma pontuação máxima de uma equipe considerando uma dobradinha e mais volta rápida é de 44 pontos por etapa.

Confira abaixo a classificação oficial das equipes após Áustria

Próxima parada, vamos para o oriente. Japão nos aguarda. Vamos madrugar e acelerar no circuito que foi palco de muitas decisões da fórmula 1. Nesta quinta-feira 30/09 para fechar o calendário de setembro e entrar na reta final. Tem muita briga ainda em aberto.

Resultados e resumos serão conferidos aqui neste canal com sua dose sarcástica e apimentada de comentários.

Até lá.

Comentários

Mensagens populares