F1 2022 - 4ª Etapa T3/2023 - Azerbaijão - Resultados e Resumos

O último que sair apaga a luz!

É meus caros, Baku não é moleza não. Quem acha que é só chegar e correr está muito enganado. Mesmo para os mais experientes que treinaram muito, não sobreviveram as armadilhas do Azerbaijão.

Como era esperado, unhas foram roídas, fraldas trocadas e rivotril renovado. Para os que subestimaram, não restou uma volta para completar, para os seguros, fizeram o dever de casa e para os muito confiantes, acabaram pagando o preço.

Com um grid mais enxuto do que o normal, apenas 10 dos 13 inscritos tiveram a coragem de participar desta etapa. A dupla da Haas não conseguiu alinhar neste grid, o segundo piloto Drew, consciente declarou à mídia que não tinha condições psicológicas para pilotar nessa pista -"Não tem como entrar nessa, só com ajuda profissional. Mesmo assim, não consigo"- declara Drew. E TiagoZipperer que não concordou com a punição recebida no Bahrein depois de tirar da corrida Bertiworld, pegou a chupeta, reinou e ficou assistindo a corrida do seu motorhome sentado no seu puf rosa. Em declaração para a mídia o piloto da Williams enfatizou -"Eu esperava no mínimo um pedido de desculpas depois de ter me tirado da corrida no Bahrein, porque mesmo com a punição, no final ele ainda levou 6 pontos e eu zero."- enfatiza Bertiworld. Na Alpha Tauri, não houve pronunciamento claro referente ao não comparecimento de Marcelo, já no paddock, boatos afirmam que Marcelo estava participando de um retiro espiritual para equilibrar seu lado emotivo.

Qualify! Muito disputada por sinal. Noga vinha liderando com Thyaguinhoh, Bertiworld e Stallone Cobra, todos na casa de 1:43, mas Malvo chega e acaba com a alegria derretendo o tempo do pessoal em 0,520s para Nogaroto que ficou no segundo posto, fechando sua pole position em 1:42.950. Golpe Baixo da Mercedes e Greg da RedBull, fecharam na casa de 1:44, conseguindo assim a 6ª e 7ª posições sucessivamente. A Aston Martin com Maguila sai no meio do enrosco do grid e Perigo da Alpine, não acertou uma curva e larga de 18º. Alfa Romeo depois de fazer bonito com Malvo, com SaciDePatinete foi o extremo, literalmente o extremo das pontas. Saci larga em último. Rumores conspiram de que Malvo e Saci não estão se dando muito bem dentro da equipe, não há compartilhamento de setup e estratégias, com isso, o clima acaba ficando tenso.

Confira abaixo o grid de largada

Race! Olhos esbugalhados, tremedeira no queixo, xixi nas calças, paralisia mental. Esses foram os ingredientes no ínício da corrida. Primeiro com o esperto Stallone Cobra que com sua expertise em largadas, deu o pulo do gato e queimou a largada. No rádio se justifica -"Ah mano, pow mano, eu estava aqui passando rímel nos cílios olhando no retrovisor e me assustei com as luzes acendendo, larguei sem querer, foi no impulso."- lamenta Stallone. Confira abaixo o pulo do larápio.

Stallone Cobra da o pulo do gato antecipadamente.

A RedBull não esta na boa fase mesmo. Greg já se envolve em enrosco na cagada, digo, largada e fica atravessado por ali mesmo. Na sequência Golpe da um totozinho em Bertiworld que segura e quase abraça o muro. Thyaguinhoh toma a segunda posição de Noga e lá atrás o DeusNosAcuda não parava. Ao final da primeira volta temos: Stallone (mentira) na P1 seguido de Thyaguinhoh, Nogaroto, Malvo e Bertiworld. Outro meliante estava em 7º que era o Maguila da Aston Martin e mais para o final, Perigo em 17º. Golpe Baixo, Greg e SaciDePatinete já estavam assistindo do sofá de seus motorhome.

Enroscos no final do pelotão levou alguns mais cedo para casa.

Na volta seguinte quem se encarrega de sair fora foi Maguila, deu uma dor de barriga no véio que abandonou precocemente. Na volta 3, quem vinha com faca nos dentes era Perigo, já ocupava a 10ª posição. Na mesma volta Thyaguinhoh assume a ponta enquanto Stallone Cobra abandona. Em quatro voltas já tínhamos 5 abandonos.

Enquanto isso lá na frente, Thyaguinhoh, Noga, Malvo e Bertiworld seguem no mesmo ritmo, e Perigo já encosta na 8ª posição. Na volta 7, Perigo erra novamente ao tentar atacar Magnussem e erra, cai para 14 º. Com 10 voltas de corrida e sem muita emoção, o ritmo entre os ponteiros continuava o mesmo, uma margem de 2s de diferença entre cada um dos quatro primeiros.

Bertiworld em disputa com Golpe Baixo.

No final da volta 10 Malvo se aproxima de Thyaguinhoh. Ultrapassa na volta 11 e leva junto com ele Noga, no final da mesma volta, Thyaguinhoh e Noga entram no pit, Bertiworld assume a 2ª posição. Enquanto isso lá atrás, Perigo vinha sambando na 14ª posição. Com uma corrida morna nesse meio intervalo entre a primeira janela de pit, na volta 13 Leclerc abandona a corrida. E na volta seguinte Malvo escorrega na casca de banana, roda e bate. Liderando com mais de 3s para Noga, Malvo fica deslumbrado com a fisionomia de um dos prédios de forma ereta que se desconcentra e bate. Fim de prova para o piloto e para a equipe, já que estava sem os seus dois pilotos na corrida.

Boa briga no início entre Thyaguinhoh e Nogaroto.

As coisas não iam muito bem na Alpine, com Perigo batendo o recorde de quebra de asa e Ocon brigando com o carro, ainda a estratégia de pit stop com Perigo não foi bem sucedida. Como o plano era pneus duros para ir até o final da corrida, os mecânicos cochilaram e colocaram novamente pneus médios, obrigando assim Perigo a fazer novo pit. Só que isso era o de menos.

Mecânicos da Alpine cochilaram nessa corrida quem nem a Super Aguri de 2007.

Perigo ao sair do pit, esqueceu de desativar o piloto automático e ao ativar estava distraído, jogando assim o carro novamente no muro. Mesmo com o carro avariado, Perigo seguiu até o próximo pit, onde colocou pneus macios e garantiu a volta rápida.

Malvo e o sonho de mais uma vitória jogada no ralo.

Com 15 voltas apenas 4 sobreviventes dos humanos. Foram mais 5 voltas de sono, a torcida já estava se encaminhando para as baladas ao redor do circuito porque a corrida estava chata. Mas, os melhores momentos sempre são reservado para o final. Na volta 20, Thyaguinhoh vendo que não iria alcançar mais Noga da Ferrari e, com boa distância para Bertiworld, resolve fazer novo pit stop para beliscar um ponto extra com a volta rápida.

Thyaguinhoh sai em 3º após o pit, perdendo para Bertiworld, porém, com sapatos novos e Bertiworld com pneus de 10 voltas, seria fácil recuperar o segundo posto. E isso aconteceu duas voltas depois. Na última volta Nogaroto já administrava a corrida. Com uma vantagem de 30s para o segundo, Noga já começava a chorar embaixo do seu capacete. Era a primeira vitória da equipe e do piloto na temporada para colocar mais lenha na fogueira.

McLaren com Thyaguinhoh e a esperança de mais uma vitória que não veio.

Mas Thyaguinhoh ainda reservou mais uma emoção na última volta. Na ânsia de fazer a hot lap, já que Perigo era o detentor da mesma, na última curva de alta o piloto da McLaren resolve tirar onda com a torcida, roda e bate, para desespero da equipe. Zak saiu chutando o balde. Bertiworld que não tinha nada haver com isso, assume a segunda colocação. Contudo, Thyaguinho ainda conseguiu levar seu carro e cruzar a linha de chegada em 3º.

Momento em que Bertiworld se depara com Thyaguinhoh rodado na última curva.

Confira abaixo o resultado final.

Nogaroto se torna o terceiro vencedor no campeonato depois de quatro etapas. Isso mostra evolução e competitividade. Em uma pista que era difícil se manter sem garantir algum dano, é lucro qualquer resultado. Com isso, Thyaguinhoh mantém a ponta, agora com Nogaroto assumindo a segunda posição. Para o piloto da McLaren foi um ótimo resultado, pois se Malvo finalizasse a corrida, a diferença diminuiria, mas com Malvo fora e Noga que até a etapa anterior estava em 7ª na tabela, sua diferença que era de 27 pontos aumentou 10 pontos.

A classificação pós Baku segue da seguinte maneira

O campeonato está a duas etapas de chegar em sua metade e, já temos uma boa concorrência pelo título. Próxima parada agora será no circuito virtual de Zandvoort, na Holanda. A etapa será no próximo dia 02/03 as 20:30h. Resultados e resumos serão conferidos aqui neste canal com sua dose sarcástica e apimentada de comentários.

Até lá.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares