F1 2022 - 1ª Etapa T3/2023 - Austrália - Resultados e Resumos

3ª Temporada ON!!


Enfim saiu a 3ª temporada e de quebra, uma primeira etapa muito movimentada. Com 11 pilotos dos 13 inscritos presentes, tivemos surpresas já no qualify, com o estreante Tiago Zipperer cravando a pole e os oponentes que tanto azucrinaram que iriam fazer os outros comerem poeira, foram os primeiros que visitaram os limites extra pista com a desculpa de problemas no jogo (uhum).

No qualify a tensão tomava conta do paddock, principalmente aqueles que estavam em sua estreia. Zipperer, Thyaguinhoh, maguila e SaciDePatinete (vê se isso é nome de piloto!!!), em declaração a imprensa, ambos mencionavam a pressão de suas equipes para fazer o melhor, ainda mais que nos treinos da pré-temporada, todos cometeram alguns incidentes que saiu uma boa grana dos cofres das equipes, ou seja, nem bem começava a temporada e já tinha prejuízo.

Mas, não foi bem assim que aconteceu, pelo menos para alguns deles. Quem mostrou as cartas na mesa foi Zipperer (vamos chamar assim já que temos dois Thiago's no campeonato). Zipperer manteve a calma, não quis conversar com a imprensa antes do qualify, foi umas três vezes no banheiro, tomou chá de camomila e foi pra pista. Cravou a pole, meteu 0,273 melhor que o também surpreendente Greg. Desbancando assim os favoritos Perigo, Golpe, Malvo e Stallone Cobra, que sempre estão incomodando lá na frente.

Outro estreante também fez bonito no qualify, Thyaguinhoh, ficou na 3ª posição. Na sequência ficaram Golpe Baixo, Perigo, Malvo, Tsunoda, Vettel, Verstappen e Leclerc, completando o top10. Maguila em fase de aprendizagem, fez o 15º tempo. Stallone Cobra, SaciDePatinete, Nogaroto e Bertiworld, passearam pela grama e ficaram fora da briga, fechando assim as últimas posições do grid. Confira abaixo como ficou o grid de largada.

E o melhor estava por vir. A corrida! Então, sem mais enrolação, os cabeça de gasolina alinharam para as 29 voltas de pura barbeiragem. Até tivemos bons pegas, algumas delas digna de piloto, outras nem tanto, meio que forçado, mas dentro da regra. Com o novo traçado de Albert Park, onde as voltas ficaram até 5s mais rápidas que antigo traçado, um ponto crucial para altos pegas foi a mudança entre as curvas 9 e 10, proporcionando um trecho de alta velocidade. 

Vamos ao que interessa! Uma largada bem equilibrada sem muitos enroscos que culminassem em danos graves. O pole position Zipperer destracionou e Greg aproveitou e assumiu a ponta, trazendo com ele Perigo que também fez boa largada e pulou de 5º para 3º, Thyaguinhoh cai para 4ª, Golpe Baixo perde duas posições, caindo para 6º e Malvo cai para 7º. As três primeiras voltas normalmente são para encontrar um espaço na pista e também aliviar a tensão.

Contudo, Stallone Cobra estampou o muro já na segunda volta, na saída da curva 5, atacou demais a zebra e com o assoalho do carro enroscando na zebra, fez com que perdesse a tração, que quando, o pneu novamente tocando ao solo com alta rotação, não conseguiu segurar e a traseira fez o carro embicar reto para o muro, levando com ele no prejuízo o piloto Latifi da Williams. Confira no vídeo abaixo.

Stallone Cobra perde a traseira e por pouco não leva os dois pilotos da Williams

Rumores dizem que Stallone se distraiu com uma barraquinha de torresmos defumados ao lado da torcida, pelo seu pequeno nariz, sentiu o cheiro de longe, foi dar aquela olhadinha e perdeu o ponto de entrada na curva. Quem menciona foi Bertiworld, que vinha logo atrás e também sentiu o cheiro dos torresmos, mas se concentrou e viu a lambança que Stallone fez bem a sua frente, escapando por pouco em não ir para o seu motorhome mais cedo. Primeiro acidente registrado da temporada, restou ao piloto da Alpha Tauri assistir o restante da corrida dos boxes precocemente.

Logo atrás, Nogaroto e Bertiworld vinham em recuperação, já que largaram também dos fundos, o negócio era administrar e torcer pelo enrosco dos seus oponentes. No meio do pelotão uma boa briga entre Malvo, Perigo e Golpe, ensaiando um ataque aos ponteiros, Zipperer, Greg e Thiaguinhoh.

Uma esperança reluzente no final do túnel para a RedBull com seu piloto estreante, Greg. Um bom qualify e uma boa largada, era tudo que precisavam, era só manter o combinado na estratégia, mas não, Greg foi fominha e fez um primeiro stint muito agressivo. A equipe alertou para economizar pneus, mas não quis saber e conseguiu se manter a frente por umas 6 voltas, até que começou a ser atacado. Perdeu rendimento e a ponta. No momento de fazer o pit também foi afobado, se enroscou com Golpe, rodou e perdeu parte da asa dianteira, e pra ajudar, ao entrar no pit, bateu no ptilane, no rádio da equipe Horner  estava louco - "Oh my God, he's really crazy, unbelievable!!!" - esbravejava no rádio. Colocou os pneus duros para ir até o fim, mas acabou se enroscando novamente no final da corrida. Na volta 21, não conseguiu desviar de Maguila que se enroscou com SaciDePatinete e acabou perdendo parte da asa dianteira novamente. Com a corrida comprometida, se arrastou sem parte da asa até o novo pit stop, colocou pneus macios para tirar o prejuízo com a volta mais rápida. Plano bem sucedido, fechando na 8ª colocação e com o ponto extra da hot lap.

Greg fez bonito em sua estreia pela RedBull

Na Alfa Romeo em sua segunda temporada com Malvo, a equipe está confiante no piloto, foi uma etapa até que discreta, pouco movimentada, mas com um ótimo resultado. Segundo Andreas Seidl, chefe da equipe, Malvo foi para pista somente para analisar o desempenho dos adversários, esperava um fervoroso combate, até teve alguns, mas com cautela a equipe Suíça soube conduzir a estratégia de seus dois pilotos, porém, o mesmo menciona que para a próxima vai ir com a faca nos dentes -"Na próxima vou moer, arrebentar com todos e fazer o tempo deles virar pó"- promete o piloto. O segundo piloto SaciDePatinete, foi de patinete pra pista e patinou bastante, um horrível 17º lugar para quem se esperava muito pela equipe. Saci não só não ajudou a equipe na pontuação, como também fez um embate forte com o fim do pelotão. Mas a comissão da etapa fez questão de enfatizar, de que o piloto se comportou bem nos momentos de alta pressão e fez o dever de casa de não prejudicar a corrida dos adversários quando o mesmo precisava ceder passagem.

Malvo sem muitas emoções nessa etapa.

Estreante na temporada, Saci, não resistiu aos ataques e ficou brigando no fundo do pelotão.

Zipperer é a nova esperança da Haas. Depois de passar a rasteira em Mazepin pela cadeira desta tempora, Zipperer fez bonito. Foi um festerê só depois do qualify. O time e Zipperer fizeram uma festa arregado de fígado frito e cerveja Malta. Conhecido como popular "gaita" no seu meio social, puxou de seu bandole e viraram a madrugada. Para a corrida parece que a Malta fez um efeito colateral, perdeu a pole, retomou pouco depois, mas perdeu novamente. Porém, todavia, contudo, o piloto se recuperou. Manteve a calma e seguiu firme para cravar um ótimo segundo lugar. Teve momentos de tremedeira quando Golpe e Bertiworld estavam se aproximando, rodou, mas não foi o suficiente para ser alcançado.

Zipperer sofreu pressão, mas soube conduzir e não se envolver com enroscos.

A Ferrari parece que não despertou para o campeonato desde a última temporada. Com seus dois pilotos no fim do grid e brigando entre si, não sobrou muita coisa. Com contrato renovado para Nogaroto e Leclerc, ambos fizeram um qualy pífio e uma corrida mais ou menos. Nogaroto ainda salvou uns pontinhos para equipe, mas o enrosco que ambos tiveram na pista fez com acendesse o alerta para o time. Com uma ânsia por vitórias já fazem um bom tempo, a equipe investiu no carro e no salário dos dois pilotos para corresponderem em pista. Segundo a Motosports.com, Nogaroto fechou em um pacote de chicletes da turma da mônica, duas cabeças de alho e um ramo de gengibre, o piloto ainda não está de acordo, mas estima-se que ainda seja oferecido um fardo de macarrão instantâneo. Já Leclerc ficou mesmo nos US$ 23 milhões.

A Ferrari com Nogaroto patinou para chegar nos pontos nesta etapa.

Bertiworld vinha com todo cuidado do mundo. Já que trocou de equipe saindo da RedBull na T2, agora na Williams, não queria dar prejuízo já na primeira etapa, visto que a equipe trabalha no limite da grana e não tem muito aporte para desenvolvimento do carro e reposição de spare parts. O piloto até que fez uma boa corrida, com destaque para quatro momentos cruciais em que poderia dar adeus a etapa. A primeira como relatado anteriormente, escapando de um incidente de Stallone, a segunda onde viu Perigo perder a traseira do seu bólido na saída da curva 12, e ver o mundo ao contrário, não conseguiu segurar o carro, voltando de ré para o meio da pista. Nesse momento Bertiworld estava na quinta posição, era volta 15, estava alcançando Perigo e Golpe Baixo, faziam duas voltas que havia feito seu pit stop para pneus duros. O terceiro momento foi na 20ª volta, a menos de 1s para Golpe Baixo, Bertiworld ocupava a 4ª colocação quando Golpe e Bertiworld se depararam com Latifi e Maguila como retardatários.

A Williams depois de muito tempo voltou a pontuar. Bertiworld fez o dever de casa.

Maguila deixou Golpe Baixo passar, mas no momento que Bertiworld foi passar, o piloto da Aston Martin deu um chega pra lá e Bertiworld rodou, culminando assim, fora da briga pelo pódio. Os comissários investigaram o incidente e não houve nenhuma ação. A Williams está investigando e tudo indica um favorecimento entre Aston e Mercedes. Isso se constatou pelas imagens de Golpe e Maguila no dia seguinte tomando banho de sol juntos em uma casa de massagem nas redondezas de Melbourne. Por fim, já na volta seguinte, veio o castigo, Maguila se achou com Saci e acertou a quina do muro de entrada do pit, jogando seu carro para o meio da pista onde quase acertou Bertiworld, mas levou dois com ele, o envolvido SaciDePatinete e Greg. Com isso, Bertiworld recuperou sua 5ª posição e fechou a etapa. Um bom começo para o time de Grove.

Maguila não percebe Bertiworld ao lado e fecha a curva ocasionando contato

Depois de perder a pole nas últimas curvas, Perigo teve que se contentar com a 5ª colocação de largada. Para quem estava acostumado a largar na primeira fila, foi um balde de água fria para o time francês. Foram para o plano B, largar de macio, mas esqueceram que o consumo desta pista depois das atualizações estava alto. Uma boa largada, pulando para terceira colocação, com cautela, deu um tchauzinho para Zipperer que respondeu com uma piscadinha pelo retrovisor, mas preferiu não atacar e ir com mais cautela pra cima do piloto da Haas. Perigo ainda acionou a equipe pelo rádio alegando corte e caminho do piloto Greg ao assumir a ponta, mas sem resposta do time. Segue o baile. Fez um bom pega com Golpe, Thiaguinhoh e Malvo pelo top5, porém com pneus macios, logo foram para o espaço. Entrou cedo no pit e foi de pneus duros com estratégia de ir até o fim. Caiu para o final do grid, escalando aos poucos, até que em ataque a Golpe Baixo por posição, rodou e acertou o muro de lado, vindo quase a colidir com Bertiworld que vinha na sequência. Remar tudo de volta. Um fato inusitado foi disputas limpas com Nogaroto, aqui já teve enroscos nas temporadas anteriores que ainda não foram superados. Um P6 de bom tamanho depois das barbeiragens neste início de campeonato, salvando alguns pontos já que seu parceiro de equipe abandonou.

Sequência da barbeiragem de Perigo. Fato inusitado desde o último campeonato.

E pelo andar da carruagem, temos um estreante na ponta que promete brigar pelo título. Estamos falando do Thiaguinhoh, sim, com esse nomezinho meigo mesmo. O queridinho das vovós foi de pantufa, toca e pirulito para a corrida, ou seja, com todo cuidadinho do mundo. A sua marca é a cautela, segundo Zak. Tanta cautela que caiu de terceiro para quinto na largada e quando tentou ser agressivo, achou terreno fora da pista. Mas se recompôs nesses momentos e foi pra cima. Em um do momentos de audácia foi querer fazer uma ultrapassagem dupla e acabou na brita, pensou que era o Hamilton pra cima de Perez e Leclerc no GP de Silverstone 2022. Mas voltou com tudo e foi escalando até a ponta sem muitas dificuldades. Abriu larga vantagem antes mesmo do pit stop, voltou tranquilo e administrou a corrida. Se afobou no final novamente, deve ter se emocionado, foi tentar tirar a hot lap de Greg e rodou novamente, não bateu por sorte, mas com 22s de vantagem para o segundo colocado, teve essa margem para erro. Um ótimo começo para a McLaren e o piloto estreante com uma bela vitória.

Estreia surpreendente de Thiaguinhoh pela McLaren com uma ótima vitória.

Confira abaixo o resultado oficial


Muita comemoração do piloto no pódio.

Classificação pós Austrália.

Agora as forças estão concentradas em Ímola. Os meliantes estarão alinhados para a 2ª etapa que acontece no próximo dia 09/02 as 20:30h. Resultados e resumos serão conferidos aqui neste canal com sua dose sarcástica e apimentada de comentários.

Até lá.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares