F1 2022 - 10ª Etapa T3/2023 - Austin - Resultados e Resumos

Campeão confirmado!

Mesmo ausente Thyaguinhoh sagrou-se campeão na etapa de Austin com duas etapas de antecedência. Nogaroto que estava diretamente na briga e precisava da vitória e mais a hot lap para manter vivo a esperança de brigar pelo titulo nas ultimas duas corridas, não conseguiu e entregou nas mãos do piloto da McLaren, o titulo da 3ª temporada.

A três etapas do fim da temporada a briga mais "folgada" era pelo titulo de pilotos, nas equipes ainda haviam 3 times pela briga e estava mais acirrada. Thyaguinhoh levava 73 pontos de vantagem para Nogaroto ao final da etapa da Espanha, sendo que, estavam em jogo mais 78 pontos (considerando as voltas rápidas), então, a vitória para Nogaroto era indispensável, onde um campeonato poderia ser decidido no detalhe.

Com apenas 6 pilotos presentes, Nogaroto começou bem. Debaixo de um temporal no qualify, cravou a pole com +0,611 para cima do segundo, Malvo. Confira abaixo a classificação oficial.

Tudo pronto para as 28 voltas de Austin. Largada bem segura dos pilotos, poucos enroscos pela procura do melhor espaço na pista, pequenas trocas de posições temporárias mas tudo se manteve no mesmo lugar ao final da volta 1. Os 5 primeiros mantiveram suas posições, com algumas trocas de farpas, mas sem prejuízos.

Largada sem muitos problemas.

Na volta 2 começa um pega interessante pela 5ª colocação. Golpe Baixo passa por Tsunoda e começa a caça a Bertiworld. Greg passa Vettel e vem no encalço de Golpe. O trenzinho da alegria segue com Verstappen, Bertiworld, Golpe Baixo, Tsunoda, Greg, Vettel e Leclerc, todos com menos de 1s de distancia entre eles.

Do 4º para trás, muita disputa nas primeiras voltas.

Na terceira volta Bertiworld se livra de Verstappen e traz junto Golpe Baixo que passa os dois e assume a 4ª colocação. Linda manobra do piloto da Mercedes. Greg tenta entrar na festa, mas é convidado a se retirar. Se enrosca com Vettel e vai para fora da pista, caindo para a 12ª posição. As três primeiras voltas foram de bons pegas desde o 4º ate o 10º lugar.

Volta 5 completada e mudança na briga pela ponta. Perigo em 3º passa Malvo, abre +2s e vai em busca do líder Nogaroto, que leva +6s para Perigo. Greg recomeça a escalada e já e o 8º. Ao final da volta 5 temos no top 10: Nogaroto, Perigo, Malvo, Golpe Baixo, Bertiworld, Verstappen, Vettel, Greg, Tsunoda e Leclerc.

Malvo e Perigo fizeram uma briga particular na etapa.

Entre as voltas 6 e 10 um grande embate entre os ponteiros. Separados com menos de 0,500s entre os três, Malvo recupera a 2ª posição para cima de Perigo e toma a ponta de Nogaroto. Mas em uma boa manobra, Perigo assume a ponta e Malvo é superado por Nogaroto. Um troca-troca quente entre os três. Perigo abre +2s e deixa Malvo e Nogaroto decidirem a briga.

Bertiworld ate tentou esboçar uma reação para cima de Golpe, chegando a uma diferença de +1s, mas o piloto da equipe dos chucrutes ativou o nitro e abriu +4s e manteve-se assim. Greg que vem sofrendo lá atras, a essa altura já era o 6º a +9s de Bertiworld.

Greg alucinado para recuperar o prejuízo. 

Na volta 13, Golpe Baixo encosta no Nogaroto, que já estava sem pneus. Perigo e Nogaroto decidem entrar para o pit stop. Malvo assume a ponta trazendo Golpe e Bertiworld na sequência. Perigo volta em 4º e Nogaroto em 6º. Pit stop ruim da Ferrari como sempre.

Volta seguinte, Malvo, Golpe e Bertiworld entram para seus pit stop. Greg em estratégia para ficar o mais tempo possível na pista, entra na volta 15 e retorna a pista em 6º a +19s de Bertiworld. O piloto da Williams que nessa momento já somava +6s de punição por corte de pista, se concentrava em manter a diferença para Greg e não perder a posição no resultado final.

Perigo em boa estratégia após o pit stop.

Volta 16. Perigo em momento de desatenção, erra o traçado e é superado por Malvo. Bertiworld coloca pressão em Nogaroto e assume a 4ª posição. Faltam 10 voltas para o término e temos: 1º Malvo, 2º Perigo, 3º Golpe Baixo, 4º Bertiworld, 5º Nogaroto e 6º Greg.

Contando com baixo rendimento de Nogaroto, Bertiworld aproveita e assume a 4ª posição. 

Volta 23. Greg que estava alucinado para alcançar Nogaroto, enfim supera o tifosi, que já vinha com baixo rendimento, assumindo assim a 5ª colocação. La na frente sem alterações. Malvo em 1º com +3s para Perigo que leva +4s para Golpe Baixo. 

Surpresas na volta 25. Desta vez foi a vez de Malvo errar e Perigo aproveitar a desatenção do piloto da Alfa Romeo e assumir a ponta. Nas últimas 2 voltas Malvo começa a perder rendimento e Golpe percebendo isso, começa a apertar mais o pedal da direita e encosta. Bertiworld de olho na distância de tempo dele para Greg começa a administrar, mas Greg que estava a +19s atras de Bertiworld, já estava a +10s, uma excelente recuperação. Contudo, a equipe no rádio avisa Bertiwold que Greg já estava com +9s de punição, então foi só aliviar o pé.

Malvo deixou escapar a vitória. Segunda vez no campeonato que erra nas voltas finais decisivas.

Golpe Baixo a +1s atras de Malvo e com tráfego de retardatários entre eles, quase joga sua corrida fora. Arrisca tudo para superar Malvo, em manobra para escapar dos retardatários, erra e, quase acerta Latifi. Bertiworld que vinha logo atras, torcendo para esse enrosco e entrar no pódio, -"Eu queria que os dois se emborrachassem juntos no muro." - alfineta Bertiworld. No fim, Perigo sagrou-se vencedor, com Malvo e Golpe Baixo fechando o pódio.

Quase que Golpe Baixo leva um golpe nas voltas finais.

Confira abaixo o resultado final.

Com esse resultado, Nogaroto sem levar pontos, entrega o caneco para Thyaguinhoh que fechou mesmo sem correr, 62 pontos a frente agora do segundo colocado Malvo. Nogaroto não só perdeu a chance de brigar pelo titulo, como caiu de segundo para quarto lugar na tabela. Resta agora o ferrarista ajudar a equipe na briga pelos construtores.

Com 62 pontos de vantagem, Thyaguinhoh nem precisa correr as próximas etapas, pois em jogo estão 52 pontos (contando com a volta rápida), sobrando uma gordura de 10 pontos. Com isso, Thyaguinhoh que já esta com o titulo assegurado, tem a missão agora de ajudar na briga pelo titulo de construtores. Uma excelente temporada do piloto e da equipe Mclaren.

Na briga dos construtores, temos 3 equipes na briga direta e uma remota chance de uma quarta equipe. McLaren com 211 pontos segue na ponta com vantagem de 75 pontos, em segundo vem a Alfa Romeo com 136 pontos e em terceiro a Ferrari com 135, 76 pontos atras. Temos 88 pontos (considerando dobradinha da equipe e volta rápida) em jogo nas ultimas duas etapas e a Alpine esta a 83 pontos no quarto lugar, chances remotas.

Pelo vice-campeonato a briga esta mais apertada e interessante, já que temos 5 pilotos diretos na briga. Malvo leva 6 pontos para Perigo que leva 5 para Nogaroto que leva 21 para Golpe Baixo, ou seja, do 5º ate o 2º, a diferença é de 32 pontos, sendo que estão em jogo 52 pontos.

Veja como ficou a classificação oficial pós Austin.


A Speed Racing Brasil Champ parabeniza Thyaguinho pelo titulo da 3ª temporada, piloto que promete vir para a 4ª temporada para defender o titulo, fez uma grande temporada, de forma regular. Pelas equipes ainda o jogo esta aberto e muitas emoções estão por vir.

Vamos agora para a Grã Bretanha. Palco da 11ª etapa será no circuito virtual de Silverstone. A etapa será em 27/04 as 20:30h. Resultados e resumos serão conferidos aqui neste canal com sua dose sarcástica e apimentada de comentários.

Até lá.

Comentários

Mensagens populares