F1 2022 - 7ª Etapa T3/2023 - Miami - Resultados e Resumos

Quarenta graus de sonolência!

Para aqueles que esperavam uma corrida recheada de pegas, arranca cepos, cacetadas, polêmicas e pedaços de carros esfolados no muro, se decepcionou. Nesta última quinta-feira 16 tivemos uma corrida monótona, com poucos momentos de disputas. GP de Miami fez mais barulho fora do que dentro da pista.

Miami e seu circuito de alta técnica, pontos travados e de alta, que proporciona bons pegas, mas parece que os infelizes dos pilotos resolveram deixar em casa a vontade de correr para valer. Público lotou o circuito, todos regados de muita cerveja e embaixo de um sol escaldante, a farra estava solta. Várias celebridades presentes, personagens da F1 e de outras categorias do automobilismo americano.

Etapa movimentada fora das pistas em Miami.

A começar por Greg que não pode ver um copo de cerveja que não se controla. O piloto da RedBull não mediu esforços em perder a caixa preta no dia anterior à corrida, meteu o louco e madrugou, apareceu minutos antes do qualify, resultado, DQ! Mal conseguia se manter na pista, causou corte de traçado e sua volta foi eliminada.

Lá na ponta quem levou a pole foi Thyaguinhoh, querendo de vez aumentar a vantagem para Nogaroto e com a ausência de Malvo o piloto da McLaren desbancou o tempo de Perigo em -0,203s e levou a pole. Stallone Cobra fecha o top3. Um ótimo qualify foi feito por Maguila, que prometia levar o carro até o final da corrida sem quebrar. A Aston Martin alinhou Maguila em 4º e Vettel em 8º. A Ferrari com Nogaroto não foi bem e fechou na 5ª posição com Leclerc em 10º. Bertiworld e Golpe Baixo não completaram as suas voltas e fecharam o grid. Confira abaixo o grid para o GP de Miami.

Race! Por incrível que pareça, ninguém se enroscou com danos consideráveis, apenas Golpe Baixo patinou na largada e ficou para trás. Os 4 ponteiros mantiveram as posições, Greg ganhou de Zhou, Bertiworld e Golpe ficaram batendo roda lá no fundão.

No final da primeira volta, briga constante entre Nogaroto, Stallone e Maguila. No entanto, o que já é de praxe, aconteceu com Bertiworld, o imã para acidentes estava ativado. Golpe Baixo em momento de plena distração na entrada entre as curvas 13 e 14, ficou olhando para as gurias de biquini ao lado do alambrado, não se atentou e acertou na traseira do carro de Bertiworld, que sem ação, foi jogado de frente ao muro quebrando o bico do bólido. Final da volta 1 temos: 1º Thyaguinhoh, 2º Perigo, 3º Nogaroto, 4º Maguila, 5º Stallone Cobra, 14º Greg, 19º Bertiworld e 20º Golpe Baixo.

Golpe Baixo se distrai com as beldades no alambrado.

Sobrou para Bertiworld novamente.

Volta 2 Bertiworld ainda tentou dar mais esse giro, mas como o circuito exige muito downforce, mal conseguia contornar as curvas. Na volta seguinte, entra para realizar a troca do bico.  Em 5 voltas a única emoção que temos é o incansável Greg, que veio escalando posições e já ocupava a 6ª posição. Um começo promissor depois de ficar de fora da etapa de Spa Francorchamps. O piloto do time dos energéticos queria tirar o prejuízo e o álcool do couro.

Greg fez a alegria da Red Bull.

Enquanto isso lá na frente, as comadres Thyaguinhoh, Perigo e Nogaroto não ameaçam as posições entre eles. Nada de farpas, pontapés e socos estavam rolando, com isso temos: 1º Thyaguinhoh, 2º Perigo, 3º Nogaroto, 4º Maguila, 5º Cobra, 6º Greg, 17º Golpe e 20º Bertiworld.

Posições consolidadas em 5 voltas.

Mas vamos então falar de um fato inusitado!!! Fato que estava deixando a torcida apreensiva mas ao mesmo tempo atenta e empolgada, era Maguila ocupando o top 5 sem nenhum incidente grave. Geralmente a essa altura, o piloto da Aston Martin já estaria assistindo a corrida em sua banheira de hidromassagem envolvido por espumas com aroma de flores cítricas das montanhas da Mongólia.

Maguila fez corrida consistente e garantiu sua segunda corrida nos pontos.

Voltando ao que interessa, entre as voltas 5 e 10 poucos pegas na pista, exceto pela diferença de pouco mais de 2s que Nogaroto tirou de Perigo na briga pela 2ª posição. Nogaroto ultrapassa Perigo na volta 8 e Stallone Cobra supera Maguila sem sustos na volta 6. Golpe Baixo vai subindo com certa dificuldade, ocupando a 14ª posição e Bertiworld ainda sonhava com a zona de pontuação, mas ainda muito distante na última posição.

Briga boa entre Stallone Cobra e Maguila.

Volta 12! Janela de pit stops aberta e começam as movimentações nos boxes. Dos ponteiros, o primeiro que faz a parada é Thyaguinhoh, Nogaroto assume a ponta seguido por Perigo. Thyaguinhoh ainda volta para a pista na 3ª colocação. Enquanto isso Maguila já vê Greg no retrovisor e sente o bafo de pinga na nuca. Greg supera Maguila na volta 13. Thyaguinhoh reassume a ponta depois dos pit de Noga e Perigo.

Já são 15 voltas de pneus queimados. Torcida torrando no sol escaldante, cerveja quente e fumaça de churrasco na pista. Thyaguinhoh segue liderando com 12s de vantagem para Nogaroto, 3º Stallone Cobra, 4º Perigo, 5º Greg, 6º Maguila, 11º Golpe Baixo e Bertiworld em 16º.

Golpe Baixo vai ganhando posições até a zona de pontuação.

Foram 20 voltas insanas com faca nos dentes, nos sonhos da torcida somente. Briga boa no fim pelo pódio entre Perigo, Cobra e Greg. Perigo na volta 17 passa Stallone, Greg passa Stallone na volta 18 e o Cristiano Ronaldo também passa Stallone na volta 19. Minto! Stallone recupera a posição de Greg na volta 20. Shumacher fica de fora. Bertiworld entra no pit na volta 18 em 9º e volta na 16ª posição. Dia difícil para a Williams.

Perigo fez corrida discreta para garantir mais um pódio.

Golpe em 7º tenta se aproximar do top 5 mas ainda distantes 16s para Greg em 5º. E daqui vamos para o stint final da corrida, a última pernada antes da choradeira. Maioria das estratégias já definidas e alguns enroscos guardados para o fim. O imã de acidentes volta a ser ativado no carro de Bertiworld. Volta 23, Bertiworld em 16º e mirando a zona de pontuação, pois estava a pouco mais de 5s para o top 10.

1ª investida de Bertiworld para ganhar duas posições frustrada por Russel.

O piloto da Williams supera Vettel e Russel ao mesmo tempo no final da curva 1, mas Russel não gostou muito e deu um totozinho em Bertiworld que viu a pista ao contrário. Lá na frente Nogaroto começa a reduzir a diferença para Thyaguinhoh, prometendo colocar água no chopp da McLaren. Max Verstappen quebra o carro e fica de fora.

Volta 24 e Thyaguinhoh é superado por Nogaroto. A duas voltas do fim, Bertiworld tem nova chance de passar Russel e Vettel no mesmo ponto, mas é novamente abalroado pelo piloto da Mercedes. Não era o dia para a Williams marcar pontos. Sem mudanças significativas nas últimas voltas, apenas uma patinada de Thyaguinhoh na ânsia de alcançar Nogaroto, roda e quase beija o muro e fica por ali. Susto passado sem perda de posições, se recompõe e retoma a pista.

Russel não estava para brincadeira, não aceitou nova investida de Bertiworld.

Após 29 voltas, tivemos uma corrida pouco movimentada no que se diz respeito a combates por posições. Alguns casos isolados que renderam pouca emoção. O pessoal da frente decidiram não serem agressivos, o que causou certa sonolência no público presente. A emoção ficou mesmo nas brigas do meio do pelotão para trás com Golpe Baixo escalando até o 7º posto de forma sofrível, Greg passando o rodo na turma nas primeiras 5 voltas e Bertiworld lutando para não ficar em último.

Apesar de não vencer, é mais um pódio para Thyaguinhoh e aumentando as chances de título.

Confira abaixo o resultado da corrida.

Nogaroto garante a água no chopp da McLaren.


Com Malvo fora do páreo na etapa, Nogaroto soube aproveitar bem a oportunidade e reduzir a vantagem de Thyaguinhoh que até Spa era de 45 pontos, agora passa para 38 e abrindo 25 para Malvo. Perigo com o 3º lugar encosta em Malvo e já mira o top 3, se descolando também de Golpe Baixo, abrindo 19 pontos. Stallone Cobra e Greg respiram e chegam para brigar com Bertiworld pelo top 5. Maguila repete o feito de Emilia Romagna e pontua pela segunda vez na temporada em uma etapa impecável.

Classificação atualizada pós Miami.


Vamos agora para terras tupiniquins no circuito virtual de Interlagos, Brasil. Uma das etapas mais esperada pelos pilotos e será também a segunda com Sprint Race. A etapa está marcada para o próximo dia 23/03 as 20:30h. Resultados e resumos serão conferidos aqui neste canal com sua dose sarcástica e apimentada de comentários.

Até lá.

Comentários

Mensagens populares