F1 2022 - 6ª Etapa T3/2023 - Spa Francorchamps - Resultados e Resumos

Jornada dupla na Bélgica!

Os pilotos fizeram hora extra na 6ª etapa da Speed Racing Brasil Champ. Isso porque tivemos Sprint + Corrida para delírio da torcida. Apesar que alguns estavam reclamando porque iriam cansar as patinhas, não teve choro, estava tudo pronto para mais um embate.

Classificação para a Sprint equilibrada entre Thyaguinhoh e Malvo. Separados por apenas 0,029s respectivamente, os dois protagonizaram uma disputa emocionante até os instantes finais do qualy. Não muito longe mas também não muito perto, Perigo fecha o top3 com +0,499s para o pole. Nogaroto e Stallone Cobra pensaram que iriam burlar o qualy cortando caminho para ganhar vantagem, foram dedurados pelas câmeras e acabaram desclassificados. Maguila e Golpe Baixo não completaram suas voltas. Acompanhe abaixo o resultado do qualify para a Sprint.


Com 8 voltas na Sprint, tivemos boas disputas, e percebemos que os enroscos estavam garantidos. Quem se deu bem foi o piloto da McLaren que disparou na ponta sem muitas dificuldades e garantiu 8 pontos no bolso. Perigo e Nogaroto fecharam o top3. Nogaroto que partiu de 17º fez excelente sprint, escalando o pelotão e garantindo o 3º lugar na largada da corrida. Bertiworld decepcionou fechando em 14º. Golpe Baixo, Maguila e Stallone não fizeram nada de interessante. Malvo foi o maior prejudicado. Com chances de vitória na sprint, teve incidente e ficou em último.

Mas pelo que nossa produção ficou sabendo Malvo horas antes da corrida foi até a praça no centro histórico em Bruxelas e ficou encantado com a estátua Manneken Pis, subiu pra tirar foto e foi abordado pelas autoridades locais, pois Malvo estava se passando e tirando foto pegando na estátua. Com isso, o jovem piloto chegou atrasado para a largada e desconcentrado, o que provavelmente foi uma das causas do resultado da Sprint. Confira abaixo o resultado da Sprint Race.

Race! Como era esperado, alguém saiu já deixando pedaço do carro na La Source. Stallone Cobra já saiu xingando todo mundo após darem um totozinho na sua traseira. Golpe Baixo meteu o chega pra lá e ignorou os espaços. Maguila apareceu como um trator fazendo a limpa, Bertiworld que já estava com trauma, segurou e deixou todos se enroscarem. Malvo para recuperar o prejuízo da Sprint, foi dando sinal de luz para passar. Enquanto isso lá na frente, Thyaguinhoh, Nogaroto e Perigo ganham terreno e fazem boa disputa.

Muita confusão na primeira curva.

Maguila deu uma espalhada na Eau Rouge, Golpe cai pra 12º mas logo depois da Les Combes leva um chega pra lá do bot, sai da pista e cai para 19º. Malvo vem com sangue nos olhos e já é 13º seguido de Stallone Cobra. Perigo perde posição para o pequinês Tsunoda. Nogaroto patina no espaguete e cai para 4º. Mas logo antes do fim da primeira volta, recuperam as posições. Enquanto isso, Thyaguinhoh abre 2s na ponta. Ao final da primeira volta temos: 1º Thyagunhoh, 2º Perigo, 3º Nogaroto, 11º Stallone Cobra, 13º Malvo, 15º Golpe Baixo, 19º Bertiworld e 20º Maguila.

Golpe perde terreno, mas faz boa recuperação.

Antes de abrir a 2ª volta, meia dúzia já fazem o primeiro pit devido aos danos depois da largada. Maguila segue em um embate ferrenho com Shumacher, seguido de perto por Bertiworld que com cautela mantém a distância por esperar o pior acontecer. O que de fato aconteceu, mas desta vez o piloto da Williams se safou. Maguila ignora orientações do rádio para ir com cautela pra cima de Shumacher, mas o piloto ignora e parte para o tudo ou nada.

Maguila já sem alguns pedaços do carro, parte pra cima de Bertiworld e Shumacher.

Na abertura da 3ª volta, o piloto da Aston Martin erra a La Source na tentativa frustrada de ultrapassar Shumacher e é superado por Bertiworld, mas não fica muito distante e acompanha de perto o piloto da Williams que, aproveitando do vácuo e da abertura do DRS, supera Bertiworld na Kemmel, mas não acerta o ponto de frenagem na Les Combes. O zoiúdo queria abocanhar as posições de Shumacher e Bertiworld ao mesmo tempo. Nada feito. Acerta a traseira do piloto da Haas, quebra a roda e fim de papo para o afobado. Maguila anda com a corda no pescoço depois de mais uma etapa frustrada. Acompanhe na câmera on-boarding de Bertiworld.

Enquanto isso lá na frente, Nogaroto ultrapassa Perigo e assume a 2ª posição. Ao final de 5 voltas temos: 1º Thyaguinhoh, 2º Nogaroto, 3º Perigo, 4º Golpe Baixo em uma excelente recuperação, 11º Bertiworld, 12º Stallone  Cobra, 14º Malvo e Maguila ocupando a 20ª posição assistindo dos boxes.

Nogaroto parte em busca da vitória.

Depois de 3 voltas sem muito o que falar, eis que um embate pela ponta surge. Nogaroto mete o turbo e passa Thyaguinhoh para assumir a ponta, trazendo a +3s Perigo e Golpe Baixo a +17s na quarta posição. Uma disputa para animar as arquibancadas é entre Malvo e Cobra. Fizeram um bonito troca-troca, e quem levou a melhor foi o piloto da Alfa. Malvo agora ocupando a 14ª posição. Na TV local várias indagações do que aconteceu com Malvo até o momento da corrida, pois um piloto de ponta, lutando para chegar no top10.

Malvo está sendo o assunto do paddock.

Lá se foram 10 voltas de pura emoção (só que não). Perigo ao final da volta 10 ultrapassa Thyaguinhoh assumindo assim o 2º posto, ficando a +2,2s de Nogaroto. Golpe Baixo entra no pit e cai para 9º, com isso Bertiworld postergando sua parada, passa a ocupar a 8ª posição. Rendimento do piloto da McLaren candidato à vitória cai drasticamente, o mesmo luta para manter um pódio até o momento. Malvo e Cobra seguem no pelotão de traz negociando com os bots.

Perigo faz etapa equilibrada.

Chegamos a metade da corrida. Bertiworld enfim faz seu pit stop e é superado por Malvo, agora em 11º. Malvo por sinal, vem de estratégia diferenciada, seguido também por Stallone no encalço. Golpe Baixo recupera terreno e ocupa a 5ª posição. Ao final da volta 12, Bertiworld breka muito tarde na chicane da entrada do pit, espalha para fora da pista, mas ultrapassa Tsunoda mesmo assim. Lance é enviado para comissão que nada fez. Japinha ficou furioso no rádio.

Bertiworld em corrida solitária.

Volta 15 e tivemos apenas um embate por posições. Perigo e Nogaroto trocaram farpas, ficaram com inveja de Malvo e Cobra e também fizeram troca-troca, mas o piloto tifosi manteve a ponta. Posições na volta 15: 1º Nogaroto, 2º Perigo, 3º Golpe Baixo, 4º Thyaguinhoh, 5º Malvo, 6º Bertiworld e 13º Stallone Cobra.

Stallone Cobra e Tsunoda, briga caseira.

Daqui em diante foram longínquos 7 giros sem emoção alguma. A torcida já estava levantando acampamento, mas ficaram para um confronto final. Na volta 18, Malvo faz novo pit stop para colocar sapatos novos e tentar uma hot lap. Com essa parada, é superado por Bertiworld agora em 5º.

Thyaguinhoh teve queda brusca de rendimento na etapa e ficou de fora do pódio.

Porém, Bertiworld com pneus de 10 voltas e Malvo recém saído do pit, com pneus novos, é facilmente superado na volta 20. Bertiworld até esboçou uma reação, mas para desânimo da torcida, ficou por isso mesmo. Fim de papo após 22 voltas com uma ótima vitória da Ferrari com Nogaroto, seguido de Perigo e Golpe Baixo. Confira abaixo o resultado final.



Após 6 etapas temos a seguinte classificação:

Thyaguinhoh mantém a regularidade e aumenta a distância para o segundo colocado Malvo em 45 pontos. Malvo este que esperava reduzir essa diferença, não teve muita sorte e acabou somando 10 pontos contra 21 do piloto da McLaren. Empatado na segunda colocação vem Nogaroto que surpreendentemente fez uma excelente etapa, um peso retirado das costas depois de zerar na holanda. A Ferrari vem para colocar lenha na fogueira.

Perigo e Golpe Baixo vem muito próximos na 4ª e 5ª posição respectivamente, estão separados por apenas 6 pontos. Depois temos uma lacuna de 15 pontos para Bertiworld na 6ª colocação, abrindo 11 pontos para o 7º. Stallone Cobra, Greg e Maguila já estão pensando na 4ª temporada, porque nesta, a sorte ficou em casa. Drew está sendo a decepção da Haas, que em comunicado à imprensa, pensa em fazer de Drew piloto de testes na próxima temporada.

Já nas equipes, a McLaren segue absoluta com 135 pontos, mas de olho na Ferrari que vem melhorando cada vez mais. Alfa Romeo segue no calcanhar da Ferrari com 75 pontos, também quer entrar nessa briga.

Próxima parada agora será no circuito virtual de Miami EUA. A etapa marca a entrada da segunda metade da temporada e será no próximo dia 16/03 as 20:30h. Resultados e resumos serão conferidos aqui neste canal com sua dose sarcástica e apimentada de comentários.

Até lá.

Comentários

Mensagens populares