F1 2022 - 2ª Etapa T3/2023 - Ímola - Resultados e Resumos

Três pilotos e uma curva!

De cara já podemos perceber que o título não é uma mera coincidência. Etapa promoveu seus primeiros desafetos e protestos comendo solto nos bastidores. Muito sangue derramado está prometido.

Foi nessa tônica que desde o briefing no paddock os nervos e provocações foram a amplamente discutidos. Muito empurra empurra e diz que me diz. A comissão está observando os exaltados que ficam denunciando cortes de curva, curva virando reta, sem limite de quatro rodas fora do traçado e por aí vai.

Novamente com 11 dos 13 pilotos inscritos, já que Drew não conseguiu mais uma vez participar, segundo as matérias que circulam, é de que Drew esta fazendo tratamento capilar e com isso não pode colocar o capacete, e o outro piloto faltante da vez foi Malvo, que teve um compromisso inadiável. A classificação prometia boa disputas até o final da sessão, tanto é que tivemos apenas três pilotos na casa de 1:17. Com sua primeira pole na temporada, Thyaguinhoh cravou 1:17.373 a apenas 0,001 de Perigo com 1:17.374 e fechando o top3, Golpe Baixo com 1:17.597. Pelo equilíbrio da classificação, podemos prever muitos pegas pela ponta.

Tirando Stallone Cobra que errou de propósito na classificação só para largar em último e deixar o restante se matar lá na frente, todos os meliantes ficaram no top10, mostrando uma certa evolução, pelo menos quando andam sozinho não há nada que atrapalhe. Confira abaixo o grid de largada.

Como dizia Fangio, "carreras son carreras". É, de nada adianta ser veloz em pista livre, tem que saber disputar espaço, porque na corrida a situação complica. Foi dito isso que Perigo e Thyaguinhoh tiveram um encontro de casais na primeira variante. A paixão é tanta que os dois ficaram de ladinho ao disputarem a primeira curva, se tocando (ui) e indo para a brita. Contudo tudo foi analisado pela comissão após a corrida com os protestos da equipe francesa pra cima da inglesa.

Nesse bolo que deu na primeira curva, quem se deu bem foi logo Zipperer (deu uma boa cortada de caminho no mínimo suspeita), tomou a terceira posição de Golpe na largada. Golpe Baixo também aproveitou e pulou para segundo, trazendo todo o pelotão, alguns se embolaram com ressalvas, outros passaram ilesos. Primeiro enrosco, primeira treta. Farpas foram trocadas no rádio e no paddock pós corrida. Rivalidade aumentada de nível e promessas de tiro, facada e bomba colocadas na mesa. Confira no vídeo abaixo

Que espetáculo!!!

E por aí continuou, não foi somente na primeira curva. Tivemos muitos enroscos e saídas de pista ao longo da etapa. Bottas, Bertiworld, Norris, Greg e Nogaroto não completaram a corrida. Greg continua reclamando que o controle de tração estava no médio, ele que gosta de escorregar no sabonete, segundo alguns fãs mais íntimos dizem, não teria que reclamar, já que não conseguia segurar o carro na pista. O piloto da equipe dos energéticos foi para o chuveiro mais cedo, passou loção para o corpo e foi descansar embaixo do sombrite acima do seu motorhome.

Greg sem controle, acho que foi demais energético antes da corrida.

A Ferrari continua penando com seus dois pilotos. O monegasco não passou de um pífio 14º lugar, enquanto a promessa Nogaroto decepcionou mais uma vez, completou apenas 5 voltas. Parece que o piloto ponta de linha, no caso linha de pesca, puxa bons resultados no qualy, nesta, um razoável 7º posto, mas na hora da corrida escorrega na banana. Terminou em último nessa etapa. Um resultado decepcionante para a torcida local que lotou o circuito e que esperava nada mais que uma vitória, qualquer outro resultado era injustificável. O time não correspondeu. Até fez um bom começo, mas acabou na brita. Os tifosi foram a loucura com Nogaroto. Como sabemos, é uma torcida fanática, se os resultados continuarem assim, logo pedem a cadeira de Noga.

Na Williams o primeiro stint foi de esperança de mais alguns pontos para a carteira, mas Bertiworld tratou de acabar com a alegria (Frank se revira no túmulo). Nada mais do que se perdeu sozinho por duas vezes na saída da Piratella. A primeira quando em 3º lugar, prestes a fazer seu primeiro pit, atacou demais a zebra e acabou perdendo a traseira e quase colidindo com o muro. Salvou por centímetros e conduziu até os boxes. Porém, duas voltas depois voltou a rodar no mesmo trecho, desta vez de forma fatal para seu bólido. Destruiu no muro e teve que abandonar a prova com 60% de conclusão.

Bertiworld frustrado abandona a corrida. 

SaciDePatinete, Golpe Baixo e Maguila foram os punidos por exceder os limites de pista nesta etapa. O piloto da Aston Martin conseguiu levar 9s de punição e Saci conseguiu a proeza de levar 15s, parece que pelo depoimento do piloto ao final da corrida, foi de que o motivo principal para levar tantas punições foi o rivotril que tomou antes da corrida, onde era para tomar diazepan para acalmar, acabou tomando o remédio errado, causando assim sonolência. Contudo, ainda assim terminaram na pontuação.

Golpe Baixo ainda tentando se achar nesse início de campeonato.

Já para a Alpine que fez um disputadíssimo qualy com a McLaren, largando com Perigo em 2º lugar (1 milésimo atrás do Thiaguinhoh), a largada foi espetacular, mas ao chegar na variante Tamburello, ficou lado a lado com o Thiaguinhoh, conseguiu a ultrapassagem, mas aí veio o choque. Caiu para P12, corrida de recuperação, subiu mais algumas posições e entrou no box na volta 11 para trocar a asa e colocar pneus duros. Nova escalada até a 5ª posição, mas perdeu muito tempo atrás do então punido com 9s Maguila.

- "Coloquei um carro à frente porém o oponente, cujo não quero mais mencionar o nome, tocou na minha roda traseira esquerda, fazendo eu perder o controle e rodando. Saí no prejuízo, pois fiquei rodado e bati com bot e quebrei o lado direito da asa" - gesticula Perigo.

Estratégia antecipada devido a danos no incidente de Perigo.

Maguila que estava com o freio de mão puxado a frente de Perigo, fez com os adversários de trás se aproximassem e os ponteiros se distanciassem. Com medo de arriscar uma ultrapassagem no piloto da Aston, Perigo esperou o melhor momento, mas com isso, a chance de brigar por um pódio foi nula. Corrida finalizada em P4.

A turma do tio Sam continua feliz da vida com o piloto revelação Zipperer. Largando na quarta posição, pulou para P1 logo após o enrosco entre Perigo e Thyaguinhoh. Na sequência perdeu a posição para Golpe Baixo, depois de ter cortado descaradamente a primeira curva e, com pneus sujos após ter passeado na brita. Na mesma volta foi rodado por Maguila após levar uma fechada na Acque Mineralle, caindo para P3 - "Levei sorte do carro não ter rodado por inteiro e conseguindo assim, retomar o ritmo." - comenta Zipperer. Na volta 4 Zipperer recupera a posição de P2, ultrapassando Maguila.

Momento da rodada de Zipperer em disputa com Maguila.

Zipperer vai para o pit, toma uma de suas bombas de musculação para bombar os glúteos e ficar um pouco mais confortável na cadeira e vai com sangue nos olhos. Na volta 20, após seis voltas depois do pit, a diferença começa cair praticamente meio segundo por volta de Golpe Baixo que ocupava a primeira posição. Golpe sentiu a pressão da aproximação de Zipperer e quando estava a 2,6s de distância, passou reto na segunda variante. Muita alegria nos boxes da Haas. Assumiu a ponta e ficou por ali algumas voltas até que, outra polêmica.

Zipperer com os olhos esbugalhados devido ao anabolizante tomado no pit stop. 

Volta 29, Thyaguinhoh que estava na segunda posição vem se aproximando e tirando rapidamente a diferença para Zipperer, e a fatídica primeira variante foi palco de mais um enrosco, Thyaguinhoh coloca lado a lado seu bólido e da um "chega pra lá" em Zipperer, forçando o contato. Zipperer não aliviou o pé, mas não foi possível segurar o ímpeto do piloto da McLaren que queria a todo custo a segunda vitória. Nos boxes os mecânicos das duas equipes começaram a trocar farpas e quase partiram para vias de fato. Incidente foi para os comissários analisarem. No entando, Zipperer teve mesmo que se contentar com o segundo posto.

E na ponta do campeonato temos a McLaren fazendo bonito nesta temporada. Com Thyaguinhoh as esperanças depois de um longo hiato por vitórias e títulos na equipe, começa a surgir mesmo que precocemente, a probabilidade de levar o caneco para Woking. Com duas etapas concluídas, o piloto desponta como favorito? Ainda não sabemos, mas ao que tudo indica, é forte candidato. Apesar de cometer dois incidentes nesta etapa, sendo deferido em um deles contra seu rival Perigo, mantém a ponta do campeonato.

A McLaren veio bem com o piloto nesta etapa, largando na pole, compensando assim a falta de sorte no início desta temporada de Norris, seu companheiro, que largou em 15º. Começo conturbado depois do contato com Perigo, teve que refazer a estratégia e partir em busca de recuperação. Soube administrar a corrida e em percalços alcançou a ponta - "Estou treinando diariamente, não posso descansar enquanto o time trabalha no carro." - afirma o piloto. Apesar de muito contestado pelos adversários de que Thyaguinhoh esteja usando de artifícios para ganhar vantagem na pista, a FIA é aciona para abrir investigação se o carro da equipe está dentro do regulamento. Enquanto nada disso se confirma, o piloto segue firme na ponta - "To nem aí para essas acusações, vou fazer todos comerem poeira daqui para frente." - pronuncia Thyaguinhoh.

Thyaguinhoh na volta final rumo a vitória.

Maguila continua colecionando polêmicas, um milagroso sexto lugar nesta etapa, um ótimo resultado, mas com algumas acusações durante a corrida, fizeram ligar o alerta vermelho dos comissários. Depois de levar 9s de punição mediante alguns cortes de caminho, em uma delas chegou a passear perto da torcida só para se exibir acenando para a mesma. Não mais punido do que ele, mas de longe diante dos outros adversários estava o Saci-pererê, digo, SaciDePatinete, com longínquos 15s de punições, para os comissários, foi o recorde em uma temporada. Até um Saci de skate não levaria tanta punição assim.

Maguila em momento de aproximação de Perigo.

SaciDePatinete em ação.

A dupla da Beta, digo Ômega, ou melhor, Alpha Tauri, Stallone Cobra e Marcelo fizeram bonito nesta etapa. Stallone depois de um decepcionante resultado na Austrália, arrancou um pódio, mesmo contanto com uma pitada de sorte, soube escapar dos problemas e marcar pontos importantes. Marcelo depois de não participar da primeira etapa, fez bonito também e figurou no top5, mesmo se envolvendo no enrosco da primeira curva, soube se recuperar, adicionando mais pontos importantes para o time do touro manso.

A dupla da Alpha Tauri em ação. Stallone (foto 1) e Marcelo (foto 2). Bons resultados nessa etapa.

Confira abaixo o resultado extra-oficial


Depois dos protestos e defesas enviadas pelas equipes aos comissários, deram por deferido o protesto da Alpine contra a McLaren no incidente na primeira variante logo após a largada. Confira como ficou a Classificação oficial pós Ímola.


Depois de duas etapas temos a certeza de que ainda há muitos pegas a serem desenrolados, bem como também, algumas rivalidades surgindo. Thyaguinhoh vai continuar mantendo a liderança e criar uma nova hegemonia para o time de Woking? Ou Perigo agora que vem com novo update no carro para o Barhein promete ameaçar o time inglês? De olho e chegando muito perto a Haas com Zipperer promete não deixar barato as consequências desta etapa, o troco será devolvido com gorjeta. A Mercedes com Golpe timidamente vem conquistando espaço, mas ainda peca nos momentos decisivos custando resultados importantes.

A próxima etapa está marcada para o próximo dia 16/02 as 20:30 no circuito virtual do Barhein. Resultados e resumos serão conferidos aqui neste canal com sua dose sarcástica e apimentada de comentários.

Até lá.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares