F1 2022 - 5ª Etapa T3/2023 - Zandvoort - Resultados e Resumos

Muitas baixas nos Países Baixos!

Cinco vira, dez ganha? Não, muito pelo contrário. Poucos resistiram as curvas de Zandvoort na quinta etapa da Speed Racing Brasil Champ. Começa nove e termina três.

O palco da vez foi nas dunas em Zandvoort, província da Holanda do Norte, nos Países Baixos, onde os pilotos de carroça tiveram o desafio de permanecerem vivos para contar história. Vivos ficaram, mas a maioria não ficou inteiro para contar os causos.

A começar pela classificação, que metade do grid sequer conseguiu completar uma volta, tivemos até piloto desqualificado. Foi o caso de Golpe Baixo, que conseguiu a façanha de cortar caminho descaradamente e ainda ficar bravinho com a comissão que comeu seu r... digo, tempo, e acabou anulando sua volta, que só não saiu por último, porque Nogaroto e Maguila arregaram e não completaram a volta.

Bertiworld patinou na primeira curva que fez e acabou passeando nas dunas ao entorno do circuito e Drew não sabemos o que aconteceu que até saiu pra pista, mas abortou a volta e saiu correndo para o banheiro. Lá na frente os postulantes ao título fizeram bonito.

Perigo fez sua primeira pole na temporada, seguido muito de perto por Thyaguinhoh a apenas 0,024, porém, uma boa vantagem para Malvo em terceiro que ficou a 0,579 de Perigo. Greg saiu na foto da primeira página ao menos. Mas como todos sabemos, a corrida é o que conta, e essa configuração de largada no fim, foi bem diferente. Confira abaixo o grid de largada.

Race! Para quem esperava um embate ferrenho entre Perigo e Thyaguinhoh se enganou. O piloto da Alpine até largou bem, manteve a ponta até a segunda volta onde rodou sozinho e bateu, ainda conseguiu retornar para a pista, voltou sem olhar para a pista para voltar em segurança, como já presenciamos algumas vezes aqui, chegou a dar um leve toque em Greg mas sem maiores danos. Perigo seguiu sua recuperação, mas pouco depois acabou se achando na mesma curva, se achou no muro é lógico, só que desta vez sem salvação, dano terminal na sua kombi. Fim de prova em um amargo 16º lugar para quem tinha esperança da primeira vitória -"É, não estou me adaptando as novas configurações do carro, tivemos mudanças no volante, mas me atrapalho demais ainda. Já estamos providenciando um volante de 113 para eu ter uma pegada mais segura"- desculpa de Perigo.

Perigo pouco antes de abandonar a corrida.

Quem não tinha nada haver com isso, foi Thyaguinhoh e Malvo que passaram rindo por Perigo que estava sentado aborrecido ao lado da pista. Caminho aberto para o embate de Thyaguinhoh e Malvo, porém quem fez bonito e levou a melhor nesta foi Malvo, que não só de quebra fez a melhor volta, deixou uns 5 dias de intervalo de tempo para Thyaguinhoh, +45 segundos de vantagem, só não deu volta em cima do 3º Golpe Baixo, no restante, deixou todo mundo na poeira. Uma bela vitória para o time Suíço.

Malvo deu show nesta etapa, andou praticamente sozinho.

Falando em Golpe Baixo, piloto do dia nesta etapa, fez bonito também. Deixou as pantufas de lado e arregaçou a camisola para sair do 18º lugar e escalar até o pódio em 3º. A Mercedes fez uma boa estratégia com Golpe que até mirou uma possível vitória, mas cometeu alguns deslizes durante a etapa e mesmo assim garantiu mais um pódio na temporada.

Golpe rumo ao pódio em mais uma corrida de recuperação.

Quase não coube na foto da transmissão o redondo Golpe Baixo.

Na turma que sofre pra conseguir alguns pontos, nada de diferente. Maguila conseguiu rodar sozinho (de novo) e foi inventar de dar uma ré na pista, uma ré meus senhores, para que?!! Esse tem que voltar para a auto escola. Com isso, conseguiu encontrar nada mais, nada menos que novamente Bertiworld no caminho. Parece um caso de amor isso, é o segundo enrosco entre os dois pilotos com uma grande ajuda do piloto da Aston Martin.

Cena comum virando rotina no box da Williams.

Aston Martin que está repensando seriamente em rever o contrato de Maguila, o piloto não vem correspondendo conforme o combinado que era ao menos terminar inteiro uma corrida sem se envolver em acidentes. Em entrevista com Lawrence Stroll, o chefe está pretendendo voltar Maguila para a academia de carrinho de choque no circo local na sede em Silverstone, para treinar seus reflexos.

Greg, Noga e Drew de nada fizeram de emocionante na corrida. Greg se enroscou novamente, o que já não é novidade, Nogaroto reclamou que não conseguia ficar na pista, abandonando depois de levar umas 18 voltas de Malvo e fazer uns 8 pit stops, e Drew, continuamos sem saber o que Drew veio fazer no campeonato.

Fim de semana para Nogaroto esquecer.

Por fim, dos nove pilotos que largaram, restou 3 que completaram o pódio. Um cenário que vem se repetindo, assim como foi no Azerbaijão. Entendemos que as disputas são tensas, mas para os fãs que vão assistir, temos muitos depoimentos que isso não passa de falta de técnica e arrojo na pilotagem.

Confira abaixo o resultado final da etapa.

Com sua segunda vitória no campeonato, Malvo segue na perseguição ao líder Thyaguinhoh, mas ainda muito irregular, a vantagem permanece na casa dos 34 pontos. Thyaguinhoh mais regular, consegue mesmo depois de uma arrancada com duas vitórias seguidas no início do campeonato, foi figurinha constante no pódio, sendo assim, vem administrando bem a vantagem.

Thyaguinhoh, líder do campeonato e Greg em disputa na etapa pouco movimentada.

Quem tinha tudo para encostar e apimentar, com requintes de sedução entre o sanduíche nos três primeiros era Nogaroto da Ferrari. Depois de ganhar no Azerbaijão, decepcionou na Holanda e deixou escapar ótima oportunidade de entrar na briga antes da metade do campeonato.

No pelotão do meio sem muitas novidades. Bertiworld abandonando mais uma vez, segue na sexta colocação de olho no Perigo em 5º e Golpe Baixo em 4º respectivamente. Marcelo e Tiago Zipperer que amarelaram e abandonaram o campeonato, estão em 7º e 8º, que logo serão superados por Norris e  Stallone Cobra que estão na sequência.

Mais da metade dos pilotos já abandonaram antes mesmo da metade da corrida.

Confira abaixo a classificação pós Zandvoort.

Próxima parada agora será no circuito virtual de Spafrancorchamps, na Bélgica. A etapa marca o meio da temporada e será no próximo dia 09/03 as 20:30h. Resultados e resumos serão conferidos aqui neste canal com sua dose sarcástica e apimentada de comentários.

Até lá.

Comentários

Mensagens populares