F1 2022 - 8ª Etapa T3/2023 - Interlagos - Resultados e Resumos

Todos ilesos!

Chegamos ao Brasil! A tão esperada etapa em uma das melhores pistas do certame, pudemos presenciar ótimos pegas e domínio autêntico da McLaren e de quebra, rodada com Sprint Race. Porém, o grid mais enxuto da temporada, apenas 7 pilotos compareceram para a etapa.

Como sabemos, Interlagos sempre proporciona surpresas, a começar pelo clima, que em muitas vezes é instável e faz com que as equipes quebrem a cabeça na estratégia. Outra que o circuito é um dos remanescentes da era de ouro, em que ainda conserva áreas de escape nativas, ou seja, mantém áreas de brita e grama e com isso, proporciona trechos de muitas ultrapassagens.

Domínio este que Thyaguinhoh fez questão de mostrar, para colocar ainda mais pressão em seus adversários diretos, Nogaroto, Malvo e Perigo. Na classificação, Thyaguinhoh levou a melhor com -0,141 para o segundo Malvo e -0,535 para Perigo que fechou o top 3. Quem decepcionou foi Nogaroto, que estava irreconhecível, levou mais de 2s do pole position. Dos ausentes, Bertiworld dormiu dentro do avião quando o mesmo aterrissou em Viracopos e foi acordar somente em outra escala quando o avião aterrissou no Acre. Drew segue com diarreia desde que comeu banana com ovo frito no boteco aos redores do circuito de Zandvoort na 5ª etapa. Desde então, o piloto da Haas não consegue aparecer em uma etapa. Confira abaixo o resultado da classificação.

Na Sprint Thyaguinhoh dominou e garantiu 8 pontos e a pole para a corrida, seguido de Golpe Baixo e Perigo, fechando o top 3. Não era o dia da Ferrari, Nogaroto não aproveitou as chances e ficou em último lugar na Sprint e Leclerc não pode salvar melhores resultados também, fechou em 13º. Confira abaixo o resultado da Sprint Race.

Race! Mais um domínio fulminante de Thyaguinhoh e sua McLaren, só não fez a maior pontuação possível, porque a volta rápida ficou com Golpe Baixo, mas os 33 pontos contra 23 de Malvo, 21 de Perigo e míseros 8 de Nogaroto, seus concorrentes diretos, garantiram aumentar em muito a diferença para o segundo, Nogaroto, este que só é segundo ainda, porque Malvo não compareceu em Miami e seus poucos 8 pontos, asseguram temporariamente a segunda posição no certame com 10 pontos de diferença para Malvo.

Thyaguinhoh não deu chances para os adversários.

Os melhores momentos da corrida ficaram por conta de Perigo, Golpe Baixo e Malvo nas primeiras 5 voltas, chegando a causar three wide em alguns trechos da pista. Golpe Baixo ficou um pouco para trás voltas depois e os pegas ficaram entre Perigo e Malvo pela segunda posição. Golpe ficava só na torcida para que houvesse um enrosco entre os dois. Pouco mais para trás, Greg e Maguila só observavam a espera de um milagre para algum deles saírem da pista e Nogaroto vinha no embalo fazendo fila nos bot.

Perigo em defesa da investida de Golpe Baixo.

A chuva deu as caras e com isso a movimentação nos boxes foi uma correria. Thyaguinhoh com medo de molhar a pantufa, foi o primeiro a entrar no pit, pegar sua capa de chuva e trocar os pneus, enquanto isso, Malvo e Perigo apostaram em esticar um pouco mais o stint e tentar chegar mais próximo da vitória na base da estratégia. Voltas depois, os dois entram de mãos dadas para fazer o pit juntos. Trocam figurinhas e vão para a pista de sapatos verdes.

Golpe Baixo tratou logo de calçar os pneus para chuva.

Perigo começa a ter melhor rendimento na chuva e supera Malvo, abre boa vantagem e parecia que tudo estava se encaminhando bem, até que, a chuva resolve sair de cena e a 6 voltas do fim, os pneus de sua Alpine já estavam em frangalhos. A Alpine apostou em postergar sua parada na esperança da chuva voltar, mesmo com Malvo ter entrado já há umas duas voltas desde a parada da chuva, mas o pneus de seu A522 não aguentaram e o pit stop foi inevitável. Com isso, Malvo passou Perigo, uma boa estratégia da Alfa Romeo.

Malvo protagonizou bons pegas e levou a melhor pelo 2º lugar.

Mas a Alpine não havia jogado a toalha. Perigo com pneus macios foi com tudo para cima a tempo de brigar pelo segundo posto. E foi quase. Em uma chegada muito apertada, Perigo e Malvo chegaram lado a lado na linha final para delírio da torcida. Golpe Baixo que parecia que iria abocanhar um pódio, só colocou lenha na fogueira no início da corrida. Foi muito bem, escapou de alguns possíveis enroscos, quase ficou pelo caminho, mas saiu ileso. Porém, caiu de desempenho e acabou ficando mesmo na 4ª colocação.

Momento em que Golpe Baixo quase fica pelo caminho.

Maguila vem surpreendendo a Aston Martin e sua torcida e garante mais 7 pontinhos (3 da Sprint e 4 na Corrida), com isso dá um salto de 14º para 11º na tabela de classificação. Greg também fez boa corrida e somou 14 pontos no total, pulando também de 9º para 6º, tomando a posição de Bertiworld em 1 ponto a mais e aumentando a disputa pelo bolão do 5º lugar.

Maguila pontua pelo segundo GP consecutivo. Evolução à vista.

O 5º lugar que hoje é ocupado por Golpe Baixo que levou para casa mais 20 pontos no fim de semana e praticamente dobrando a diferença para o 6º que agora é Greg da Red Bull.

Greg entra de vez na briga pelo bolão do 5º lugar.

Nas equipes a McLaren segue disparada e favorita para o título de construtores. Com 68 pontos à frente da Ferrari e 86 da Alfa Romeo. Estas duas assim como os pilotos e mais a Alpine, brigam diretamente pelo título. Confira abaixo o resultado e a classificação oficial após Brasil.



Espanha que nos aguarde. Palco da 9ª etapa será no circuito virtual da Catalunya. A etapa será no próximo dia 30/03 as 20:30h. Resultados e resumos serão conferidos aqui neste canal com sua dose sarcástica e apimentada de comentários.

Até lá.

Comentários

Mensagens populares