F1 2023 - 3ª Etapa T5/2024 - Austrália - Resultados e Resumos

Problemas e Caos!

Tudo começa com um problema, mas nada que desanimasse os meliantes alinhados no grid para o GP da Austrália.

Com muita expectativa para iniciar o campeonato pelo Racenet e facilitar as coisas, não foi muito bem o que se viu em pista, parece que o proprietário não pagou os direitos autorais e os pilotos foram obrigados a mudar de server para poder realizar a etapa -"Não sei o que houve, paguei com a sessão de massagem na sauna conforme combinado para os donos do aplicativo e no fim tivemos pilotos com problemas para ingressar, abandonemos!"- reclama Hantz manager na Alfa Romeo.

Depois de muita choradeira e reclamação das bonecas devido ao lag e inconsistência da conexão, foram obrigados a migrar para outra sala e voltar aos moldes anteriores. Passada a tensão, alguns enxugando o nariz de chorar, conexão reestabelecida e vamos ao que interessa.

Não bastasse esses problemas, ainda tivemos pilotos importantes na briga por vitória, ausentes na etapa. Mottacicleta depois de levar punição de pontos por enrosco com thyaguinhoh na Arábia Saudita, ficou abalado e convidou thyaguinhoh para uma sessão de terapia de pilotos, ambos precisavam de um momento a sós para acertar os pontos. Com isso, os dois não viajaram para Austrália.

Os pilotos reclamando na terapia.

A Alpha Tauri e a decepção com Drew que continua sem recursos de patrocínio para comparecer nas pistas, nesta temporada parece que vai ficar só na arquibancada mesmo, enquanto Jedda da McLaren entra mudo e sai calado, esteve mais uma vez ausente por sua jornada dupla a noite. Tanto Drew como Jedda vão aparecer na estatística com o maior numero de faltas como pilotos fantasmas.

Na classificação tivemos um certo equilíbrio até os minutos finais pela pole, mas quem levou mais uma pole para conta foi VictorDarlan18, seguido por gabriel_nogaroto, TheCover10, Golpe Baixo, ttv/Berti1k, Perez, Sainz, ABerti80, Hamilton e Russell fechando o top10. O estreante Caruso vem em 17º.

Race! VictorDarlan18 larga bem e mantém a ponta, TheCover10 pega a posição de gabriel_nogaroto. La na meiúca temos o primeiro enrosco, ABerti80 leva um totó de Hamilton e cai para 11º, realmente Berti80 não vai bem nas largadas. Golpe Baixo começa a reclamar do volante, assim como gabriel_nogaroto, ambos não fizeram os ajustes adequados na classificação e quando virou para corrida, o setup não se adequou, começa ai uma choradeira sem fim. Golpe cai para 8º na briga com Perez, Hamilton e Sainz.

Largada para as 29 voltas de Melbourne.

Volta 1 finalizada e temos: 1º) VictorDarlan18 | 2º) TheCover10 | 3º) gabriel_nogaroto | 4º) ttv/Berti1k | 5º) Sergio Perez | 6º) Lewis Hamilton | 7º) Carlos Sainz | 8º) Golpe Baixo | 9º) Lando Norris e 10º) Esteban Ocon. ABerti80 vem na cola para entrar no top10 em 11º. Caruso vem em último tentando se manter na pista.

Na volta 2 o segundo enrosco. Golpe Baixo em tentativa de ultrapassar Sainz entre as curvas 11 e 12, roda e vê todo mundo passar, cai para 19º pouco a frente de Caruso. Muito p... da vida, vai para o pit para reparos e volta na última posição. Pouco depois a primeira baixa da etapa, Caruso na volta 4 abandona causando o primeiro Safety Car.

Golpe força ultrapassagem em Sainz, mas roda na sequência.

ABerti80 passando por Golpe Baixo e dando um tchauzinho.

Caruso durou 4 voltas em sua estreia. Muito ainda a melhorar para o novato piloto.

Victor e Perez são os únicos a irem ao pit em bandeira amarela, enquanto isso lá atrás, Golpe depois de mostrar o dedo do meio para a torcida estando muito indignado, é desclassificado, temos então, o primeiro DQ do campeonato. No paddock fala-se de que Golpe não aguentou ficar lá atrás e foi para seu motorhome chorar depois de ser desclassificado. Victor após seu pit stop volta em 5º.

TheCover10 vai no mesmo embalo que Golpe Baixo e também é desclassificado. Segundo os comissários, Cover10 estava irregular com a configuração do seu carro que foi percebido logo após as análises de telemetria comparando com o comportamento do carro na classificação e foi obrigado a encostar seu bólido.

Momento em que TheCover10 encosta sua Alfa Romeo.

Fim melancólico para o piloto da Alfa Romeo que estava com esperanças boas de beliscar um pódio. Dois DQ's em uma etapa, uma ruim estatística para o campeonato. Pouco depois Golpe e Cover10 foram vistos em uma barraquinha próxima ao circuito tomando uma Billy Tea, chá de folhas de eucalipto e limão para acalmar os ânimos.

Golpe e Cover10 pedindo um chá para acalmar os nervos.

Green Flag na volta 6. Noga então o líder, puxa o pelotão trazendo no seu cangote Berti1k, que passa Noga já depois da curva Jones. Na cola dos dois aparece Victor que deu um salto de 5º para 3º e tomando a posição de gabriel_nogaroto na curva 3. Pouco depois Noga se embanana com Hamilton na saída da curva 4 provocando o Virtual Safety Car, caindo assim para a 10ª posição. Berti1k lidera o pelotão com Victor no retrovisor, na sequência, gabriel_nogaroto não aguenta a pressão e é a 4ª baixa da etapa.

Nogaroto se enrosca com Hamilton na saída da curva 4 e...

...abandona na sequência.

Volta 8. Green Flag do VSC, ABerti80 dorme no ponto, desatento cai de 5º para 8º. La na frente VictorDarlan18 passa ttv/Berti1k e assume a ponta. Volta 10 e Berti80 na ânsia de recuperar as posições perdidas, comete muitos erros levando múltiplas penalizações de tempo, roda na curva 11, a mesma fatídica que também Golpe Baixo rodou. ABerti80 cai para 15º, vinha em boa corrida e as esperanças da equipe para pontuar bem, foi jogada fora. Victor abre 9s para Berti1k e segue absoluto rumo para mais uma vitória até então.

ABerti80 cochila e perde varias posições apos o VSC.

Duas voltas depois Berti80 roda na curva 11 e da adeus as chances de pontos.

A Red Bull com ttv/Berti1k quer seu primeiro pódio na temporada, segue firme em segundo. Riccardo abandona na volta 12. Berti1k vai para seu pit stop e volta em 9º, movimentação intensa nos pits neste momento. A 20 giros completados e a corrida parece ganhar seu desfecho final.

Berti1k consegue o primeiro pódio na temporada e esboça reação.

Tirando ABerti80 dando show de barbeiragem lá atrás e com impressionantes 24s de punições, que em 5 temporadas até agora, o piloto da Williams nunca levou tantas punições assim, sendo seu record. Esteban Ocon é outro a abandonar se juntando ao grupo da barraquinha de chá.

ABerti80 fez mais offroad do que onroad na Austrália.

Diferença que foi de 28s de Victor para Berti1k, agora é de 19s, o piloto da Red Bull pisa forte, mas como a corrida chegando em sua reta final, o piloto líder da Haas controla para economizar pneus e não se enroscar com retardatários. Na volta 25 Stroll da uma patinada e roda bem a frente de ABerti80, o piloto da Williams ganha mais uma posição, mas de nada adianta devido ao tempo acumulado de punição ao final da corrida.

VictorDarlan18 segurou a pressão no inicio e garantiu mais uma vitória para a Haas.

Com tudo definido na última volta, VictorDarlan18 leva mais uma, vendo seus principais oponentes abandonarem ou não comparecerem a etapa, assume de vez a liderança do campeonato e coloca lenha na fogueira.

Muitos abandonos na etapa. Corrida cheia de turbulências.

Em uma corrida de muitos abandonos infelizmente, tivemos pouca competitividade. Para alguns não completar foi a frustação da semana depois de horas de treinos, para outros, aquele sorriso sarcástico de ver os oponentes abandonarem. Confira abaixo o resultado final.

Com três etapas concluídas, confira abaixo a classificação atualizada pós Austrália.

Campeonato promete ser bem disputado, mas para os pilotos que tem grandes chances de brigar por vitórias, tem que começar a se coçar, pois a Haas com Victor esta começando a dominar e promete disparar na frente. Para outros que almejam apenas conquistar alguns pontos, ainda não se acharam no certame. A Williams que sempre bate na trave, espera pelo menos com ABerti80 ficar no meio da tabela, assim como Caruso em sua temporada de estreia, ao menos não ficar em último em todas as etapas e pelo menos conseguir 1 ponto para ganhar uma fatia do bolo.

Próxima etapa será no dia 04/04 no circuito virtual de Suzuka. Teremos mais duas semanas praticamente de treinos intensos até a etapa do Japão. Esperamos um grid mais completo e sem baixas nesta próxima etapa, afinal, quanto mais competitividade melhor. Resultados e Resumo você pode ver aqui, com aquela dose sarcástica de comentários.

Até lá.

Comentários

Mensagens populares