F1 2022 - 3ª Etapa T3/2023 - Bahrein - Resultados e Resumos

É muita areia para pouca habilidade!

Em um circuito de fácil pilotagem, para alguns foi um pesadelo e para outros, contaram com uma pitada de sorte e beliscaram bons resultados.

Novamente 11 meliantes reunidos para patinar nas curvas arenosas do Bahrein. Golpe Baixo com restrições matrimoniais e SaciDePatinete que perdeu o patinete e não conseguiu comparecer, foram os desfalques da vez.

Em uma pista já carimbada em todas as temporadas até aqui na Speed Racing Brasil Champ, esperava-se um equilíbrio e competitividade na corrida, mas o que se presenciou foi uma verdadeira lambança em todos os blocos de disputas. Reza a lenda que ninguém deste grid comete delitos e estão impunes, somente lenda mesmo.

Mas, para um treino que estava equilibrado entre os ponteiros do campeonato, os prognósticos previam a repetição na ponta conforme a última etapa em Ímola. Ledo engano. Com uma inesperada desqualificação de Thiaguinhoh, que andou fora dos limites da pista em sua volta rápida, sua volta foi cancelada e o piloto teve que largar do fundão.

Fazendo companhia para o piloto da McLaren estava Stallone Cobra, Drew e Perigo, este último também uma surpresa, errou em sua volta saindo da pista na curva 12 e amargou um 17 º lugar. Drew não se esperava muito, ficou a mais de 26s do pole position Bertiworld. O piloto da Williams surpreendeu com uma pole aproveitando-se da desqualificação de Thyaguinhoh. Na sequência fecharam TiagoZipperer e Greg no top 3.

Confira abaixo o resultado da classificação oficial.

Race! Largada disputadíssima. Bertiworld e TiagoZipperer fizeram uma boa disputa até a primeira curva, só até ali também. Bertiworld fechou a linha de dentro na espectativa que TiagoZipperer abrisse em outside, porém, Zipperer manteve e perdeu o ponto de frenagem, saindo da pista e voltando perigosamente na curva 2 colidindo na lateral de Bertiworld jogando o piloto da Williams para fora do traçado. Perigo que escapava de outros problemas foi pego de surpresa e colidiu de frente com Bertiworld. Fim de corrida para o piloto da Williams. Confira abaixo o momento do acidente pela câmera do carro de Greg.

Zipperer volta para pista e colide com Bertiworld

Já para o piloto da Alpine foi a terceira corrida consecutiva que não completa uma volta sem quebrar asa do carro. Três etapas, três estratégias refeitas. Na primeira curva Perigo escapou dos enroscos, porém o imã para acidentes está grudado em Perigo. Ao sair da primeira curva e em alta velocidade da segunda, se depara com Bertiworld fora da pista tentando se recuperar, -"Meu primeiro extinto foi passar por fora, porém Bertiworld também estava naquela direção e foi tudo muito rápido, acertei a roda do mesmo e o tirei da corrida"- lamenta o piloto da Alpine.

Race que segue, asa direita quebrada e como é uma pista que degrada muito pneu, Perigo aguentou o máximo que deu com seus pneus médios. Pit stop executado, troca de asa e pneus duros. Corrida de recuperação. Os comissários estavam atentos, Perigo acumulou 6s de punição, onde teve que ser constante para tentar manter a posição. Em certo momento da corrida, Perigo alcança e ultrapassa Greg que estava com 3s de punição, ou seja, com isso a outra missão era abrir 3s de vantagem para fechar com os seus 6s.

Perigo, novamente em corrida de recuperação.

Nesse meio tempo, por milagre a Ferrari fez bom trabalho em seu pit stop com Noga, e colocou o ferrarista para disputar com Perigo, -"Fiz tudo o possível, porém nas últimas duas voltas ele (Noga) já estava a 2s e eu sem pneu. Noga tinha até a última volta 3s de punição e nas últimas curvas se enroscou com um bot e levou mais 3s (gargalhadas) pra minha sorte"- aliviado comenta Perigo. No fim um lucrativo P4.

Noga que depois de uma Austrália meia boca e Ímola decepcionantes, apesar dos percalços no Bahrein, conseguiu um bom resultado. Largou em um ótimo 4° lugar, depois do incidente na primeira curva, conseguiu escapar e assumiu a ponta. Malvo em segundo estava com um ritmo melhor e ameaçava Boga, digo Noga, até que errou e acabou sendo ultrapassado por Malvo. Não aguentou a fungada no cangote.

Chegando no ritmo de Malvo e cada vez mais tirando a diferença, os dois se deparam com Drew sabonetando na pista. Malvo passou ileso por Drew, já Noga não teve a mesma sorte. Foi ultrapassar Drew e o piloto da Haas jogou o carro pra cima da Ferrari. Acabaram se tocando apaixonadamente e a Ferrari quebrou o narizinho. Rumores dizem que Malvo pagou uma sessão de depilação para Drew, que concordou com o acerto e executou o combinado. Conforme a imagem abaixo, Drew horas depois postou em suas redes o resultado, o que leva a uma investigação interna pela FIA para casos de favorecimento em troca de benefícios prazerosos. Esse tipo de situação não é a primeira vez que acontece nesta liga e a administração está prescrevendo regras mais rígidas.

Drew divulga feliz imagens em suas redes. Caso está sendo investigado.

Com uma parada de estratégia, a Ferrari forçou uma segunda parada. Como Noga largou de médios, era hora de ir para o macio e arrepiar nas hotlaps. Repetiu o feito por 5 tentos. Isso ajudou a escalar o pelotão. Segunda parada e agora com sapatos médios. Nova escalada, novas brigas.

Noga também teve que se reinventar nessa corrida.

Com ótimo ritmo, na última volta estava quase alcançando sua posição de origem na largada, o 4º lugar, pois o adversário da frente tinha penalização. Porém em lance que não foi revisado pelos comissários, Noga teve que desviar de outro retardatário e acabou tomando mais uma punição. Com isso, conseguiu o 5º lugar, que depois de todo o entreveiro, foi um ótimo resultado e ainda um ponto extra pela volta mais rápida.

Na turma da Alpha Tauri quem foi feliz nessa foi Marcelo, já que Stallone Cobra rodou na classificação e largou do fundão, Marcelo largou de P9. Stallone rodou no início da corrida, depois disso, não conseguia se manter mais na pista, acreditamos que ele colocou o setup de chuva, porque segundo seu engenheiro a previsão era de chuva. Rodada atrás de rodada, muito choradeira e lamúrias. De forma inesperada e para tristeza do seu fã clube, as minhoquetes do cobra, desistiu da corrida, vestiu sua legue de oncinha e foi praticar Yoga, na sequência, foi se aventurar com joguinho de magia, espadinha, bonequinhos e dragãozinhos, vulgo Dota.

Stallone Cobra em desentendimento com seu bólido.

Já Marcelo fez uma ótima corrida, sólida, não levou punições, se safou no início da muvuca e finalizou em P3. Nas últimas voltas foi atrapalhado fortemente por Drew, -"o que é isso cara, fumou baseado?"- irritadíssimo Marcelo no rádio. Apesar desse pequeno enrosco, um excelente P3 para esquentar a briga no topo do certame.

Corrida constante e ótimo P3 para Marcelo.

Drew que mais parecia uma gelatina em pré solidificação, não parava em linha reta e toda vez que alguém se aproximava, tinha que rezar um Pai Nosso. No rádio a comunicação entre os pilotos era tensa quando se aproximavam do piloto da Haas. -"tem que avisar o Drew. Pessoal tá a corrida inteira fazendo isso"- comenta Perigo. A equipe estará analisando o desempenho de Drew nas próximas etapas, caso não se adapte, será rebaixado para a F2.

Maguila continua explorando os limites das pistas e dos comissários. Em menos de 10 voltas já estava com inúmeras punições. Rodou, punição, não cedeu espaço em bandeira azul para o Noga, atrapalhou e rodou mais um pouco, mais punições. E antes da metade da corrida desistiu e saiu alegando que estava com flatulências incômodas devido ao chá de bagomeu que tomou antes da corrida.

Apesar da desclassificação inesperada no qualify, Thyaguinhoh fez uma consistente corrida. Com novas regras, agora com rigor nos cortes e escapadas de pistas, foi o principal fator que tirou a pole na escorregada que o piloto da McLaren deu  na última curva da classificação. Largando em último e com uma pitada de sorte, pois lá na frente houveram muitas colisões, escapou ileso. Apesar de bater no jovem piloto Drew que esqueceu de largar, fez uma prova de recuperação facilitada pelos vários incidentes dos adversários conseguindo o segundo lugar. Confira abaixo o momento da largada e o incidente com Drew.

E parece que Malvo deu as caras como forte candidato quando surgiu na T1. Largando de 6º lugar, fez corrida sólida. Deu sorte no início da corrida, pegou P2 depois do enrosco de Zipperer e Bertiworld. Meteu pressão pra cima de Noga forçando seu erro e assumiu a ponta. Manteve-se assim até o final da corrida sem muitos desafios. Levou seus 25 pontos pra casa e assumiu a segunda posição na tabela.

Primeira vitória de Malvo e campeonato pega fogo.

Confira abaixo o resultado da corrida.


Com a comissão de incidentes acatando o protesto da Williams devido ao incidente entre Zipperer e Bertiworld na largada, Zipperer entra para a estatística tornando-se o primeiro piloto a negativar em pontuação depois de uma corrida. Com isso, equilibra-se no miolo da tabela e aumenta a disputa.

Confira abaixo a classificação oficial pós Bahrein

Próxima etapa será no próximo dia 23/02 no apertado e rápido circuito virtual do Azerbaijão. Um desafio a parte para os pilotos. É uma pista divisor de águas. Quem não respeitar os limites dos muros pode ir para o motorhome mais cedo. Em contrapartida, largar na frente fará toda a diferença. Já no final do grid, exigirá muita paciência dos pilotos e cautela para negociar as posições.

Com Thyaguinhoh liderando o campeonato com 27 pontos de vantagem para Malvo, será crucial uma boa corrida para manter a liderança e abrir vantagem. Malvo e Perigo revivem a velha briga que presenciamos na T1. Marcelo e Zipperer vem no encalço na esperança de contar novamente com a sorte e escalar mais algumas posições.

Resultados e resumos serão conferidos aqui neste canal com sua dose sarcástica e apimentada de comentários.

Até lá.

Comentários

Mensagens populares